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Mercado e Vendas | PUBLICIDADE
Diferenciais competitivos para o mercado publicitário mineiro

O crescimento do uso de tecnologias impulsiona as agências a investirem em inovação e capacitação

· 04/11/2016 · Atualizado em 08/06/2017
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Mesmo com a crise brasileira, ou em função dela, os serviços de publicidade e propaganda não perdem espaço no mercado. Apesar do aumento da inflação nos últimos anos, os investimentos no setor permaneceram estáveis (Ibope Monitor/Bacen, 2016). 

As principais agências do mundo estão presentes no mercado brasileiro por meio de grandes grupos -  holdings, que usufruem não somente do potencial de mercado, mas de nossa mão de obra altamente criativa.   

Apesar de São Paulo e Rio de Janeiro concentrarem a maior fatia do mercado publicitário (Kantar Ibope Media, 2015), Minas Gerais se destaca pelo desenvolvimento de novas estratégias para o setor, com o propósito de diminuir a polarização destas duas praças. 

As agências de publicidade de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia vem desenvolvendo ações em parceria com o Sebrae Minas, a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e Sinapro/MG (Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais), para criar diferenciais competitivos no mercado publicitário mineiro. 

Em Belo Horizonte, diversas agências tradicionais, muitas delas com gestão familiar, estão se adaptando ao novo cenário. Apesar das mídias tradicionais como TV, rádio, jornais e revistas ainda representarem o maior volume de investimentos, outros canais estão ganhando espaço. Com o aumento significativo do uso de smartphones, o investimento dos anunciantes em mídias digitais é cada vez mais substancial. 

O crescimento do uso de tecnologias impulsiona as agências a investirem em inovação e capacitação de profissionais. Segundo uma pesquisa qualitativa realizada pela empresa Xtrategie, com 25 médias e grandes agências de Belo Horizonte, entre março e abril deste ano, a maioria não possui equipe especializada em demandas para mídias digitais. As empresas mineiras terceirizam o serviço, prática comum em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

A terceirização expõe uma deficiência das agências, mas contribui para a integração da cadeia de serviços de publicidade. Aquele que antes era concorrente, agora agrega. Neste sentido, as agências e prestadores de serviços se complementam, cada um com sua expertise, para a entrega do serviço ao cliente. 

Outra particularidade evidenciada na pesquisa é a inexistência de processo para prospecção de mercado. As agências não realizam ações de promoção e são mais reativas. Com o novo cenário econômico, as agências de Belo Horizonte necessitam de um planejamento estratégico para reter e prospectar mais clientes. 

Diferenciais competitivos 

Além das agências de publicidade, cerca de 300 pequenas, médias e grandes empresas de Belo Horizonte também foram entrevistadas pela Xtrategie. A pesquisa avaliou o que é oferecido como valor pelas agências e os atributos valorizados pelos anunciantes ao demandarem os serviços.

A proximidade e a construção de uma relação duradoura com o cliente foram apontadas pelas agências como fatores de diferenciação. Porém, para os anunciantes, esse acompanhamento próximo e até intimista não é visto como diferencial, mas como um pré-requisito (ou atributo mínimo) de um bom prestador de serviços.

Outro atributo como o preço dos serviços foi considerado um fator importante para os anunciantes, mas não decisivo para a escolha da agência. A pesquisa também mostrou a necessidade de evolução das agências para novas formas de atuação. Os clientes cobram proximidade e integração com o seu negócio e produto, para elaboração de um planejamento de marketing global.

As principais agências com sede em Nova Iorque têm um papel estratégico junto aos anunciantes e unem estudos, dados e planejamento para maior assertividade nas ações de comunicação. 

Estrategicamente, muitas agências se tornam sócias de campanhas, com participação nas vendas dos produtos, uma tendência mundial. É comum que agências de publicidade como McCann (uma das maiores do mundo), realizem estudos de comportamento do consumidor e das principais tendências de mercado para a oferta de novos produtos e participação nos lucros.   

Samira de Carvalho Ribeiro Souza
Analista do Sebrae Minas 


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