Saiba o que fazer para manter os setores de marketing e vendas alinhados.
Vender é uma arte, já diz o ditado. Porém, se o empreendimento possui uma equipe bem estruturada como o marketing alinhado ao atendimento e às vendas, os resultados serão mais assertivos e a empresa terá o reconhecimento que tanto almeja.
Esses três setores têm relação direta com os lucros do empreendimento e, quando trabalham em conjunto, geram bons resultados. Por isso, algumas estratégias, se bem usadas, conseguem disparar as vendas do negócio sem gastar muito. Mas, como dissemos, para que dê certo, é preciso que as equipes de marketing, atendimento e vendas estejam alinhadas.
O que cada setor faz?
A área de atendimento ao cliente é um departamento estratégico das empresas. Ela se tornou um canal fiel de captar consumidores reais que impactam no bom faturamento do empreendimento. Para que a jornada do cliente seja próspera dentro do seu empreendimento, é preciso analisar muito bem o conceito de atendimento que, por sua vez, tem mudado constantemente.
Por conta desse novo posicionamento, o atendimento passou a relacionar-se mais com as demais áreas da empresa, como o marketing e vendas. E, de antemão, o setor passou a ser mais empático com o consumidor, ou seja, deixou de ser apenas uma área técnica e direta e se empenhou em acolher mais o público de cada negócio.
A melhor maneira para a empresa conseguir acertar é investir num atendimento personalizado. Seja respeitoso, pontual e esclareça ao máximo todas as dúvidas dele para com seu produto ou serviço. Esteja apto para ouvi-lo e procure sempre dar um retorno.
Cuide do tempo de esperar para solucionar o atendimento do cliente, e lembre-se de passar uma boa percepção de postura, linguagem e ponderações.
O setor de marketing é responsável por criar ações que atraiam positivamente o público-alvo, ou seja, elabora estratégias de mídias on ou offline para captar clientes em potencial para a empresa ou negócio.
O papel fundamental dentro deste setor é nutrir o cliente, ao longo do funil de vendas, com as informações que ele precisa para suprir sua necessidade. A clientela que consegue compreender a informação está apta a fechar a compra e é encaminhada ao setor de vendas.
O marketing digital é um recurso muito usado pelas empresas para tirar o máximo de informações do público-alvo. É uma estratégia barata e que ampara o setor de vendas online, por exemplo.
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Já o departamento de vendas é responsável pelos ganhos de um negócio e ocupa a posição de destaque dentro da empresa, pois é através dele e de uma comunicação objetiva com o cliente que os resultados são alcançados.
Os resultados do setor de vendas são revertidos diretamente no faturamento da empresa, pois quando se vende bem, se ganha mais. Por isso, é importante que a marca entenda que vendedores imbatíveis e que alcançam metas, fidelizam clientes e sabem como ninguém fechar qualquer negócio.
Como integrar os setores de Marketing, Atendimento e Vendas?
Esta é uma pergunta um tanto quanto delicada, porque tanto o setor de marketing, quanto atendimento e vendas têm muito mais em comum do que parece. Apesar de um não depender do outro, eles se complementam. Isso é fato. Por isso, integrar os setores é uma forma positiva para a gestão empresarial, que pode fazer isso de várias maneiras, seguindo as estratégias que a comunicação irá conduzir.
Por muito tempo houve queixas do departamento de marketing que consegue gerar boas oportunidades, mas que não são convertidas como deveriam pelo setor de vendas. Já os funcionários de vendas acusam o setor de marketing de não transmitir corretamente a mensagem ao consumidor e que precisam de mais impactos para facilitar o trabalho deles.
E, por sua vez, o setor de atendimento fica à mercê de reclamações e esclarecimentos de dúvidas de clientes, mas todos sabem que ele pode fazer bem mais e amparar os demais setores com informações valiosas sobre os clientes.
Por isso, cabe à gestão empresarial organizar todos os setores que darão um suporte estrutural para os resultados de vendas do negócio. Se todo mundo ajudar, a empresa terá uma boa colheita de resultados.
Dicas básicas
Promover uma conexão entre as equipes
A gestão deve realizar esporadicamente reuniões que integrem mais os setores. Isso transparece que uma conexão entre eles é necessária para poderem alinhar mais as distribuições de serviços.
Nessa conexão, vale muito deixar claro o papel de cada equipe e colaborador. Dessa forma, fica mais fácil a gestão organizar a cobrança e distribuição das tarefas. Lembre-se também de realizar reuniões esporádicas para alinhamento de projetos.
Alinhar as metas
Equipes que trabalham juntas geram melhores resultados. Por isso, alinhar as metas é fundamental para que todos captem o objetivo principal que é: o crescimento da empresa.
Por isso, mantenha a equipe de marketing conectada ao departamento de vendas e atendimento para que todos saibam os leads corretos e que não haja desinformação na hora de informar, captar e fidelizar um cliente.
Ter uma estratégia inclusiva
Assim que a gestão conseguir ter uma ponte sólida entre os três setores, é importante ter uma só estratégia para que todos possam segui-la, isto é, é preciso que os colaboradores saibam do objetivo da empresa e que juntos criem estratégias mais colaborativas.
Nesse momento, o papel do empreendedor entra na ativa, uma vez que ele precisa estimular suas equipes e encorajá-las para que todas as ações sejam bem-sucedidas.
Criar um sistema de incentivos
Manter os setores de marketing, atendimento e vendas sempre alinhados é um desafio, mas se houver um sistema de incentivo equilibrado, por exemplo, uma comissão compartilhada, pode ser um passo positivo nessa integração de equipes.
Você acompanhou que a integração dos setores marketing, atendimento e vendas depende muito da gestão que a conduz. Por isso, é importante o gestor acompanhar a evolução de sua equipe para que os resultados sejam sempre positivos, algumas consultorias da área de pessoas podem ajudar.
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