Enfrentando a crise
Todo e qualquer negócio quando nasce, vem com uma missão. E o que vem a ser essa tal de missão?
A palavra “missão” significa aquilo que deve ser feito, um compromisso. Ou seja, todo e qualquer negócio já nasce com um compromisso com:
- A geração de empregos
- A produção de bens e serviços para consumo
- A geração de renda
O crescimento econômico de um bairro, comunidade, cidade, Estado, de uma Nação. E você, empreendedor, faz parte dessa missão. E que se encontra ameaçada diante da crise do coronavírus, o COVID-19. Pois o impacto dessa crise tem sido devastador em diversos segmentos dos pequenos negócios.
Portanto, vamos defender, juntos, essa missão dos pequenos negócios, levando soluções rápidas e efetivas a cada um dos empreendimentos, pois o SEBRAE/PI acredita que é hora de inovar, buscando estratégias simples e de baixo custo para dar suporte à venda, divulgação, relacionamento, fortalecimento da missão dos empreendimentos.
Por isso vem com a gente, acredite nesse movimento #NenhumaEmpresaAMenos.
Diante da crise, a medida orientada à população, como mais eficaz pelo Governo, tem sido ficar em casa, com isso, os consumidores passaram a adotar novas praticas de compra de produtos e serviços, principalmente alimentação, vejamos:
- Uso de plataformas online para comprar produtos e serviços com entrega, como quentinhas/marmitex, lanches, sobremesas, pizzas, bebidas, dentre outros;
- Uso de meios de pagamentos digitais através das plataformas, buscando uma maior segurança;
- Preocupação com a segurança alimentar, preferindo empresas que tem a prática de higienização como ponto forte, tanto em seus produtos e embalagens.
Preferência por produtos que chegam em casa embalados de forma segura, produtos com temperatura adequada aos alimentos. Preferência por serviços que respeitam prazo e tempo de entrega, que entregam produtos na quantidade correta, com poucos erros e quase nenhum aborrecimento no momento da entrega.
Alguns desses hábitos, como a compra online, já existia, mas com a crise do coronavírus, intensificou-se, e outros surgiram como relevantes, como é o caso da preocupação com a higiene dos produtos e embalagens dos alimentos entregues em casa. Certamente muitos desses novos hábitos, já estarão inseridos no dia a dia dos consumidores, mesmo após a crise coronavírus.
Partindo da premissa que as empresas deverão se manter fechadas, respeitando os decretos governamentais, sugerimos as seguintes atitudes:
Aumentar ou readequar seu Mix (variedade de produtos)
Reveja seu cardápio, e veja o que pode ser colocado à venda no online como carro chefe, quais produtos se adequam a realidade do seu cliente, de ficar em casa, o que ele mais necessita é produtos para almoço, para lanche, para a família, para idosos, para solteiros...? Existe algum produto que nesse momento não dá para ser ofertado, e temporariamente vai ser excluído do cardápio? Existe algum produto que pode ser oferecido em complemento a outro, como se fosse um combo? Exemplo: oferecer brownie junto ao pedido principal, ajudando a melhorar receita de um produto.
Revisar seu mix, é uma medida que pode lhe auxiliar, também, a evitar perda de alimentos, gerenciando seu estoque de perecíveis, reduzindo possíveis perdas.
Se seu negócio é de Pizzaria e tinha cultura de abrir apenas no turno da noite, por exemplo, que tal utilizar suas instalações para fazer outras refeições e aumentar a quantidade de produtos vendidos?
Mais produtos sendo vendidos, melhora a margem de contribuição para cobrir os custos fixos (principal gargalo dessacrise). Abaixo, temos uma séria de receitas elaborada pela nossa Chefe Ceres Rebelo para auxiliar (Consulte).
Reduzir o cardápio de alimentos crus
O consumidor está mais atento quanto aos riscos da contaminação pelo COVID-19, portanto com receio ao consumir alimentos crus. Portanto, busque substituir tais alimentos por outros que podem oferecer ao cliente uma experiência tão saborosa quanto antes. E informe ao cliente o porquê de tomar tais medidas, deixando claro que são para salvaguardar a saúde de todos, principalmente dos clientes.
