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Thu Jun 17 10:07:16 BRT 2021
Inovação | REDE SOCIAL
Telegram: saiba como utilizar essa ferramenta na sua empresa

Saber o que é Telegram e como utilizá-lo no negócio pode revolucionar o modo de comunicação da sua empresa. Saiba mais sobre o app.

· Atualizado em 17/06/2021
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Você sabe o que é Telegram? Há alguns anos, surgiu um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que ganhou o mundo rapidamente. O WhatsApp foi o percussor de uma grande mudança na forma de relacionamento das pessoas e chegou até as empresas com a mesma velocidade.

Mas outras soluções muito interessantes também foram aparecendo nesse caminho. O Telegram é uma delas. Trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas que vem sendo utilizado como ferramenta de marketing por muitas empresas. Especialmente, graças a algumas funções únicas da plataforma.

Quer conhecer mais sobre esse app? Então, confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto e veja como ele pode ser utilizado na sua organização!

O que é Telegram?

O Telegram nada mais é que um aplicativo de conversas instantâneas que fica armazenado na nuvem. O seu foco principal e o diferencial perante seus concorrentes são a segurança e a velocidade com que as informações são trocadas entre os usuários.

O lançamento da ferramenta ocorreu no ano de 2013, justamente no apogeu do seu principal concorrente, o WhatsApp. Apesar de ter iniciado de forma discreta, atualmente ela já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos todos os meses.

 O seu funcionamento é muito semelhante ao concorrente mais antigo. Basicamente, dois usuários podem trocar mensagens instantâneas e enviar mídias entre dispositivos móveis ou computadores. Também é possível criar grupos com diversos contatos que interagem entre si.

De forma semelhante ao WhatsApp, o Telegram também oferece a possibilidade de acesso por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou utilizando o navegador da internet. Para trocar mensagens com uma pessoa, é preciso ter o número do celular dela cadastrado em sua agenda.

Quais são os seus principais recursos?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o Telegram, mostraremos os seus principais recursos. Continue lendo e veja quais são eles!

Criação de canais e grupos

Uma das funcionalidades mais interessantes para as empresas é a criação de canais. Funciona de forma semelhante a uma rede social, em que a pessoa se inscreve para receber atualizações sobre uma determinada empresa.

Nesse caso, apenas pessoas autorizadas pelo dono do canal podem enviar mensagens para os usuários inscritos. Essa é uma forma interessante de criar uma interação mais próxima com os seus consumidores.

Além disso, esses canais suportam diversos tipos de mídia, como imagens, vídeos etc. — e você também pode utilizar essa funcionalidade para enviar links para a sua base de contatos. Um grande diferencial dos canais e grupos no Telegram é que os novos assinantes podem ter acesso a mensagens antigas, o que não acontece com o seu concorrente mais famoso.

Personalização do perfil

Outro ponto interessante é a possibilidade de personalização do seu perfil na plataforma. É possível criar um canal ou um contato totalmente personalizado e único para a sua empresa. Dessa forma, os consumidores sempre saberão que estão tendo contato com o perfil profissional de um determinado negócio.

Envio de áudios

Assim como ocorre no WhatsApp, o Telegram também permite o envio de áudios. Mas existe uma diferença fundamental: o Telegram permite que o usuário ouça uma trilha sonora e continue navegando pelo aplicativo sem que a mesma seja pausada.

Ou seja, você pode ouvir o áudio e sair da conversa para continuar interagindo com outros usuários, grupos e canais no aplicativo sem que o som seja interrompido. Além disso, também é possível fixar mensagens de áudio em texto ou imagem no topo de um grupo ou canal. Elas ficam em destaque para que todos os novos usuários antigos possam ter acesso àquela comunicação.

Utilização de bots

O Telegram também oferece a possibilidade de criação de bots. Basicamente, são sistemas que enviam mensagens automatizadas comandadas por um software programado para disparar textos às pessoas inscritas em um canal ou grupo.

