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Wed Feb 08 10:32:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Comércio de bebidas: veja datas comemorativas para preparar o estoque

Festas comemorativas são uma oportunidade para ampliar as vendas no comércio de bebidas. Saiba como aproveitar melhor as datas!

· Atualizado em 08/02/2023
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O comércio de bebidas oferece muitas oportunidades no Brasil, principalmente com a retomada das festas sem restrição do número de convidados para evitar aglomeração. Desse modo, o público se sente mais confortável para aproveitar a comemoração com drinks e bebidas variadas, aquecendo as vendas no setor varejista.

Mas como o comércio de bebidas pode aproveitar a chegada das datas comemorativas, preparar o estoque e alavancar as vendas? Este conteúdo responde a questão e mostra, também, como funciona o calendário do varejo para que você possa lançar promoções, inovar nos produtos oferecidos na sua empresa e atrair novos clientes até a sua loja.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que aproveitar as datas comemorativas no seu comércio de bebidas?

Antes de saber quais são os principais eventos do calendário do varejo nacional, focando no comércio de bebidas, é importante saber porque aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas no seu negócio, certo?

O motivo é que esses eventos despertam sensações positivas no público consumidor, criando uma oportunidade para o comércio de bebidas atrair a atenção das pessoas e, assim, impulsionar as vendas, desde o período que antecede a festa até alguns dias após a realização dos festejos.

Para o setor de bebidas, eventos com grande participação popular, como o Carnaval e o São João (Festa Junina), despertam no consumidor o desejo de beber e se expandir nas comemorações. O resultado é o aumento do faturamento dos empresários desse segmento, ocasião que você não pode desperdiçar!

Como preparar o seu comércio de bebidas para as datas comemorativas?

Até aqui, você sabe que é fundamental aproveitar as datas comemorativas para vender mais no seu comércio de bebidas. Mas considerando que o estoque deve ser reforçado para a ocasião especial, quais ações ajudam a ter sucesso com esse planejamento? Veja a lista:

  • use os canais de comunicação da sua empresa para identificar quem é o seu público e, a partir desses dados, planejar que produtos ofertar e por quais preços;
  • crie propagandas de ofertas para informar o seu cliente da proximidade da data comemorativa;
  • acesse as redes sociais do seu negócio (WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo) para divulgar ofertas e ações estratégicas para os consumidores;
  • não deixe de decorar a loja física com motivos que remetem às datas comemorativas;
  • reforce a logística para não atrasar a entrega dos produtos em canais de delivery e ofereça descontos especiais para quem preferir retirar as compras na loja;
  • aposte em ações para engajar o público, promovendo sorteios e brindes;
  • utilize ferramentas para medir o retorno sobre o investimento (ROI), auxiliando na tomada de decisões administrativas no seu negócio de bebidas.

Quais são as datas comemorativas que influenciam o comércio de bebidas?

Datas como o Carnaval e o Ano Novo estão, sem dúvidas, no calendário de quem opera no setor de bebidas, já que é alta a demanda para drinks sem álcool e com teor alcoólico nesse período.

Mas existem outros eventos comemorativos que ajudam a alavancar as vendas no comércio de bebidas. Saiba quais são os principais adiante!

Carnaval

O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil e atrai pessoas dos quatro cantos do mundo para cidades como Recife, Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, entre muitas outras do litoral e do interior do país.

Por isso, o empresário do setor de bebidas deve se preparar algumas semanas antes dos festejos para atender a demanda por mercadoria nesse período.

Dia do Consumidor

Você sabia que 15 de março é conhecido como Dia do Consumidor? Pois é! A data marca a relação das marcas com o seu público e, para conseguir atrair a atenção dos clientes, o negócio de bebidas precisa pensar em estratégias, como oferecer descontos em produtos que sobraram do estoque de outros eventos comemorativos.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado em todo Brasil em 12 de junho (data que coincide com os festejos em homenagem a Santo Antônio, o "santo casamenteiro") é uma ocasião única para quem opera no setor de bebidas, uma vez que muitos casais celebram a união com drinks e receitas românticas.

São João

O São João, em 24 de junho, é outra grande festa popular do Brasil, celebrada com intensidade por quem vive no Nordeste. Para aproveitar o momento, celebrado com muitas bebidas e alimentos típicos, é preciso ter planejamento e logística de estoque, aproveitando para aumentar os lucros do seu negócio.