Adequar o horário de funcionamento
Com o baixo movimento de clientes, pois está proibido consumir dentro dos estabelecimentos conforme orientação dos decretos governamentais, sua capacidade ociosa poderá aumentar, pois não terá serviço de mesa e atendimento no local. E por isso é importante que você readeque equipes, que desenvolva juntamente com eles outras atividades.
Exemplo: adequar seu horário de funcionamento, que antes tinha atendimento presencial para atendimento online. Distribuindo o horário para gerenciar as solicitações de pedidos, o repasse desses pedidos para a cozinha, e em seguida para o delivery. Entendendo que se você antes tinha café da manhã, e caso, hoje não tenha mais procura por esse serviço, poderá compensar ampliando seu horário de almoço, lanche, jantar, ou produtos e serviços específicos para final de semana, que tenham uma procura maior.
Intensificar a higiene
Disponibilize a todos os seus colaboradores e entregadores do delivery, acesso fácil a pias providas com água corrente, sabonete, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal, além de frascos com álcool gel 70%.
É preciso intensificar a limpeza:
- Da máquina de pagamento
- Do ambiente e utensílios onde os alimentos são preparados
- Das caixas transportadoras(baús) dos alimentos a serem entregues
- Dos alimentos comprados para preparar os pratos
E atenção, aqueles colaboradores e entregadores com sintomas da COVID-19, devem ser orientados de acordo as recomendações médicas, a ficarem em casa, cumprindo isolamento domiciliar a fim de não espalhar o vírus, ou agravar seu estado de saúde, e em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade respiratória procurar imediatamente o hospital indicado para o tratamento.
Rever seus canais de venda e atendimento ao cliente
Canais são os meios pelos quais as empresas se relacionam com seus clientes, podendo ser de entrega, divulgação e vendas. Podem ser no formato fisico ou digital. Vamos falar de alguns canais digitais utilizados para vendas.
Você sabe quais os canais digitais que podem ajudar seu negócio a vender mais e melhor no momento atual?
Loja virtual, tele-vendas, marketplace, redes sociais são estratégias válidas de canal de vendas ou relacionamento com seus clientes. Mas alguns deles requerem um maior investimento de tempo e dinheiro do que outros. Portanto, inicialmente, invista naqueles canais com custo baixo, e que representem mais o perfil do seu cliente (Na hora da compra, qual o canal mais utilizado pelo seu cliente? Para encontrar uma loja ou produto qual canal seu cliente acessa?)
Segundo relatório Webshoppers, 2018, as compras concluídas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos do comércio eletrônico no Brasil, referente a um faturamento de R$ 16,7bilhões. A categoria alimentos e bebidas aparece em 3º lugar(23% ). Portanto:
FOQUE NO MUNDO MOBILE, principalmente agora, as pessoas estão em casa e usando cada vez mais seus celulares, por muito mais tempo.
FOQUE EM REDES SOCIAIS, principalmente agora, as pessoas tenderão a usar mais, porque querem informações de familiares, amigos, entretenimento, em canais rápidos, acessíveis e interativos. Use principalmente o instragram, que através do direct e stories têm alavancado bastante os negócios em alimentação, e se adéquam muito bem a essa rede que tem forte apelo visual.
WHATSAPP BUSINESS, pode ser usado para enviar promoções no formato de imagens, textos, vídeos. Como também para se comunicar de forma rápida e objetiva com seus clientes. Receber
solicitações de pedidos, sugestões ou reclamações.
A chef Ceres Rebelo elaborou um livro de receitas de comidas práticas (e de baixo custo), com possibilidade de aumento de consumo nos próximos meses que podem ajudar a ter criatividade na cozinha.
CAFÉ DA MANHÃ
TAPIOCA - A tapioca é uma comida típica do Brasil que foi criada pelos índios. Considerada uma das opções de lanche mais versátil da nossa culinária e servida no café da manhã, no lanche da tarde e até no jantar.
Podemos ter infinitas opções de recheios que agrada a todos os paladares. Os franceses se impressionam com a química que a goma tem, em transformar tão rapidamente um produto em alimento.
CUSCUZ - O cuscuz é um prato típico africano que teve origem em Maghel, no norte da África. Chegou ao Brasil durante a colonização dos portugueses no século XV. Era um prato destinado a famílias pobres, aos escravos e também aos bandeirantes, que comiam com carne seca processada no pilão.
