this is an h1

this is an h2

Thu Sep 08 17:36:07 BRT 2022
Inovação | STARTUP
Como manter a mentalidade global na minha startup

Por meio da mentalidade global, sua empresa poderá reter colaboradores e contribuirá com o desenvolvimento bem-sucedido da sua startup.

· Atualizado em 08/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como bem sabemos, toda startup precisa de inúmeros cuidados que possibilitam o seu crescimento exponencial. Além de conferir o retorno sobre o capital investido, é necessário realizar projeções de cenários em curto, médio e longo prazos. Aliado a isso, não podemos esquecer a importância de manter a mentalidade global da marca.

De maneira geral, esses pontos são muito importantes na vida de um empresário. Principalmente nos dias de hoje, é essencial criar um diferencial competitivo e preservar uma boa reputação online em busca de atração e fidelização pelo seu trabalho. Entretanto, até chegar ao devido reconhecimento em grande escala, são necessárias várias considerações.

Portanto, continue conosco e veja, nos tópicos a seguir, o que significa mentalidade global e quais benefícios seu negócio terá em relação a tal investimento. Boa leitura!

Definição de mentalidade global

Já é de conhecimento geral o valor que a tecnologia tem no nosso dia a dia. Atualmente, conseguimos automatizar processos, reduzir tarefas manuais e ter um maior controle das nossas atividades por meio de um sistema integrado de gestão. Inegavelmente, as vantagens que os avanços tecnológicos trouxeram buscam favorecer consideravelmente a prestação de serviços.

Portanto, é fundamental sempre ficar atento às inovações tecnológicas que surgem, escolher as que mais são úteis para fortalecer o seu diferencial competitivo e manter a sua marca atualizada. Afinal, são investimentos que promovem melhorias, destacam sua imagem entre a concorrência e ajudam na satisfação do público interno e externo.

Sob esse ponto de vista, fica clara a importância de desenvolver a mentalidade global na sua empresa. Por sua vez, ela diz respeito ao interesse dos empresários em conhecer culturas, economias e costumes de outros lugares do mundo, bem como interpretá-las e socializar com pessoas nativas, a fim de fechar negócios e introduzir sua marca.

Definitivamente, contar com profissionais que dispõem dessa habilidade é de suma relevância no seu desenvolvimento total. Por isso, faz-se necessário acrescentar tais habilidades no momento de atração e recrutamento. Assim, você terá candidatos com o perfil favorável a concretizar tal objetivo com maior facilidade.

Mentalidade global no crescimento e desenvolvimento da startup

Sem dúvidas, o conhecimento sobre novas praças e mercados enriquece muito a mentalidade de um empresário, inclusive, quando ele tem a oportunidade de sair das telas e ter essa troca presencial com as pessoas que fazem parte daquele local. Assim, é possível fazer networking e conhecer a forma de eles lidarem com situações peculiares, principalmente aquelas que normalmente estão presentes na rotina de uma empresa. 

Aliado a isso, também existe o posicionamento de marca e como os consumidores levam tais pontos em consideração na hora de fechar um negócio. Enfim, são aspectos culturais que fortalecem a relação com o público-alvo e que facilitam os processos de fidelização.

Dessa maneira, torna-se essencial desenvolver o mindset global na intenção de oferecer uma vantagem competitiva e dar andamento à sua internacionalização. Nesse sentido, serão necessárias muitas práticas e um planejamento estratégico que realmente possa concretizar essa finalidade, bem como analisar constantemente seus resultados e buscar sempre otimizá-los.

Premissas do mindset global para a startup

A grande rotatividade em uma empresa é vista como um ponto negativo, uma vez que muitos julgam que não ocorreu uma seleção que considerou o perfil de candidato ideal. Nem mesmo souberam usar as ferramentas essenciais e as boas práticas de gente e gestão em busca de reter o colaborador e explorar soft skills ainda desconhecidas.

Seja como for, trata-se de cuidados muito importantes que ajudam a analisar e favorecer o crescimento da sua marca. Junto disso, é importante também focar em treinamento e desenvolver um planejamento que possibilite essa mentalidade global viva entre os integrantes da startup. Veja de que maneira isso é possível com as dicas a seguir.

Estimule experiências internacionais

A implantação da mentalidade global no seu ambiente de trabalho é um grande projeto que sua empresa deve desempenhar com excelência. Nesse caso, é necessário ter um gerente e uma equipe responsáveis para tomar decisões assertivas em direção a esse objetivo. Primeiramente, é preciso focar nos colaboradores que já fazem parte do seu time de talentos.

Em suma, é muito importante que eles adquiram experiências internacionais em busca de melhorar suas visões de mercado e pensar além de suas perspectivas nacionais ou regionais. Logo, é imperativo apostar em capacitações, presença em eventos fora do país ou viagens a outros estabelecimentos da sua companhia.

