this is an h1

this is an h2

Inovação | REDE SOCIAL
Guia básico sobre as principais ferramentas do Instagram

Saiba como potencializar seu perfil aprendendo as principais funções do aplicativo e como utilizá-las

· 10/08/2021 · Atualizado em 11/08/2021
Imagem de destaque

Para utilizar o Instagram em sua potência máxima é preciso conhecer suas principais funções e saber como utilizá-las. Os formatos de postagens são variados: stories, feed, live e IGTV. Além disso, existem funções específicas para perfis empresariais. Neste conteúdo vamos falar sobre como utilizar todas essas ferramentas da melhor forma.

Para fazer algum post, você vai clicar na caixa com um “+”, no canto superior direito do seu Instagram. Na parte inferior dessa nova aba, você encontra os botões de publicar, story, reels e ao vivo.

Stories

São publicações de fotos ou vídeos que duram 24 horas no perfil. Nos stories podem ser utilizados recursos de música, caixa de perguntas, enquetes, gifs e até mesmo testes.

A dica é utilizar esse recurso postando os bastidores da sua empresa, o dia a dia, além de conhecer mais o seu público. Nesta última opção, você pode fazer enquetes e abrir uma caixa de perguntas para descobrir o produto favorito dos seus clientes, traçando um plano sobre o que postar no seu perfil.

Directs

Directs são as “mensagens” do seu perfil, sejam pessoas tirando dúvidas ou respondendo stories. Esse tipo de contato é o atendimento ao seu público, nele você pode enviar textos, imagens, vídeos e áudios.

Cada conversa e atendimento é uma chance de converter sua venda. Então lembre-se de não demorar muito para responder e utilizar todos os recursos dessa ferramenta, se necessário. Por exemplo, se um cliente pergunta sobre a disponibilidade de um produto, que tal enviar a foto dos que estão disponíveis?

Feed

O feed é a composição das publicações que você postou até agora e aparecem no seu perfil, aquela grade de fotos ou vídeos. É um dos primeiros contatos dos clientes, porque quando eles abrirem seu perfil é ali que vão olhar.

No feed, você pode deixar para visualização os vídeos, Reels e até Ao vivos que já realizou. Nesses casos, eles também podem ser ocultados do perfil principal, ficando apenas no botão com essas ferramentas. Para removê-los basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito e depois clicar em “Remover da grade do perfil”.

Vídeos, Reels e Lives

Há algum tempo atrás existia a função IGTV, que era destinada a vídeos mais longos. Hoje em dia, qualquer vídeo com mais de um minuto é considerado uma publicação de vídeo. Enquanto os  Reels são vídeos com menos de um minuto capazes de alcançar um novo público.

O Ao vivo são as antigas lives, que também podem ser salvas no perfil, com duração de uma hora. Você pode utilizar essa função em parceria com outro perfil, para saber como começar acesse esse artigo aqui.

Métricas do perfil

Essa função serve para analisar os resultados que o perfil da sua empresa tem. Essas informações só são disponibilizadas para quem tem a conta profissional, saiba como deixar sua conta assim aqui.

Para ver as informações do desempenho da sua conta, basta clicar em “Ver painel profissional” no canto superior do seu perfil e depois em “Ver todos os insights”. Lá você pode acompanhar quantas contas seu perfil alcançou, interações com seu conteúdo e até mesmo informações sobre seu público.

Ficou pensando no porquê saber tudo isso? Essa pode ser a sua base na hora de produzir conteúdo e saber o que vai dar certo ou não. Se a maioria do seu público tem entre 25 a 34 anos,  você pode verificar o que o pessoal dessa idade mais procura no seu segmento.

Agora que você já sabe o básico para utilizar o perfil do Instagram da sua empresa, separamos um curso que vai te ajudar a se aprofundar nos conhecimentos de Instagram. Acesse aqui “Os segredos por trás de um Instagram vendedor”.

Quer começar a trabalhar no marketing da sua empresa? Então baixe o e-book gratuito abaixo criado pelo Sebrae MS.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?