Hoje, é sem dúvida o principal alimento da mesa de café da manhã dos brasileiros, principalmente nos Estados do Nordeste.
PÃO DE QUEIJO - O pão de queijo é sem dúvida uma das receitas brasileira mais usadas no mundo. A receita, segundo alguns pesquisadores, foi criada pela abundância de dois ingredientes (leite e queijo) em Minas Gerais.
Não existia farinha de trigo no Estado, mas tinha muita goma/polvilho, sem esquecer, que por ter grandes fazendas que tinham um grande excedente de queijos. Daí saiu a combinação simples de goma, ovos, leite, queijo e sal.
BROWNIE - O famoso “bolo” que foi criado nos Estados Unidos é hoje uma das receitas de bolo mais apreciadas no mundo. Das várias lendas que existem sobre a origem do Brownie, a mais famosa é a de que uma dona de casa que estava fazendo bolo de chocolate esqueceu-se de colocar o fermento em pó na receita. Após assar percebeu que não tinha crescido, a dona de casa serviu assim mesmo, em quadrados planos.
SANDUICHE NATURAL - O sanduiche natural é definido como uma comida que consiste em dois pedaços de pão com diferentes recheios. Mas como surgiu esse alimento?
Alguns atribuem a John Montagu, 4º Conde de Sandwich, que viveu na Inglaterra durante o século 18. Era um aristocrata apaixonado por jogos de cartas. Era tão apaixonado que para não perder tempo no jogo pedia aos empregados para trazerem um pedaço de carne com duas fatias de pão partido ao meio. Hoje o sanduiche se modernizou e está mais presente do que nunca em nossas vidas.
ALMOÇO
BIFE À PARMEGIANA - Esse bife que comemos hoje em dia, tem uma grande história, além de ser um dos pratos mais vendidos em todo o Brasil. Esse prato agrada tanto os adultos como as crianças, tanto homens como as mulheres.
O nome “parmegiana” parece derivar do italiano parmegiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma, na Itália. Porém há controvérsias quanto a sua origem, constam algumas afirmações de que esse prato é de origem brasileira, é típico da cultura brasileira, e geralmente no próprio país, é considerado uma receita italiana.
ESCONDIDINHO MACAXEIRA COM CARNE DE SOL - É uma receita relativamente nova na mesa dos brasileiros e uma excelente opção para servir em potes. Deu tão certo o purê de macaxeira com carne de sol desfiada e gratinada com queijo coalho, que apesar de ter raízes nordestinas se espalhou por todo o Brasil.
Atualmente, esconde-se tudo, desde o frango, camarão, carne moída, costela, bacalhau, veja a versatilidade dessa receita maravilhosa.
ARRUMADINHO - Na realidade o arrumadinho é um prato típico do estado de Pernambuco.
O nome desse prato vem da maneira como se monta o prato, onde os ingredientes ficam arrumados lado a lado. Conta que nos botequins boêmios do Recife, os clientes chegavam na madrugada e quase tudo já tinha sido vendido, e com fome o cliente pedia aos proprietários para fazer um arrumadinho com o que ainda sobrava.
Nos últimos 20 anos os piauienses na busca de aumentarem suas rendas, começaram a vender comida de rua com mais intensidade, daí ter surgido vários sabores juntos de nossa culinária regional, tendo recebido o nome de “Arrumadinho”.
Uma excelente maneira de empreender na hora do almoço, já colocados em depósitos plásticos descartáveis e que podem ser aquecidos.
Aqui está a receita do nosso Arrumadinho, composto de: Maria Isabel, Salada de feijão Verde, carne de Sol Desfiada, Farofa de Ovos, permitindo algumas variações.
SALADA DA CHEF CERES REBÊLO - Com um forte desejo de criar um book de saladas, essa receita foi criada como uma forte identidade de nossas raízes gastronômicas.
Preparar saladas para vender é uma ótima opção, pois os novos hábitos alimentares exigem um maior consumo de folhas, frutas e vegetais, porém nem todos sabem fazer combinações que aceleram o sabor da salada.
ESPAGUETE À BOLONHESA - O tradicionalíssimo molho “bolonhesa” é um molho tipicamente italiano da região de Bolonha. O molho é muito versátil e acompanha várias preparações, inclusive recheios de lasanhas, pizzas, etc.
