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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
6 tendências de consumo para vendas no final do ano

Acompanhar as principais tendências de consumo permite que você prepare o seu negócio para vender ainda mais!

· Atualizado em 24/10/2024
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Períodos de festas são sempre favoráveis à economia, principalmente quando a euforia toma conta dos consumidores e as empresas estão devidamente preparadas. Saber quais são as tendências de consumo que prometem agitar o mercado neste ano pode transformar seus resultados.

Ao entender exatamente o que o público espera, é possível preparar estoques, personalizar os produtos e elaborar propostas irresistíveis. Assim, enquanto os concorrentes continuam planejando as ofertas, sua empresa sai na frente e conquista uma fatia maior do mercado.

Se você quer saber quais são os principais dados e expectativas para as vendas no final do ano, siga a leitura e acompanhe nossas dicas!

Importância das vendas de final de ano

Aproveitar o clima de festas para ampliar suas receitas pode ajudar as empresas em diversas situações. Para aquelas que tiveram um ano abaixo do esperado, esta é a oportunidade perfeita para recuperar as contas e não ficar no vermelho diante dos custos, como o pagamento de férias e décimo terceiro.

Já para negócios que estão indo bem, esse é o momento perfeito para potencializar seus resultados, ampliar o caixa disponível, a visibilidade da empresa e o número de clientes do negócio.

A renovação de estoques também representa um objetivo importante, pois evita a imobilização de capital em itens que não chamam mais a atenção do público. Finalmente, explorar essas oportunidades ajuda no levantamento de dados que podem ser usados em estratégias futuras.

Tendências de consumo para vendas de final de ano

A melhor forma de criar um plano de ação confiável é entender o que você pode esperar do futuro. Veja, a seguir, alguns dados e expectativas referentes ao comportamento do consumidor.

1. Aumento das compras online

O ritmo de compras online cresce de maneira consistente desde o período da pandemia. Dados do Portal E-Commerce Brasil mostram que há um aumento de 10% no faturamento de empresas que vendem pelo meio digital, criando oportunidades para empreendimentos em todos os setores.

Esse resultado é uma importante referência tanto para negócios que já nasceram no meio digital quanto para aqueles que estão fazendo sua migração agora. Vender pelas redes sociais também pode ser uma excelente estratégia, especialmente para negócios que ainda não construíram uma infraestrutura digital como um site, blog ou loja virtual.

2. Maior foco em sustentabilidade

Embalagens sustentáveis, produtos veganos, itens com poucos ingredientes e processos produtivos ecológicos estão ganhando cada vez mais força no mercado. Além disso, conforme destacado pela pesquisa Tendências de bens de consumo 2024, cerca de 37% dos consumidores topam pagar mais por produtos considerados ecológicos.

Desse modo, encontrar abordagens que aumentem a responsabilidade ambiental da empresa e demonstrem a preocupação com a sustentabilidade pode ajudar tanto a elevar o número de negociações concretizadas como também a margem de lucro alcançada.

3. Consumidores cada vez mais engajados

Encontrar maneiras de manter os consumidores engajados e fidelizados com a sua marca é outra das novas tendências de consumo que vão ajudar a elevar as vendas de fim de ano e a lucratividade média da sua empresa. Isso é visto em um relatório publicado em 2023, que destaca que ações de engajamento aumentam a receita, em média, 90%.

Para isso, existem diversas ações que podem ser adotadas pelo negócio para manter as pessoas engajadas e fidelizadas, como:

  • produção de conteúdos relevantes para aumentar a consciência dos consumidores;
  • campanhas de e-mail marketing para melhorar o relacionamento;
  • atendimento de qualidade, capaz de sanar dúvidas com agilidade;
  • interações constantes nas redes sociais e canais digitais.

Quanto antes a empresa colocar em prática ações como as citadas acima e elaborar novas estratégias para elevar o engajamento, maior o potencial de vender no final do ano e bater as metas.

4. Personalização de produtos

Ter soluções personalizadas é um desejo crescente de 71% dos consumidores, segundo uma pesquisa publicada no final de 2023 pela McKinsey. Por isso, é essencial investir em ações que ajudem a personalizar os produtos e as interações com os indivíduos que buscam a sua marca para suprir essa tendência.

Investir em um sistema que auxilie a coletar dados e conhecer mais profundamente as dores e desejos dos seus clientes é uma ótima forma de atender essas expectativas. A partir disso, fica mais fácil elaborar soluções que resolvam os problemas e garantam alto nível de satisfação.

5. Compras antecipadas

As pessoas tendem a antecipar as aquisições perto de datas comemorativas, como as festas de final de ano e até mesmo durante a Black Friday. Essa tendência revela uma oportunidade de elevar as vendas por um período maior, já que existem desde os indivíduos mais precavidos até os que compram em cima da hora.

Por exemplo, ao planejar promoções e criar uma boa estratégia de marketing, é viável chegar até os clientes que antecipam a aquisição. Assim, alivia-se a pressão gerada pela alta demanda, entregando tudo dentro do prazo para manter um bom atendimento.

6. Foco em saúde, bem-estar e autocuidado

Os cuidados pessoais relacionados ao aumento da qualidade de vida e da saúde são mais uma tendência que gera oportunidades para se destacar frente aos concorrentes e criar ofertas que atendam a esse público.

Isso pode ser visto pelo montante de dinheiro movimentado nos últimos três anos nesse segmento, atingindo cerca de US$ 5,6 trilhões, segundo pesquisas. Com isso, incluir produtos personalizados que atendam a essa imensa demanda também é uma forma de vender muito no final de ano.

Dicas para a personalização de produtos

O primeiro passo para acertar na personalização é entender realmente as necessidades do público. Faça enquetes e entrevistas nas redes sociais para descobrir o que é mais urgente para a sua audiência.

Também vale a pena atualizar seus canais digitais para que os consumidores possam visualizar os produtos durante a escolha de suas características, permitindo que eles entendam como ficará o resultado antes de finalizar a compra.

A embalagem de entrega também pode ser personalizada, trazendo uma mensagem específica para a pessoa, um cartão ou brindes para garantir um unboxing memorável. Esse recurso, inclusive, deve ser usado para estimular o consumidor a compartilhar sua experiência nas redes sociais e atrair potenciais compradores.

Conhecendo quais são as tendências de consumo esperadas para o final de ano, sua empresa pode iniciar um esforço em termos de elaboração de novas campanhas, desenvolvimento de produtos e preparação dos diferentes canais de atendimento. Isso faz com que sua marca esteja pronta para o aumento de demanda que é característico desse momento.

Quer saber como montar uma equipe capacitada para as festividades? Então baixe agora nosso guia e saiba como contratar mão de obra temporária para o final do ano!


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