Além disso, existem bots capazes de rastrear encomendas, traduzir mensagens, converter arquivos em PDF e até prever o tempo chuvoso ou ensolarado.

Grupos com limite de até 200 mil pessoas

Sem dúvida, a funcionalidade que faz o Telegram entrar em conflito com o WhatsApp é a possibilidade de inclusão de até 200 mil pessoas em um único grupo ou canal. No seu principal concorrente, só é possível incluir pouco mais de 200 contatos.

Desse modo, o Telegram passou a ser o aplicativo de mensagens instantâneas queridinho das empresas que desejam adotar estratégias de marketing digital. Além disso, esse aplicativo possui um recurso voltado para a transmissão de mensagens, cujo objetivo é alcançar grandes públicos interessados em determinados assuntos.

Esse recurso é muito utilizado por figuras públicas ou grandes perfis que desejam divulgar um trabalho ou compartilhar a sua mensagem com um público específico.

Quais são as vantagens de utilizar o Telegram?

Entendidas as principais funcionalidades do Telegram, mostraremos as vantagens mais marcantes que esse aplicativo pode proporcionar. Continue lendo!

Fortalecimento do relacionamento com a audiência

A primeira vantagem que você será capaz de perceber com a utilização do Telegram é o fortalecimento no relacionamento com a sua audiência. Atualmente, tanto o marketing digital quanto aquele voltado para as lojas físicas têm um pelo muito forte para a integração entre o cliente e a empresa.

Durante muitos anos, o que predominava no mercado era a simples relação de compra e venda. Ou seja, um cliente se dirigia até um estabelecimento, pegava um produto, passava pelo caixa para efetuar o pagamento e a relação chegava ao fim naquele momento.

Gradualmente, isso foi mudando. Inicialmente, foram sendo inseridas algumas estratégias de relacionamento, que tinham foco no atendimento e no pós-venda. Esse era o prenúncio do que estava por vir.

Atualmente, com a disseminação da tecnologia e a facilidade de obter informações sobre produtos e serviços, muitas pessoas buscam na internet determinadas soluções antes de adquirir, seja em lojas físicas ou virtuais.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa disponha de métodos de relacionamento e comunicação com os seus consumidores. Dessa forma, você pode criar valor para o seu cliente antes de ele fechar uma compra no seu estabelecimento.

O Telegram, portanto, surge como uma excelente forma de fortalecer esse relacionamento. Isso pode ser feito enviando conteúdos de texto ou audiovisual que demonstre como o seu produto ou serviço pode solucionar algum de seus problemas.

Suporte de arquivos maiores

Outra grande vantagem do Telegram é a possibilidade de enviar arquivos maiores. No WhatsApp existe um limite quanto tamanho de imagem e, principalmente, de vídeo. Geralmente, ele não permite arquivos com mais de 100 MB.

No Telegram a realidade é completamente oposta. Nele, você pode enviar arquivos de mídia com até 1,5 GB. Além disso, os vídeos transmitidos não perdem qualidade, como ocorre com o WhatsApp.

Essa vantagem é muito interessante para as empresas que desejam se comunicar com os seus clientes por meio de vídeo. Por exemplo, você pode fazer uma demonstração de algum produto e enviar para um canal ou grupo com altíssimo grau de qualidade e sem se preocupar tanto com o tamanho que o arquivo vai ficar.

Disponibilidade em várias plataformas

Outra vantagem interessante é que o aplicativo funciona em diversas plataformas diferentes. Além de poder ser acessado por meio de um navegador de internet, ele também está disponível para os mais variados modelos de smartphones que temos no mercado — especialmente os que utilizam sistema operacional do tipo Android ou iOS.

Possibilidade de alternar entre contas em um mesmo dispositivo

Uma função muito interessante e que é bastante benéfica para o usuário é a possibilidade de alternar diversas contas em um mesmo dispositivo. Por exemplo, no seu smartphone, você pode manter a sua conta pessoal e a da sua empresa.