É feito com ragu de carnes, molho de tomates entre outros ingredientes, o ragu consiste em um cozimento lento e longo, deixando a carne bem macia, muito suculenta e saborosa.
CREME DE ABÓBORA COM CARNE DE SOL - Usada em pratos doces ou salgados, a abóbora é rica em vitaminas e dela aproveita-se quase tudo. As sementes de abóbora, quando torradas e salgadas são servidas como aperitivos e também para fins medicinais.
O Nordeste é um grande produtor de abóboras, portanto, conseguimos esse insumo com facilidade e a preços bem acessíveis, ficando mais fácil empreender com pratos como esse, que pode ser vendido em potes e faz muito sucesso. Ótima opção para servir em potes!
CREPIOCA - A crepioca é uma receita muito fácil e tem ganho muitos adeptos, uma receita simples e muito atual nos dias de hoje, onde a moda e o ritmo de vida das pessoas buscam receitas fit, saudáveis, práticas e rápidas. A crepioca é a queridinha das dietas e faz muito sucesso no mercado, pelo simples fato de proporcionar uma saciedade maior além de estimular o ganho de massa magra.
Mas cuidado, como tudo que comemos de forma exagerada, ela também pode engordar!
A mistura nada mais é do que um crepe de goma e ovos sendo mais comum na versão salgada, mas também pode ser doce. Muito versátil e pode ser consumida ao longo do dia, como em lanches, cafés da manhã.
CALDO DE CARNE - Esse caldo é uma delícia. Aproveite para empreender de maneira simples e rápida, de uma forma muito afetiva. Pois esse caldo de carne moída vem cheio de lembranças e muita afetividade. Nossos avós já preparavam e nos ofereciam, tanto como forma de alimento nutritivo, como muito comum para pessoas acamadas, mulheres gravidas, como forma de restauração. Também muito utilizado para curar ressacas.
Tem gente que diz que não é janta, mas depois que faz essa receita que é muito fácil de preparar e muito saboroso fica convencido que é uma excelente opção de janta. É muita versatilidade!
SALADA DE FRANGO - As saladas estão fazendo o maior sucesso! São muito práticas para levar para o trabalho, viagens rápidas, passeios e inclusive para vender.
Elas são ricas em proteínas e vitaminas. Esta receita de salada de frango, consegue unir sabor e saúde, além de completa e de saciar a fome de forma leve e saudável, vem com poucas calorias. O segredo é saber combinar ingredientes mais saudáveis nas suas refeições de forma prática e saborosa, é claro que com pratos nutritivos e deliciosos.
Uma boa opção é servir porções em vasilhas plásticas que podem ser transportadas, conservadas e comercializadas. Também em pequenas vasilhas plásticas descartáveis e separadas para molhos pois muitas pessoas gostam de saborear sem molhos, ao natural.
SOPA FRANGO COM LEGUMES - Sopa parece fácil de fazer, mas não é tão fácil como pensamos, principalmente para amadores na cozinha. Por isso trazemos essa receita de sopa que contém ingredientes fáceis de encontrar, uma receita descomplicada e que agrada a todos os paladares e os amantes das sopas.
Esse mercado cresce muito rapidamente, visto que, o público que consome, além de não ter tempo para preparar, devido suas rotinas nos dias de hoje, ou, por não saberem preparar.
Nessa sopa podemos substituir, tirar ou acrescentar legumes de sua preferência, sendo o mais interessante utilizar legumes mais frescos e da estação. Use a sua criatividade, a técnica dessa receita e tenha a satisfação do seu cliente. Ótima opção para servir em potes!
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Consultoria on-line gratuita
O Sebrae no Piauí vem investindo fortemente na transformação digital, oferecendo diversos serviços e soluções online para os seus clientes. Entre esses serviços estão as consultorias por videoconferência, que são gratuitas, e tem duração de uma hora. Para um atendimento personalizado, diversos temas são abordados, como: Finanças: Vendas; Planejamento; Empreendedorismo digital; entre outros.
