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Mercado e Vendas | MARKETING
Dicas para fazer fotos que atraiam clientes nas redes sociais

Descubra quais pontos são primordiais para fazer uma foto que realmente venda seu produto

· Atualizado em 16/06/2023
Imagem de destaque

Quando você coloca seu empreendimento no ambiente virtual, as redes sociais passam a ser a vitrine do que você tem disponível para o seu cliente. Para uma vitrine chamar a atenção do cliente, seu visual precisa ser impecável, como uma bela apresentação. Por isso, vamos dar algumas dicas de como fazer boas fotos para as redes sociais utilizando o celular.

Para fazer fotos, algumas regras básicas são importantes, como: qualidade, fidelidade do produto e saber o que você quer passar para seu cliente.

Qualidade

Você abriu o Instagram de duas docerias próximas a sua casa, porém cada uma apresenta o mesmo produto de formas diferentes. A “doceria A” tem fotos de qualidade, enquanto a B não se preocupa com esse quesito. Qual das duas faria você experimentar o produto?

Provavelmente a doceria A, certo? E não está relacionado ao produto, já que ele é o mesmo, o que muda é a qualidade da foto.

Para ter uma foto com boa qualidade, alguns pontos podem te ajudar:

    • Iluminação: prepare um espaço com entrada de luz, como uma porta aberta ou janela, jamais opte por um local escuro. Dessa forma, é possível visualizar os detalhes do que você vai oferecer;
    • Foco: clique no que você quer focar, observe o que está embaçado na hora de fotografar, deixe seu produto em evidência;
    • Cuidado com o zoom: se puder, não utilize o zoom, ele interfere diretamente na qualidade da foto, talvez chegar mais perto resolva ou pensar em outro ângulo para a foto;
    • Limpeza da lente: mantenha a limpeza da sua lente em dia, verifique se não tem nenhuma sujeirinha na frente dela;
    • Edição: editar a foto é um ponto importante, na edição você pode melhorar contraste, iluminação, sombras, até chegar ao resultado esperado. Mas lembre-se que a edição não pode ser exagerada, para não perder a essência do produto.

 

Fiel ao seu produto

Poste fotos reais, não tem problema pegar uma foto de fornecedor neste caso, desde que aquele seja realmente o seu produto. Evite fotos do Google, até porque a maioria delas possui direitos autorais e você pode ter problemas.

Nos casos de apresentação do seu produto, tente postar uma foto original, dele mesmo. Dessa forma, o cliente vai saber o que vai chegar na sua casa, caso faça um pedido e você evita avaliações negativas para o seu estabelecimento.

Se você tiver uma pizzaria, tire uma foto bonita da sua pizza de calabresa, ao invés de pegar de bancos de imagem, vai gerar mais confiança no cliente.

Linguagem das fotos

Não existe uma receita da foto perfeita, tudo depende também do que você quer comunicar com o seu cliente. Se você quer mostrar como seu produto é pequeno ou grande o suficiente para o que ele precisa.

Exemplo: você vende mini lanternas pequenas para serem levadas para qualquer lugar. Dessa forma, você precisa comunicar para o seu cliente, que ela é realmente pequena , talvez criando uma foto com um objeto maior ao lado.

Montando um mini estúdio

Agora que você já sabe um pouco sobre como fazer uma boa fotografia, chegou a hora de colocar em prática. Para aqueles que possuem produtos pequenos é possível montar um mini estúdio em casa.

Próximo a uma entrada de luz, pegue uma cartolina e coloque na vertical, com um espaço na horizontal apenas para colocar o produto em cima. A cartolina deve ter uma cor que ofereça destaque ao seu produto. Vale apoiar a cartolina em algum objeto vertical ou numa parede.

Por fim, posicione o celular à frente, com tripé ou com as mãos. O resultado deve ser semelhante a esse abaixo:

Assim, você já tem um estúdio em casa. Agora é só fotografar!

Separamos um artigo com dicas para divulgar sua empresa no Instagram, para acessar é só clicar aqui.

E para aqueles que possuem estabelecimentos relacionados à alimentação, separamos um outro conteúdo especial em vídeo de “Como tirar fotos de comida com celular para Instagram?”.


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