this is an h1

this is an h2

Planejamento
Sebrae entrega pesquisa sobre população em idade escolar de São Luís
Estudo foi entregue para o secretário Marco Moura e equipe da Semed na manhã desta terça-feira e vai nortear o planejamento da Prefeitura Municipal

O Sebrae entregou na manhã desta terça-feira, 28, para a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a pesquisa “Sistematização de Dados Demográficos da População de São Luís em Idade Escolar”. O estudo, que durou cerca de dois meses e meio vai subsidiar estratégias do poder público municipal na oferta de matrículas geograficamente distribuídas na cidade.


A pesquisa é a primeira entrega de mais uma parceria institucional firmada entre Sebrae e Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Eduardo Braide. “Uma parceria que visa o intercâmbio de competências, com objetivo de melhorar os serviços prestados por ambos os parceiros. Esta pesquisa vem potencializar o planejamento da Semed, norteando a Prefeitura de São Luís a tomar decisões mais assertivas na política de educação e no uso dos recursos públicos de forma mais eficiente, planejada e para o bem de todos dos ludovicenses”, destacou o diretor superintendente do Sebrae estadual durante a solenidade de entrega do documento ao secretário municipal de Educação, Marco Moura e equipe Semed.

“Hoje plantamos uma semente juntamente com o Sebrae, numa nova forma de enxergar a Educação, que é feita olhando para o futuro, de uma maneira ampla e contextualizada. E este estudo que o Sebrae realizou nos ajudará a pensar a Educação de uma forma inteligente, buscando prevenir e antever as necessidades da área. Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria a qual só vislumbramos grandes retornos”, reforçou, por sua vez, o secretário Marco Moura.

Com as informações contidas no estudo, organizadas e disponibilizadas pelos bairros e logradouros da capital, a Semed poderá planejar a oferta presente e futura de matrículas nas séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental, de sua responsabilidade e, de forma georreferenciada, projetar a expansão e readequação espacial da rede municipal de ensino, o que tornará o investimento público nestes itens o mais racional e de mais elevado retorno social possível.

A solenidade de entrega da pesquisa Sistematização de Dados Demográficos da População de São Luís em Idade Escolar aconteceu no SebraeLab e contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho e do diretor técnico, Mauro Borralho, além de analistas da Casa e equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Alguns resultados

Realizado pela área de Gestão Estratégica do Sebrae Maranhão, o estudo realizado para a Semed identificou, dentre outros pontos, áreas com significativo crescimento populacional em São Luís, após o Censo Demográfico de 2010.
Apesar do total da população entre 4 e 14 anos ter diminuído no município, as áreas de expansão passaram a comportar um maior contingente de residentes desse intervalo etário.

“Identificamos, também, que houve ampliação da demanda por serviços de educação nos bairros que concentram atividades industriais, como os situados ao longo da BR 135, na área do Porto do Itaqui e nos bairros da área norte e nordeste de São Luís”, destacou a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae estadual, Keila Pontes.

O estudo prevê que, para os próximos passos, devem ser realizadas novas estimativas populacionais, considerando outras bases de registros administrativos do município – população visitada por agentes comunitários de saúde, número de unidades consumidoras de energia elétrica, cadastro de IPTU, assim como a padronização das bases de dados pelo código de matrícula dos alunos e pelo código das escolas. O Sebrae e a Semed articularão essa nova etapa que poderá ser elencada nessa parceria.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?