Thu Sep 15 11:35:15 BRT 2022
Ganhe dinheiro trabalhando em casa
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Thu Feb 03 10:42:51 BRT 2022
Redefina o seu modelo de negócio
Uma crise sempre pode trazer, a princípio, barreiras que dificultam ver além. Mas algo que esses momentos desafiantes fazem aflorar é a Inovação. Essa ferramenta pode revelar muitas oportunidades que estão batendo à porta e que antes não explorávamos. Pensando assim, o Sebrae no Piauí disponibiliza, para empresas de todo o Estado, um serviço de orientação, gratuito e online, que é a redefinição do modelo de negócio, buscando apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios no período da pandemia. Esse serviço será prestado por um especialista da Instituição, que vai orientar o empresário sobre como redefinir ou recriar o negócio para as novas necessidades surgidas no ambiente de crise. A metodologia usada para esse atendimento será focada principalmente nos conceitos vistos no livro Inovação Em Modelos de Negócios: Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, que foi proposta em uma tese de doutorado aprovada na Universidade de Lousanne, portanto com comprovação científica. Com auxílio do consultor especialista o empresário terá a oportunidade de desenhar um mapa estratégico contendo 9 blocos que irão redefinir a forma de atuar da sua empresa. Os blocos são: Segmentos de Clientes; Proposta de Valor; Canais; Relacionamento com Clientes; Fontes de Receita; Recursos Principais; Atividades-Chave; Parcerias Principais; Estrutura de Custo.
Tue Jul 06 09:43:42 BRT 2021
Prepare sua empresa para o e-commerce
Conheça o mercado digital Na internet existem outros aspectos que devem ser levados em conta na hora da precificação, por exemplo: o custo de hospedagem do site, a taxa cobrada pela plataforma de pagamento que você escolher, o prazo para que esse recurso entre na sua conta, o custo da transportadora, entre outros. Organize o site Existem plataformas prontas onde você pode montar o seu site de forma bem intuitiva: alterando o padrão de cores, escolhendo as fotos, etc. Essa é uma ótima forma de começar. Lembre-se: uma boa página é aquela que vende. Conheça seu cliente No Google você pode descobrir quantas pessoas buscam por uma palavra relativa ao seu negócio. Outra forma de entender melhor o seu cliente é olhar os sites e redes sociais dos seus concorrentes. Ponto de atenção: não copie e cole o site ou as referências da sua concorrência, porque isso fica perceptível, além de ser antiético. Desenvolva estratégias de marketing O grande diferencial de anunciar na internet é gastar dinheiro com anúncio que vale a pena. Você pode testar diferentes textos e formatos de anúncio e verificar quais são os que chamam mais atenção e, consequentemente, geram maior fluxo de navegação no seu site. Entenda sobre logística no e-commerce A logística de um e-commerce tem características bem específicas. Por exemplo, o cliente não vai até a sua loja, ele espera receber o produto no conforto do seu lar, então você vai depender de uma transportadora, por exemplo. A boa notícia é que você pode testar a logística antes de investir nessa ação. Existem lugares na internet onde você pode anunciar e vender seu produto, os chamados marketplaces (ou "locais de comércio"). A grande maioria deles são gratuitos, como o Mercado Azul do Sebrae. Escolha um desses marketplace e faça algumas vendas para testar a logística do seu negócio. Conheça o Mercado Azul O Mercado Azul é uma vitrine digital de negócios do Sebrae, gratuita e voltada para empreendedores. Nele, você anuncia, encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que desejar. Saiba mais. Clique aqui.