No mesmo aplicativo, basta modificar o perfil do usuário para mudar para a conta do negócio e ter acesso a todos os canais e grupos criados. Nesse caso, vale a pena lembrar que para obter todas as vantagens oferecidas por essa plataforma, é preciso criar um perfil profissional para a sua empresa.

Assim como ocorre em outras redes sociais, alguns empresários acabam misturando a sua conta pessoal com a da empresa. Ao fazer isso, você pode perder uma grande chance de se relacionar com os seus consumidores.

É muito importante fazer a diferenciação dos seus perfis pessoal e empresarial. Além disso, é fundamental que a conta da sua empresa tenha informações e mídias de altíssima qualidade. Isso demonstra para o seu consumidor que você está preocupado em fornecer o melhor conteúdo, fazendo com que ele continue inscrito nos grupos ou canais de divulgação.

Também é importante ressaltar que a profissionalização de perfis em redes sociais ou aplicativos de mensagens funciona de forma igualitária para todas as ferramentas: as suas contas devem ser o mais profissional possível e ter uma certa congruência entre elas.

Utilização gratuita

Por fim, após perceber tantas funcionalidades, algumas pessoas podem se perguntar: quanto custa tudo isso? E a resposta é bem simples: absolutamente nenhum centavo. Atualmente, o Telegram é um aplicativo completamente gratuito.

Nem mesmo as suas funções mais avançadas demandam um pagamento de mensalidade ou assinatura. Não há como prever se isso algum dia vai mudar, mas o fato concreto é que essa é uma ferramenta completa e que pode transformar a maneira como a sua empresa atua no marketing e na divulgação de soluções.

Agora você já sabe o que é Telegram. Sendo assim, não perca mais tempo e comece a implementar essa ferramenta gratuita em seu negócio. Lembre-se de que essa é uma grande oportunidade de manter e fortalecer a comunicação da sua empresa com os seus consumidores.

Gostou deste artigo? Então, que tal contar o que achou sobre o conteúdo? Para tanto, deixe o seu comentário logo abaixo!

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Você sabe o que é Telegram? Há alguns anos, surgiu um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que ganhou o mundo rapidamente. O WhatsApp foi o percussor de uma grande mudança na forma de relacionamento das pessoas e chegou até as empresas com a mesma velocidade.

Mas outras soluções muito interessantes também foram aparecendo nesse caminho. O Telegram é uma delas. Trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas que vem sendo utilizado como ferramenta de marketing por muitas empresas. Especialmente, graças a algumas funções únicas da plataforma.

Quer conhecer mais sobre esse app? Então, confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto e veja como ele pode ser utilizado na sua organização!

O que é Telegram?

O Telegram nada mais é que um aplicativo de conversas instantâneas que fica armazenado na nuvem. O seu foco principal e o diferencial perante seus concorrentes são a segurança e a velocidade com que as informações são trocadas entre os usuários.

O lançamento da ferramenta ocorreu no ano de 2013, justamente no apogeu do seu principal concorrente, o WhatsApp. Apesar de ter iniciado de forma discreta, atualmente ela já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos todos os meses.

 O seu funcionamento é muito semelhante ao concorrente mais antigo. Basicamente, dois usuários podem trocar mensagens instantâneas e enviar mídias entre dispositivos móveis ou computadores. Também é possível criar grupos com diversos contatos que interagem entre si.

De forma semelhante ao WhatsApp, o Telegram também oferece a possibilidade de acesso por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou utilizando o navegador da internet. Para trocar mensagens com uma pessoa, é preciso ter o número do celular dela cadastrado em sua agenda.

Quais são os seus principais recursos?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o Telegram, mostraremos os seus principais recursos. Continue lendo e veja quais são eles!

