this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

É hora de valorizar as boas práticas dos gestores públicos para estimular o ambiente de negócios nos municípios.

· Atualizado em 22/04/2024
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Garantir um ambiente propício às pequenas empresas é fundamental para que empreendedores prosperem em suas atividades, gerem trabalho e receita e contribuam para o desenvolvimento econômico local.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil e de Minas Gerais, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores

Os principais públicos do PSPE são microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários.

Em mais de 20 anos de premiação, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, antes conhecido como Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, já recebeu mais de 11 mil inscrições e premiou mais de mil práticas no país, que serviram de exemplo e deram orgulho para a população dos municípios. Em Minas Gerais, o PSPE já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios, projetos que têm inspirado diversos municípios a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.

Premiação Minas Gerais

A XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora premiou projetos e municípios mineiros no dia 17 de abril de 2024, na sede do Sebrae Minas.

Mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios foram inscritos, em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial.

Confira abaixo a lista dos municípios mineiros vencedores em cada categoria:

Categoria: Cidade Empreendedora

Município Vencedor: Uberaba
Projeto: “Uberaba Terra de Gigantes: uma cidade empreendedora”
Prefeita: Elisa Gonçalves Araújo

Uberaba Terra de Gigantes buscou consolidar o município como uma cidade empreendedora, que visa impulsionar a economia local, promover a inovação, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população, fortalecendo lideranças locais, reduzindo burocracias e construindo um ambiente favorável ao empreendedorismo, principal objetivo dessa iniciativa.

----------

Categoria: Turismo & Identidade Territorial

Município Vencedor: Uberaba
Projeto: “Uberaba Terra de Gigantes: uma cidade empreendedora”
Prefeita: Elisa Gonçalves Araújo

Uberaba Terra de Gigantes buscou consolidar o município como uma cidade empreendedora, que visa impulsionar a economia local, promover a inovação, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população, fortalecendo lideranças locais, reduzindo burocracias e construindo um ambiente favorável ao empreendedorismo, principal objetivo dessa iniciativa.

----------

Categoria: Compras Governamentais

Município Vencedor: Pirapora
Projeto: “Compras governamentais - indutora do desenvolvimento local”
Prefeito: Alexandro Costa Cesar

A inspiração veio da liderança determinada do gestor, com o firme propósito de agir para transformar, e do grupo técnico-político convocado para trilhar a desafiadora jornada de reconstrução de Pirapora. Foi traçado o rumo da gestão 2021-2024. Com diálogo e diagnósticos, buscou-se uma prática capaz de promover a ruptura do ambiente e propiciar um círculo virtuoso de prosperidade coletiva pelas compras públicas, forte meio para a retenção da riqueza. Assim, nasceu a prática das compras públicas conectadas com as secretarias temáticas.

----------

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Município Vencedor: Varginha
Projeto: “1º Gintech - Gincana de Tecnologia da Rede Municipal de Varginha”
Prefeito: Verdi Lúcio Melo

A GINTECH teve como tema central “Tecnologia para promover a cultura da paz, a sustentabilidade e o empreendedorismo”. A competição fomentou o desenvolvimento das habilidades empreendedoras e competências digitais para os jovens de Varginha e foi estruturada em três etapas, utilizando a gamificação para desenvolver competências propostas pela BNCC, comportamento empreendedor e soft skills.

----------

Categoria: Empreendedorismo Rural

Município Vencedor: Paracatu
Projeto: “Paracatu, a locomotiva da agricultura familiar”
Prefeito: Igor Pereira dos Santos

O projeto Paracatu, a Locomotiva da Agricultura Familiar foi criado pela Prefeitura Municipal, inserido em um contexto de fomento ao desenvolvimento rural, com incentivos para o aumento e diversificação da produção de pequenas propriedades e de renda. Incluindo assistência técnica, distribuição gratuita de insumos e serviços, capacitação gerencial e das lideranças, promoção e acesso a mercados e incentivo ao associativismo e ao cooperativismo, à inovação e às práticas de sustentabilidade, o projeto se mostrou como importante estratégia de promoção do desenvolvimento econômico do município.

----------

Categoria: Governança Territorial

Município Vencedor: Conselheiro Lafaiete
Projeto: “Serviço de inspeção, sua importância na implantação do SIM Consorciad”
Prefeito: Mario Marcus Leão Dutra

O SIM de forma consorciada é uma iniciativa da cidade de Conselheiro Lafaiete e o CODAP, Consórcio Público para desenvolvimento do Alto Paraopeba, tem como objetivo fiscalizar os produtos de origem animal na região do Alto Paraopeba. O trabalho é desenvolvido de maneira orientativa, a fim de aumentar o emprego e renda de produtores rurais, por meio de certificação com selo de qualidade. Com a colaboração entre os municípios, equipe técnica, equipamentos e veículos têm seus custos rateados e atendem, atualmente, 17 municípios, com centenas de produtos cadastrados, além de ter equivalência federal por meio do SISBI-POA.

----------

Categoria: Inclusão Produtiva

Município Vencedor: Congonhas
Projeto: “Programa de Microcrédito Avança Congonhas”
Prefeito: Cláudio Antônio de Souza

O Programa de Microcrédito Avança Congonhas foi instituído pela Lei Municipal 3.995/2021 e pelo Decreto Municipal 226/2021 sendo, para o município, a principal estratégia de inclusão produtiva no pós-pandemia da Covid-19. Por meio de financiamentos para Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs), agricultores e profissionais autônomos, o programa proporcionou acesso ao crédito com baixos custos e orientações financeiras gratuitas.

----------

Categoria: Sala do Empreendedor

Município Vencedor: Cabo Verde
Projeto: “Sala Mineira de Cabo Verde: um hub de cultura empreendedora”
Prefeito: Claudio Antônio Palma

A ideia do Hub Sala Mineira do Empreendedor – SME nasceu por meio da busca pela resolução de problemas, até então crônicos, como desarticulação dos setores econômicos, insatisfação dos empresários com o atendimento e a falta de serviços oferecidos pela administração pública, bem como a burocratização e a necessidade por capacitação e programas de desenvolvimento econômico.

----------

Categoria: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo

Município Vencedor: Nova Lima
Projeto: “Programa elas no comando”
Prefeito: João Marcelo Dieguez Pereira

Atualmente, cerca de 50% dos MEIs do município são mulheres e esse é apenas um dos dados que reforça a importância do Programa Elas no Comando. São mais de 1.000 mulheres empreendedoras nova-limenses que desejam abrir ou potencializar o seu negócio. A jornada de ensino do programa propicia autoconhecimento e o despertar para o perfil empreendedor, além de capacitar as mulheres de forma técnica em administração, com os conhecimentos mais valiosos do mercado.

----------

Categoria: Sustentabilidade & Meio Ambiente

Município Vencedor: Coqueiral
Projeto: “Coqueiro verde”
Prefeito: Rossano de Oliveira

Fomentar a agricultura familiar, reduzir os resíduos destinados ao aterro sanitário, melhorar a renda e a empregabilidade da associação de catadores e aprimorar a qualidade alimentar das pessoas, dando, assim, oportunidade às pessoas de baixa renda na aquisição de alimentos. Com esse desafio, o município de Coqueiral criou a Moeda Coqueiro Verde, com foco em estimular junto às famílias a troca de materiais recicláveis.

Veja como foi o evento:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?