Mon May 10 15:40:34 BRT 2021
Iniciando o trabalho remoto da minha empresa
Com as medidas de isolamento recomendadas para evitar o avanço da Pandemia de Covid-19, uma das soluções encontradas por algumas empresas foi dar continuidade a sua operação através de home office, ou seja, o trabalho de casa de forma remota. Para implantar essa solução é preciso organização e estratégia para com isso conseguir manter o fluxo dos processos e não prejudicar as entregas ou a qualidade do serviço final. Para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que podem dar continuidade ao seu trabalho de forma remota estamos oferecendo essa orientação de boas práticas para esse momento emergencial. Esperamos contribuir para que seu negócio possa ter o mínimo de prejuízos durante essa fase. Naturalmente as empresas que antes da crise já trabalhavam de forma remota com suas equipes não tiveram tantas dificuldades nesse critério ao se deparar com a situação da Pandemia. Outras empresas também já exercitavam esse hábito seja trabalhando alguns dias por mês, ou alguns dias na semana, ou mesmo em viagens de negócios. Com a disponibilização de diversas ferramentas, muitas inclusive gratuitas e o crescente surgimento de equipamentos que permitem uma mobilidade cada vez maior várias empresas já tiveram a oportunidade de lidar de alguma forma com o trabalho remoto. Se as pessoas que fazem parte da sua equipe já possuem uma mentalidade mais digital a adaptação deverá ser menos complexa. Se não será um exercício mais desafiador, mas nada que seja impossível de fazer. O mais importante é iniciar e exercitar. Veja abaixo algumas das vantagens de trabalhar de casa: Diminuição de vários custos tais como: energia, água, manutenção da infraestrutura, manutenção predial, etc; As pessoas da empresa terão a oportunidade de ficar mais proximidade da família; Otimização do tempo com deslocamento; Redução do estresse e dos custos com o trânsito; Possibilidade de uma alimentação mais saudável; Desenvolvimento da habilidade de autogerenciamento. Essas são algumas das vantagens e temos certeza de que você conseguirá visualizar muitas outras. Essa fase também é um momento de aprendizado onde vamos ter a oportunidade de exercitar o trabalho remoto, aprender a ser mais digitais e usar mais as ferramentas digitais para aumentar nossa produtividade. Essa crise vai passar e vamos perceber que é possível sim trabalhar de forma remota com qualidade. PREPARANDO O AMBIENTE Primeiro de tudo é importante que você tenha um ambiente que propicie o trabalho home office. Garanta que as pessoas da sua equipe tenham um bom ambiente de trabalho. Parece óbvio, mas é muito importante certificar-se de que todos os funcionários tenham condições físicas de trabalho em casa e que contam com itens básicos como computador, internet e outros materiais de escritórios indispensáveis para a realização das tarefas diárias. Uma dica é que o lugar escolhido não seja o mesmo lugar que você dorme. Prefira um lugar com poucas distrações. Se possível prefira um lugar próximo ao seu roteador de internet para que o sinal de internet tenha maior qualidade, quanto mais próximo do ponto do roteador melhor a conexão. Procure se comportar exatamente como se comportaria no seu escritório. Então procure se vestir de uma maneira formal que é mais adequada para o trabalho. É importante ter cuidado com a imagem da empresa e a imagem que você quer passar. Esteja sempre bem apresentável na hora das reuniões. Como irão acontecer várias reuniões online ao longo do dia prepare o ambiente que irá ficar visível na transmissão. Se possível fique contra um fundo branco. Algumas ferramentas de transmissão tem a opção de embaçar o fundo deixando apenas você visível, use essa opção caso não tenha como viabilizar de outra forma. Deixe a água e o cafezinho sempre disponível para evitar idas a todo momento na geladeira. Organize sua agenda e adote um horário de trabalho: tenha horários definidos para se alimentar, para relaxar e para encerrar a jornada. Deixe seus horários de trabalho disponíveis para todos da equipe. Assim eles saberão quando entrar em contato com você. Cuidado para não passar do ponto e ser consumido pelo trabalho até altas horas. Comece o seu dia perguntando “O que eu não posso deixar de fazer hoje?”. Tenha foco nas tarefas. Termine cada uma das tarefas antes de passar para a próxima. As ferramentas podem ajudar, mas também podem atrapalhar bastante. Tente deixar as redes sociais todas no mudo, desative as notificações, e oriente sua equipe a fazer o mesmo. Tome cuidados com a distração. Dê dicas de produtividade para sua equipe para garanti que o ritmo não diminua. Em determinadas atividades o cliente requer certa privacidade em seu atendimento como consultas médicas, de coaching, dentre outras. Fique atento a esse aspecto e agende esse tipo de atendimento em um horário onde você tenha a menor quantidade possível de distrações, se possível em uma sala fechada. CONCILIANDO FAMÍLIA E TRABALHO Fazer o trabalho e ter a família no mesmo ambiente pode trazer alguns desafios. A melhor coisa a se fazer é primeiro ter uma conversa com sua família e explicar sobre a necessidade de ter que trabalhar em casa. E que mesmo estando em casa você não estará disponível. Explique que não poderá ter muitas interrupções pois isso irá atrapalhar o rendimento do seu trabalho. Combine com seus filhos que você terá o momento de trabalhar e que terá o momento de brincar com eles. Tente convencê-los a esperar o momento de brincar para ficar com você. É importante também ter uma conversa com as pessoas com quem vai se relacionar durante o dia nas reuniões online. Seja clientes ou colaboradores, explique que pode haver momentos em que o cachorro vai latir, que seu filho poderá aparecer durante a transmissão devido a necessidade especial da condição de trabalho remoto. Acordando isso com as pessoas todos ficam cientes e não haverá maiores problemas.
