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Mercado e Vendas | VENDA
Como a digitalização de processos auxilia na importação e exportação

Investir na digitalização de processos é uma das medidas fundamentais para a longevidade de qualquer negócio!

· 15/08/2022 · Atualizado em 15/08/2022
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Manter um alto nível de competitividade, independentemente do mercado, é uma questão que inevitavelmente passa por investir em mais tecnologia. Quando se trata do setor de exportação, então, a digitalização de processos logísticos é um dos principais diferenciais para a longevidade.

A grande questão é: como fazer? Como definir quais atividades deverão passar por uma reforma e ser digitalizadas? É possível usar a tecnologia em todas as iniciativas do setor? Essas e outras dúvidas nós pretendemos responder neste texto. Confira!

Quais são os processos manuais que o setor de exportação e importação utiliza?

Não é de hoje que o setor de exportação e importação investe em iniciativas digitais. O próprio transporte tem dispositivos completamente tecnológicos. No entanto, ainda existem alguns processos manuais que teriam um grande melhoramento se incorporassem o digital. Por exemplo, a etapa de recebimento de mercadorias, a movimentação de cargas, a armazenagem e a separação, em muitas empresas, ainda são desenvolvidas de forma 100% manual. 

Para receberem os materiais, os funcionários registram as informações da carga em documentos físicos. Ainda, são eles os responsáveis por verificar a carga e até por preencher o banco de dados. 

São processos que poderiam ser rapidamente executados de maneira digital, principalmente quando se trata do registro de dados. Hoje em dia, com ferramentas de gestão que utilizam o Big Data, por exemplo, é possível lidar com um grande volume de informações em pouco tempo e com muita efetividade. 

Quais são os benefícios da digitalização e da automatização de alguns processos?

Para falar de digitalização e de automação dos processos logísticos do setor, é preciso citar o Comex 4.0. Trata-se de um conceito ligado justamente a essa questão da incorporação da tecnologia na área, especialmente nas operações de comércio exterior.

Muitas das inovações chegaram porque, ao longo das últimas décadas, surgiram muitas startups no setor e isso impulsionou mudanças, bem como trouxe uma maior noção dos benefícios que a tecnologia pode trazer para esse mercado. Nesta seção, vamos explicar os principais. Continue!

Facilitação das rotinas

A automação pode fornecer mais facilidade e agilidade para executar tarefas rotineiras. Por exemplo, para o transporte de carga, ter um veículo automatizado controlado a distância é uma maneira de diminuir a sobrecarga dos funcionários, que poderão cuidar de funções que realmente necessitam de sua capacidade lógica. Além disso, será possível evitar desvios de trajeto, já que os veículos são programáveis. 

Maior eficiência

Tanto a digitalização quanto a automação são processos que garantem que sejam executadas em minutos muitas tarefas que necessitam de horas para o desenvolvimento. A análise de uma grande quantidade de dados é um bom exemplo, afinal, uma pessoa não conseguiria fazer uma triagem rápida de um grande volume de informações. 

Ademais, há chances de que um indivíduo erre, algo que, para um computador, é um processo não só instantâneo, mas também imune de erros.

Economia nos custos, nos recursos e no tempo

É evidente que, com a digitalização de muitos processos logísticos, a empresa não só ganhará mais velocidade, como também diminuirá de forma significativa os seus custos. Isso porque esses processos exigem o uso de menos materiais — a digitalização é um bom exemplo, já que há uma economia no uso de papéis.

Também, com um bom software de gestão de estoque, é possível analisar o estado dos produtos, avaliando se há mercadorias perto do vencimento da validade, se há muitas ainda em estoque etc. Com essas informações, fica mais fácil para a gestão tomar medidas a fim de impedir possíveis perdas.

Mais segurança e transparência

Por fim, o uso de softwares de gestão e de armazenamento de dados traz mais segurança para a empresa. Até porque muitos de seus processos serão registrados e poderão ser acompanhados pelos funcionários, além de ser possível integrá-los com sistemas de segurança, como câmeras e sensores, de forma que se alguém retirar uma mercadoria, todos saberão.

O que fazer para digitalizar a sua empresa?

De fato, para pequenas e médias empresas, os processos de digitalização e de automação parecem mais complicados, pois muitas acham que será necessário um grande investimento. No entanto, existem iniciativas que podem auxiliar a tornar a organização mais digital. É disso que vamos falar a seguir!

Invista em treinamento

Uma parte importante da implementação digital é o investimento nos funcionários. Isso porque serão eles que lidarão com as ferramentas tecnológicas, logo, deverão se preparar para manusear os softwares e alguns dos processos automatizados. 

Os treinamentos facilitam a integração das atividades com a rotina dos empregadores, tornando os resultados mais satisfatórios no longo prazo.

Aplique processos de análise digital

É impossível falar de gestão de dados e de análise sem mencionar a IA (Inteligência Artificial), o Big Data e a Machine Learning. Esses componentes serão fundamentais para digitalizar os processos da empresa. A IA, por exemplo, ajudará no relacionamento com os clientes, especialmente na comunicação, sendo possível automatizar o contato com chatbots. 

Já o Big Data é ideal para lidar com os dados, principalmente para administrar um grande volume. Por fim, a Machine Learning, combinada com essas outras duas tecnologias, poderá fornecer insights para a tomada de decisão.

Utilize a IoT

A sigla IoT (ou Internet das Coisas) está relacionada com um aspecto da IA, representando uma tecnologia ideal para a automatização. Nesse caso, falamos de máquinas e eletrodomésticos, ou seja, aparelhos que estão integrados com a Internet e que podem executar funções e se comunicar com outras máquinas com o mesmo tipo de tecnologia, passando informações e até realizando comandos. 

Para a gestão do armazém, por exemplo, dispor dessa tecnologia é um grande investimento para controlar os dispositivos e preservar a qualidade das mercadorias.

Vimos que a digitalização de processos no mercado já é uma realidade e, quando se trata do setor de importação e exportação, é uma iniciativa que tem, ao longo dos anos, se tornado cada vez mais comum. Por isso, é fundamental que as empresas da área procurem entender como esse mercado funciona e de que forma é possível implementar as ferramentas em seu dia a dia.

Quer saber como ter sucesso na digitalização do seu negócio? Acesse o nosso texto sobre transformação digital!


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