Comodidade, baixo investimento e alta liquidez favorecem o negócio

A falta de tempo e a difícil mobilidade nos grandes centros urbanos contribui cada vez mais para busca de produtos com entrega em domicílio.
Em Minas, quarto estado com maior número de marcas franqueadoras e terceiro em número de unidades em operação, a procura por esse modelo de negócio tem aumentado cada vez mais.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising - ABF, em 2014, o setor de informática apresentou o melhor crescimento (27%), seguido do setor de calçados e acessórios (19%).
Sem necessidade de investimento em loja física, as franquias home based ganham cada vez mais destaque. Em 2014, 239 redes de franquias entraram em operação.
Fatores atrativos
- Baixo custo de aquisição
- Retorno de três meses a um ano
- Não há necessidade de investimento em loja física
- Flexibilidade e maior alcance do negócio
- Venda direta ao cliente
- Franquias em alta
Até o final de 2014, o Brasil contabilizava mais de 125 mil franquias em atividade, com crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior.
Para Danyelle Van Straten, diretora da ABF Minas Gerais, "o franchising é a forma de associativismo mais eficiente que existe. è a força do grande fazendo diferença para o pequeno".
Microfranquias em alta
As microfranquias são uma opção para quem tem pouco dinheiro e sonha em tornar-se dono do próprio negócio. São franquias enxutas de até R$ 80 mil - oferecem opções com investimento inicial a partir de R$ 5.500 e retorno em até 24 meses.
Ter afinidade com a marca franqueadora e vontade de ter o próprio negócio são os primeiros passos para quem deseja investir em uma franquia.
Antes de fechar o negócio, o ideal é verificar se a microfranquia tem, pelo menos, um ano de operação e solicitar um estudo de viabilidade. Fazer um planejamento de longo prazo também é crucial para que o negócio não se torne uma armadilha.
É preciso avaliar os custos pós-lançamento, como reposição de estoque, impostos, royalties e encargos trabalhistas. Em geral, o investimento inicial inclui ponto comercial, taxa de franquia, equipamentos, primeiro estoque e capital de giro.
De acordo com os especialistas, as maiores vantagens apresentadas pelas microfranquias são o baixo investimento necessário para se iniciar o negócio bem como o rápido retorno, sendo que o maior número de microfranquias encontra-se no setor de serviços.
Vencer o medo de empreender, avaliar seus dons antes de escolher a franquia e dedicar-se totalmente ao trabalho são diferenciais que contribuem para o sucesso dos pequenos negócios.
Foi um prazer te ajudar :)