Dia do Amigo

O Dia do Amigo, na data de 20 de julho, também pode ser um evento importante para aumentar as vendas no seu negócio de bebida. Dessa forma, não deixe de oferecer descontos especiais para os clientes presentearem os amigos.

Uma dica é sugerir a indicação de amigos na inscrição da newsletter da sua loja. Assim, o público ganha mais descontos e você estreita a relação com os clientes.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, também oferece uma oportunidade e tanto para o comércio varejista, pois muitos filhos aproveitam a data para presentear os familiares com bebidas nacionais e importadas.

Dia da Cachaça

Que o brasileiro é apaixonado por cachaça, ninguém duvida. Mas você sabia que existe uma data específica para comemorar essa iguaria nacional? Isso mesmo! Em 13 de setembro as pessoas celebram a criação desse caldo de cana fermentado e destilado.

Por isso, o comércio de bebidas pode usar o momento para aumentar as vendas de cachaça, criando ofertas e a possibilidade de o cliente provar as inúmeras opções fabricadas nos estados de Norte a Sul do país.

Dia do Cliente

A relação com o cliente é essencial para o sucesso de uma empresa, e para comemorar a importância do consumidor, criou-se no Brasil o dia 15 de setembro, quando as empresas oferecem descontos especiais, sobretudo em bebidas e insumos que sobraram no estoque de inverno, conquistando a alegria da clientela.

Vale lembrar que o Dia do Cliente, integrado ao calendário varejista do mês de setembro, não se confunde com o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março — época em que os comerciantes estão ofertando os produtos que sobraram no estoque de verão.

Halloween (Dia das Bruxas)

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma data comemorativa dos Estados Unidos que, há décadas, foi incorporada no calendário de festas nacionais.

O evento, muito popular entre os jovens, é acompanhado por comidas e bebidas que lembram criaturas misteriosas. Com isso, o setor pode investir em decoração e ofertas atrativas para aumentar as vendas no período.

Black Friday

A Black Friday, tradição que começou nos Estados Unidos, é comemorada na última quinta-feira do mês de novembro e conquistou o coração dos brasileiros.

Não seria diferente com o setor de bebidas, que pode aproveitar a situação para oferecer descontos nos produtos mais procurados pelo público, acelerando as vendas e otimizando o estoque para os eventos nas últimas semanas do ano.

Natal

Em 24 e 25 de dezembro, quando ocorre a véspera e o Natal, respectivamente, o momento requer bebidas e comidas especiais para aproveitar o amor da família e a companhia dos amigos.

Nesse sentido, o comércio de bebidas pode definir ações de marketing, diferenciando-se da concorrência e ampliando o número de clientes com ofertas e descontos únicos.

Réveillon

O calendário do varejo não poderia terminar de melhor forma, pois o Ano Novo ou Réveillon, celebrado em 31 de dezembro, é incrível para quem comercializa bebida. O motivo é que muitas pessoas aproveitam o último dia do ano para realizar uma ceia deslumbrante regada, claro, de drinks alcoólicos e não alcoólicos.

Então, fique de olho em todas essas oportunidades, que vão desde janeiro até dezembro, para conquistar a atenção do consumidor e aumentar a saída dos produtos na sua loja!

Como planejar o estoque de bebidas para atender a demanda das comemorações?

Agora que você já sabe quais são as datas comemorativas que impactam a venda de bebidas, é crucial prestar atenção a essas dicas para não cometer erros no planejamento do estoque. Confira:

  1. verifique periodicamente a quantidade de mercadoria em estoque;
  2. combine com o fornecedor o tempo máximo de entrega dos produtos;
  3. observe se há espaço disponível para a armazenagem das bebidas e de outros insumos;
  4. veja sempre a data de validade da mercadoria para não comprometer o orçamento do negócio com desperdícios.

Neste artigo, você descobriu quais são as datas comemorativas que impactam o comércio de bebidas, desde o Carnaval até o São João, passando pelo Dia dos Namorados, pela Black Friday e pelo Réveillon. Então, para aproveitar ao máximo as oportunidades, estabeleça um calendário varejista com os principais eventos ao longo do ano e prepare o seu estoque para atender a demanda do mercado competitivo.

O conteúdo foi realmente interessante para você? Se sim, continue se informando sobre as novidades do varejo. Saiba agora como atrair mais clientes nas vendas on-line!


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