Saiba como se comunicar nos negócios e quais cuidados devem ser tomados
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional.
Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.
- Comece uma reunião de negócios ou um encontro social ligado à profissão falando claramente seu nome, sobrenome e o nome da empresa onde trabalha, fazendo uma boa apresentação pessoal.
- Sempre se apresente àqueles que se sentam ao seu lado em um jantar de negócios. Se for possível, o melhor é esperar todos tomarem seus lugares à mesa antes de você se sentar. Tente se sentar ao lado de alguém que você não conhece para que possa surgir uma conversa.
- Ao apresentar seu convidado ou outra pessoa durante o evento, mencione o nome e o sobrenome e, se possível, alguma informação interessante sobre ela.
- Antes de ir para um evento profissional ou social, é preciso estar preparado para discutir questões de interesse atual, incluindo livros, filmes, programas de televisão ou eventos.
- Uma boa dica para encontrar um assunto que sirva para iniciar uma conversa é começar o dia lendo pelo menos um jornal diário, uma publicação semanal ou assistindo a um noticiário da manhã.
- Aproveite o tempo para conhecer os outros. As pessoas não se importam com você e com o que você faz até saberem que você se preocupa com elas. Em primeiro lugar, construa relações de confiança.
- Tenha cautela em ser um empreendedor muito impositivo. Em geral, somos tão apaixonados e tão empolgados com nossos negócios ou projetos recentes que falamos muito e demais em como vender a nossa imagem.
- Preste atenção à conversa e pense antes de falar. Não interrompa, deixe a outra pessoa terminar seu pensamento antes que você dê a sua opinião. Aprenda a escutar em 80% da conversa e falar apenas nos 20% restantes.
- Ouça com atenção, sorria e faça um bom contato visual.
- Pratique as cinco palavras que ajudam a criar e manter a conversa interessante “Quem”, “O Que”, “Quando”, “Onde” e “Por que”.
Realizar cursos também pode ser uma alternativa para melhorar a comunicação. Existem opções online disponíveis de cursos de oratória e outros mais específicos, como alguns disponíveis em nosso Portal:
Comunicação e relacionamento com seus clientes: ideal para aqueles que desejam estratégias na hora de se comunicar com o cliente, seja numa reunião importante ou no dia a dia;
Líder Coach: liderando para a alta performance: para quem quer trabalhar a comunicação e o relacionamento interpessoal no desenvolvimento de pessoas;
Negociação: ideal para conhecer estratégias na hora de negociar com fornecedores, clientes e colaboradores.
Para aqueles que querem aprender mais sobre comunicação dentro do ambiente empresarial, separamos um e-book completo sobre o assunto para download abaixo.
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