Criação de canais e grupos

Uma das funcionalidades mais interessantes para as empresas é a criação de canais. Funciona de forma semelhante a uma rede social, em que a pessoa se inscreve para receber atualizações sobre uma determinada empresa.

Nesse caso, apenas pessoas autorizadas pelo dono do canal podem enviar mensagens para os usuários inscritos. Essa é uma forma interessante de criar uma interação mais próxima com os seus consumidores.

Além disso, esses canais suportam diversos tipos de mídia, como imagens, vídeos etc. — e você também pode utilizar essa funcionalidade para enviar links para a sua base de contatos. Um grande diferencial dos canais e grupos no Telegram é que os novos assinantes podem ter acesso a mensagens antigas, o que não acontece com o seu concorrente mais famoso.

Personalização do perfil

Outro ponto interessante é a possibilidade de personalização do seu perfil na plataforma. É possível criar um canal ou um contato totalmente personalizado e único para a sua empresa. Dessa forma, os consumidores sempre saberão que estão tendo contato com o perfil profissional de um determinado negócio.

Envio de áudios

Assim como ocorre no WhatsApp, o Telegram também permite o envio de áudios. Mas existe uma diferença fundamental: o Telegram permite que o usuário ouça uma trilha sonora e continue navegando pelo aplicativo sem que a mesma seja pausada.

Ou seja, você pode ouvir o áudio e sair da conversa para continuar interagindo com outros usuários, grupos e canais no aplicativo sem que o som seja interrompido. Além disso, também é possível fixar mensagens de áudio em texto ou imagem no topo de um grupo ou canal. Elas ficam em destaque para que todos os novos usuários antigos possam ter acesso àquela comunicação.

Utilização de bots

O Telegram também oferece a possibilidade de criação de bots. Basicamente, são sistemas que enviam mensagens automatizadas comandadas por um software programado para disparar textos às pessoas inscritas em um canal ou grupo.

Além disso, existem bots capazes de rastrear encomendas, traduzir mensagens, converter arquivos em PDF e até prever o tempo chuvoso ou ensolarado.

Grupos com limite de até 200 mil pessoas

Sem dúvida, a funcionalidade que faz o Telegram entrar em conflito com o WhatsApp é a possibilidade de inclusão de até 200 mil pessoas em um único grupo ou canal. No seu principal concorrente, só é possível incluir pouco mais de 200 contatos.

Desse modo, o Telegram passou a ser o aplicativo de mensagens instantâneas queridinho das empresas que desejam adotar estratégias de marketing digital. Além disso, esse aplicativo possui um recurso voltado para a transmissão de mensagens, cujo objetivo é alcançar grandes públicos interessados em determinados assuntos.

Esse recurso é muito utilizado por figuras públicas ou grandes perfis que desejam divulgar um trabalho ou compartilhar a sua mensagem com um público específico.

Quais são as vantagens de utilizar o Telegram?

Entendidas as principais funcionalidades do Telegram, mostraremos as vantagens mais marcantes que esse aplicativo pode proporcionar. Continue lendo!

Fortalecimento do relacionamento com a audiência

A primeira vantagem que você será capaz de perceber com a utilização do Telegram é o fortalecimento no relacionamento com a sua audiência. Atualmente, tanto o marketing digital quanto aquele voltado para as lojas físicas têm um pelo muito forte para a integração entre o cliente e a empresa.

Durante muitos anos, o que predominava no mercado era a simples relação de compra e venda. Ou seja, um cliente se dirigia até um estabelecimento, pegava um produto, passava pelo caixa para efetuar o pagamento e a relação chegava ao fim naquele momento.

Gradualmente, isso foi mudando. Inicialmente, foram sendo inseridas algumas estratégias de relacionamento, que tinham foco no atendimento e no pós-venda. Esse era o prenúncio do que estava por vir.