De maneira geral, o networking é uma ótima forma de estimular a integração de times e fazer com que os profissionais tenham mais conhecimentos em relação às novidades e tendências sobre suas respectivas áreas, bem como entender quais são os impactos de cada solução tecnológica na cultura organizacional de uma corporação. 

Não se esqueça de orientar o departamento de gente e gestão a atrair pessoas com vivências internacionais nos momentos de atração e seleção. Certamente, elas agregam muito valor a essa sua cultura e conhecem as ferramentas necessárias para sua marca ser introduzida em novos mercados com maior facilidade.

Capacite funcionários existentes com experiência internacional

A princípio, existem determinados fatos que melhoram nosso entendimento sobre ações que aperfeiçoam o comportamento individual ou em grupo. Por exemplo, a adaptação das pessoas quanto ao modelo home office no tempo do isolamento social. 

Como muitos perceberam, nem todos se deram bem com essa maneira de seguir com a prestação de serviços em busca de conter a proliferação da Covid-19. Logo, quando for desenvolver a mentalidade global na sua startup, é fundamental considerar o grau de complexidade de cada um em relação a encarar tal mudança e se adaptar a ela da melhor forma.

Afinal, há profissionais que nunca passaram por uma experiência internacional, nem mesmo tiveram oportunidade de realizar uma formação em inglês ou outras línguas. Nesse caso, é interessante conhecer as habilidades de cada um, separá-los em grupos e conduzir capacitações que se adequem ao conhecimento e às ferramentas que eles já dispõem.

Agindo dessa maneira, fica mais fácil tornar esse objetivo realidade, respeitar o tempo de aprendizado individual e sempre incentivar o desejo de criar uma visão ampla na intenção de crescer de maneira exponencial. 

Ofereça oportunidades aos colaboradores atuais

Atualmente, existem benefícios corporativos que ajudam a valorizar sua rede de talentos e contribuem no seu objetivo de mentalidade global. Como bem sabemos, o sucesso e o fracasso dependem muito da forma como é feita a prestação de serviços. Principalmente nos dias de hoje, o consumidor gosta de dividir experiências na internet, seja em relação a um produto que comprou, seja um serviço que adquiriu, seja um estabelecimento em que ele é cliente. 

Essas opiniões são importantes para melhorar sua reputação online e grandes fontes de informação em busca de identificar pontos de melhoria e realizar a otimização de resultados com maior facilidade. Todavia, esse mesmo cuidado deve estar presente na fidelização do seu público interno. Logo, ofereça oportunidades aos colaboradores atuais com base na internacionalização. 

Se você dispõe de escritórios em outros países, chegou o momento ideal para investir na ida de determinados colaboradores a tais locais para que vivenciem realidades diferentes das quais eles estão acostumados. Inegavelmente, será algo muito enriquecedor e que também contribui na fidelização deles com a sua marca. Afinal, essa atitude reforça um senso de gratidão por parte deles. Consequentemente, o relacionamento entre vocês se fortalece a cada ação de reconhecimento igual a essa.

Tenha um desenho organizacional voltado para a globalização

De antemão, toda startup precisa valorizar a inovação e a criatividade em seus processos. Aliado a isso, a mentalidade global deve estar presente na sua cultura organizacional. Afinal de contas, essa forma de pensar é bastante estratégica e faz com que as pessoas pensem em uma tomada de decisão que melhore o posicionamento da marca a nível internacional.

Desafios de manter essa mentalidade constante na startup

Inegavelmente, muitos encontrarão desafios em relação a implantar a mentalidade global na startup. Entretanto, existem várias maneiras de não deixar esse projeto de lado. Por exemplo, é possível apostar na terceirização de serviços em busca de encontrar profissionais que trabalhem a internacionalização da marca e conduzam boas capacitações profissionais.

Dessa maneira, você melhora a gestão do tempo do seu planejamento estratégico, com a certeza de que os procedimentos são conduzidos conforme as necessidades e os interesses da sua empresa. Consequentemente, tem-se benefícios como a diminuição de custos operacionais e consta organização estratégica em seus departamentos.

Uma visão global vai além dos recursos convencionais e descomplica processos com o apoio das tecnologias corretas. Certamente, essas medidas melhoram suas chances de conquistar a sua participação em uma parcela de mercado e valorizar a escalabilidade em busca da melhoria contínua.

Neste artigo, você aprendeu o que é a mentalidade global, a importância desse tipo de mindset e as melhores práticas de implantação na sua startup. Sem dúvidas, essa mudança eleva a satisfação das suas redes de talentos e, como consequência, melhora o nível de excelência na prestação de serviços. Portanto, não deixe de focar nesse investimento.

Esse conteúdo foi útil para o seu entendimento? Então não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e dialogar com outras pessoas sobre o assunto.  


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?