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Thu Jun 08 13:23:40 BRT 2017
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma loja virtual

Milhões de brasileiros usuários da internet configuram um mercado crescente e uma ótima oportunidade para empreender

· Atualizado em 08/06/2017
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Vendas online

Os pequenos negócios estão à frente de excelente oportunidade de alavancagem de suas empresas na internet, com a mesma atenção e disponibilidade de uma loja física.

Desde que surgiram em meados dos anos 1990, pode-se dizer que as lojas virtuais causaram uma verdadeira revolução no comércio.

Como não há necessidade da presença física do comprador, vendedor e mercadoria no momento da transação, o atendimento torna-se mais ágil.

Embora toda loja virtual seja um website, nem todo website é uma loja virtual.

Lojas virtuais são sites de e-commerce, em que o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, em um processo totalmente online.

Os sistemas de venda podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos internamente, mas é fundamental que deem respostas ágeis e eficientes aos usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia.

O funcionamento das lojas virtuais depende primordialmente de um bom provedor de serviços de hospedagem.

Uma maneira de evitar problemas de segurança é a certificação do site, além de outras medidas de segurança já acessíveis ao empreendedor na internet.

As lojas virtuais devem disponibilizar aos clientes diversas opções de pagamento. Tradicionalmente, o boleto bancário e o cartão de crédito são os meios mais disponibilizados pelos lojistas.

Vantagens da loja virtual

  • A internet não tem fronteiras geográficas, ou seja, você pode conquistar clientes de qualquer lugar do planeta
  • Produtos em estoque para sites de comércio eletrônico não precisam ser exibidos, podendo ser armazenados de forma compacta em um centro de distribuição
  • Uma loja virtual nunca fecha
  • A internet é um meio que oferece várias ferramentas para o relacionamento com o público, apresentação do negócio e melhoria da gestão da empresa
Estruture sua loja

Enquanto uma loja física depende de localização, ambiente, infraestrutura e divulgação para ser vista, a loja virtual é uma oportunidade de oferecer produtos para os milhões de internautas brasileiros que circulam pela web todos os dias.

A loja virtual deve estar preparada para fornecer o mais alto nível de satisfação dos visitantes.

Os clientes virtuais tendem a ser exigentes, já que por alguns cliques a mais podem mudar de loja.

A empresa deve ter uma estrutura adequada para realizar a encomenda dos pedidos, entregar com agilidade, efetuar o pós-venda e outros procedimentos.

Tipos de lojas virtuais

  • Loja própria - espaço de vendas exclusivo, desenvolvido de forma personalizada por uma agência ou eqipe digital
  • Loja em um shopping virtual - loja contratada junto a um site de vendas que agrega outras lojas
  • Loja pronta - loja criada pelo empreendedor a partir de modelos prontos

A loja pronta é a forma mais prática e acessível de comercializar seus produtos na internet.

Além de fácil criação e administração, muitas ferramentas são gratuitas e os designs disponíveis são atraentes.

Dicas de sucesso
  • Planeje toda a infraestrutura que permita a viabilidade de sua loja virtual
  • Apresente o que a sua empresa vende de maneira fácil e ilustrativa
  • Utilize títulos chamativos e fotos em boa resolução dos produtos
  • Atualize constantemente o site para que o cliente não perca o interesse
  • Mantenha um padrão de organização das informações para não confundir o cliente
  • Fuja das cores berrantes e letras em caixa alta ou negrito
  • Ofereça um método fácil de compra e pagamento dos produtos
  • Invista em divulgação nas redes sociais para melhorar o relacionamento com o cliente
  • Disponibilize canais de atendimento ao cliente e dê prioridade ao contato 
  • Não ofereça produtos diferentes na mesma seção
  • Disponibilize fotos reais dos produtos e fique atento aos direitos de imagem na internet
  • Cumpra os prazos de entrega e fique atento à logística do estoque

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