Mon May 10 15:37:33 BRT 2021
Conteúdos para auxiliar a sua jornada empreendedora
O Sebrae no Piauí disponibiliza para empresários e para quem deseja abrir um negócio um acervo de informações sobre diversos campos da atividade empresarial, que podem servir de instrumento para a tomada de decisão. As informações abordam aspectos gerais como legalização, características técnicas da atividade, estrutura do negócio, mercado, entre outros temas. Escolha o tema do seu interesse nos links abaixo e faça o download do arquivo. Ebook - Tira dúvidas - COVID. Clique aqui. Perfil do Empreendedorismo Feminino no Brasil - Clique aqui. Ebook - Alimentação fora do lar - Baixe aqui. Como diminuir os impactos da Covid-19 - Baixe aqui. Ebook - O vírus da reinvenção afetou a sua empresa? - Baixe aqui. O que a solidariedade tem a ver com o mundo dos negócios? - Baixe aqui. As principais medidas para atenuar os efeitos da pandemia nos pequenos negócios - Baixe aqui. Dicas e orientações para a sua empresa sobreviver à crise - Baixe aqui. Ebook - Iniciando o trabalho remoto da minha empresa - Baixe aqui. Ebook - Como diminuir os impactos do Covid-19 na sua empresa? - Baixe aqui. Ebook - Transforme-se ou esqueça - Baixe aqui.
Mon May 10 15:32:33 BRT 2021
As melhores ferramentas para marketing digital
www.youtube.com Técnicas para colocar vídeo em 1º/2º/3º lugar: Colocar todas as palavras buscadas pelos clientes no título do vídeo, na descrição do texto, no corpo do texto, nas tags, nos comentários; Coloque o link/site para venda na descrição e nos comentários; O youtube reconhece áudio no vídeo (música famosa, direitos autorais), portanto, repita a mesma palavra-chave no vídeo; Especifique/delimite/detalhe o máximo possível o termo/produto/serviço buscado. www.tubebuddy.com Mostra palavras chaves escondidas em propagandas, publicações, posts e entre outros anúncios na internet. www.thinfi.com Protege sites/redes sociais com senha/código para você compartilhar com seus clientes. www.moat.com Buscador de propagandas de grandes marcas para gerar insights e inspiração. www.looka.com Criador de logomarca. www.offeo.com Editor de vídeos curtos, em 3D. pt.shopify.com Criador de plataforma e-commerce. www.namecheckr.com Verificador de nome/título em várias redes sociais para saber se há disponibilidade de uso. www.temporary-url.com Gameficação de marketing; cria QRCODE e link; faz promoção on-line. www.contato.ws Criador de cartão de visita e links. www.headlinear.app Editor de vídeo longos. app.neilpatel.com/en/ubersuggest Mostra análise qualitativa e quantitativa de palavras-chaves na internet. app.urlgeni.us Faz abrir o aplicativo instalado no celular do cliente ao invés de abrir uma página na internet. www.invertexto.com Ferramenta de edição e alteração de texto, sorteios de números e senha aleatórios, gerador de CEP/CPF. Leandro CratéusAssistente Técnico do Sebrae/PI
Mon May 10 15:11:05 BRT 2021
Como abrir uma empresa
A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo. Vantagens Segurança Fechar parcerias Acesso à linhas de crédito - Conheça as linhas de crédito disponíveis. Clique aqui. Exportar e receber subsídios do governo É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio. A legalização de empresas depende da legislação de cada estado. Neste post, você encontrará informações que são comuns às leis das unidades federativas. Guia prático para o registro de empresas Os procedimentos são distintos se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa. Para uma micro empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Para se registrar como Microempreendedor Individual, o processo é todo feito eletronicamente, via internet. Aprenda os caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.