this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 15:30:50 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Grupo Mulheres da Roça se destaca no município de Aliança

A iniciativa, que conta com o apoio do Sebrae, já possui 11 mulheres produzindo e vendendo comidas feitas a partir da agricultura familiar

· 24/03/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Maria Luciana Alves, de 44 anos e que antes era apenas dona de casa, hoje participa de uma associação com 11 mulheres que vendem os seus produtos na cidade de Aliança. Maria produz geleia de azeitona, bolos e cocada. Ela conheceu o grupo Mulheres da Roça por meio da reunião do Conselho Municipal de Aliança, onde foi convidada a participar da ação. “Passei a fazer parte desse grupo e tem sido maravilhoso. Estou conquistando minha independência. Os desafios estão presentes, mas estou empolgada”, comenta Maria Luciana.

Segundo a empreendedora, tudo que é vendido pelo grupo é produzido com recursos vindos da agricultura familiar e de casa. “Eu me identifiquei com esse grupo. São mulheres que decidiram se juntar para não depender só da roça, da propriedade, do marido e poderem ter uma renda extra. Ainda temos desafios, mas a força é muito maior do que isso. Aqui, eu me sinto mulher e me identifico com a prática”, compartilha Maria Luciana.

“Esse grupo de mulheres começou a mudar a realidade em que viviam antes, dependendo da renda do marido ou do que vinha da agricultura. Hoje, elas produzem esses alimentos saudáveis e se destacam na comunidade”, comenta Danielle Aguiar, analista da Unidade Sebrae Zona da Mata. Ela também diz que o apoio do Sebrae ao grupo Mulheres da Roça contempla projetos, consultoria de inovação, acesso a feiras (como a Agrinordeste), capacitações e oportunidades que ajudam o grupo a crescer cada vez mais.

Maria Severino, de 53 anos, também faz parte da mesma associação. Ela já produzia comidas e sucos para amigos e familiares, mas começou a vender seus produtos há cinco anos em feiras de rua e eventos. Após ter a ideia de formar um grupo de mulheres com a mesma prática, ela entrou em parceria com a prefeitura de Aliança e, posteriormente, com o Sebrae. “Nos ajudou muito e nos fez crescer com cursos e capacitações de empreendedorismo. Aprendi tanta coisa que é difícil lembrar de tudo”, comenta a empreendedora.

Para Maria Severino, o próximo objetivo agora é aumentar ainda mais a loja e continuar crescendo. “Esse grupo fez muita diferença para mim. Antes eu me sentia só, apenas sendo dona de casa de sítio. Agora, a gente está mais para cima, empreendendo e tendo nosso negócio”, conta.

Serviço:

Mulheres da Roça no Instagram - @mulheresroca


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?