Atualmente, com a disseminação da tecnologia e a facilidade de obter informações sobre produtos e serviços, muitas pessoas buscam na internet determinadas soluções antes de adquirir, seja em lojas físicas ou virtuais.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa disponha de métodos de relacionamento e comunicação com os seus consumidores. Dessa forma, você pode criar valor para o seu cliente antes de ele fechar uma compra no seu estabelecimento.

O Telegram, portanto, surge como uma excelente forma de fortalecer esse relacionamento. Isso pode ser feito enviando conteúdos de texto ou audiovisual que demonstre como o seu produto ou serviço pode solucionar algum de seus problemas.

Suporte de arquivos maiores

Outra grande vantagem do Telegram é a possibilidade de enviar arquivos maiores. No WhatsApp existe um limite quanto tamanho de imagem e, principalmente, de vídeo. Geralmente, ele não permite arquivos com mais de 100 MB.

No Telegram a realidade é completamente oposta. Nele, você pode enviar arquivos de mídia com até 1,5 GB. Além disso, os vídeos transmitidos não perdem qualidade, como ocorre com o WhatsApp.

Essa vantagem é muito interessante para as empresas que desejam se comunicar com os seus clientes por meio de vídeo. Por exemplo, você pode fazer uma demonstração de algum produto e enviar para um canal ou grupo com altíssimo grau de qualidade e sem se preocupar tanto com o tamanho que o arquivo vai ficar.

Disponibilidade em várias plataformas

Outra vantagem interessante é que o aplicativo funciona em diversas plataformas diferentes. Além de poder ser acessado por meio de um navegador de internet, ele também está disponível para os mais variados modelos de smartphones que temos no mercado — especialmente os que utilizam sistema operacional do tipo Android ou iOS.

Possibilidade de alternar entre contas em um mesmo dispositivo

Uma função muito interessante e que é bastante benéfica para o usuário é a possibilidade de alternar diversas contas em um mesmo dispositivo. Por exemplo, no seu smartphone, você pode manter a sua conta pessoal e a da sua empresa.

No mesmo aplicativo, basta modificar o perfil do usuário para mudar para a conta do negócio e ter acesso a todos os canais e grupos criados. Nesse caso, vale a pena lembrar que para obter todas as vantagens oferecidas por essa plataforma, é preciso criar um perfil profissional para a sua empresa.

Assim como ocorre em outras redes sociais, alguns empresários acabam misturando a sua conta pessoal com a da empresa. Ao fazer isso, você pode perder uma grande chance de se relacionar com os seus consumidores.

É muito importante fazer a diferenciação dos seus perfis pessoal e empresarial. Além disso, é fundamental que a conta da sua empresa tenha informações e mídias de altíssima qualidade. Isso demonstra para o seu consumidor que você está preocupado em fornecer o melhor conteúdo, fazendo com que ele continue inscrito nos grupos ou canais de divulgação.

Também é importante ressaltar que a profissionalização de perfis em redes sociais ou aplicativos de mensagens funciona de forma igualitária para todas as ferramentas: as suas contas devem ser o mais profissional possível e ter uma certa congruência entre elas.

Utilização gratuita

Por fim, após perceber tantas funcionalidades, algumas pessoas podem se perguntar: quanto custa tudo isso? E a resposta é bem simples: absolutamente nenhum centavo. Atualmente, o Telegram é um aplicativo completamente gratuito.

Nem mesmo as suas funções mais avançadas demandam um pagamento de mensalidade ou assinatura. Não há como prever se isso algum dia vai mudar, mas o fato concreto é que essa é uma ferramenta completa e que pode transformar a maneira como a sua empresa atua no marketing e na divulgação de soluções.

Agora você já sabe o que é Telegram. Sendo assim, não perca mais tempo e comece a implementar essa ferramenta gratuita em seu negócio. Lembre-se de que essa é uma grande oportunidade de manter e fortalecer a comunicação da sua empresa com os seus consumidores.

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