Sua marca é um dos itens mais valiosos da sua empresa. Cuide muito bem dela!

Pode parecer pura frescura. Mas não é. Ter uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar a sua empresa a vender mais, passar confiança, credibilidade e atrair novos clientes.
Um trabalho de branding, ou gestão de marcas, pode levar muitos anos. Mas quando bem feito, traz resultados extremamente positivos para as empresas. E engana-se quem acha que, este assunto é só para grandes corporações. Os pequenos negócios podem também se beneficiar deste recurso.
Mas como fazer este trabalho? Vamos partir então, desde o início, com alguns conceitos, expostos a seguir.
Significa dar nomes para seus produtos, serviços e até para a sua empresa. Para escolher a melhor opção, leve em conta o seu público-alvo e o quê sua empresa oferece. Seja coerente e não escolha simplesmente o que lhe agrada mais.
Depois de escolhido o nome, é importante checar se ele já existe e/ou já foi registrado: http://www.inpi.gov.br
Sua empresa ou seus produtos têm um bom nome? Pense nisso!
De acordo com o site Wikipedia, o logotipo é um conjunto formado por letras e imagens que identificam ou simbolizam uma entidade (marca, produto, serviço) .
Logo significa ‘palavra, significado’. Tipo vem de typos e significa figura. Portanto um logotipo significa Palavra + Figura. É a representação gráfica de uma marca.
Para fazer um logotipo, escolha fontes, símbolos e cores que possuam uma relação com o seu negócio e o mercado no qual você atua ou atuará. Vejamos alguns exemplos:
A marca Adidas simboliza, meta crescente, competição.
Já o Google, quer passar uma ideia de marca jovem e moderna, usando fontes sem serifa e coloridas.
A Coca – cola utiliza letras clássicas e o uso da cor vermelha que, frequentemente está associada a alimentação e a felicidade.
Para fazer um bom logotipo conte com serviços de profissionais.
Muito mais que um logotipo, uma marca é um conceito, que distingue um produto, um serviço e/ou uma empresa. A Marca transmite a mensagem que se deseja passar para nossos clientes. São vários fatores que compõem uma marca, como o nome, o logotipo, as cores, os serviços e os produtos, o preço, a qualidade, o público alvo.
Juntamente com o registro do nome, é muito importante registrar também a sua marca, no site do INPI, que significa Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
http://www.inpi.gov.br/
O trabalho de gestão da marca, vai muito além de seu desenvolvimento. Envolve sua aplicação em peças gráficas, sites, blogs, materiais digitais, fachadas de lojas e estabelecimento. O preço de seus produtos e serviços, o atendimento que sua empresa faz aos seus clientes, o seu comportamento e de seus funcionários. Tudo isso conta.
Para ajudar você a gerenciar melhor a sua marca, seguem 6 dicas básicas:
1. Aplique a sua marca corretamente e em locais de destaque em peças gráficas e digitais, como papelaria (cartão de visitas, papel de carta, cupons, etc), uniformes, brindes, folders, sites, blogs, fachadas e etc.
2. Capriche na fachada da sua loja e no seu site. Essa é a porta de entrada para seus clientes. A primeira impressão é muito importante!
3. Treine seus colaboradores periodicamente. Eles estão na linha de frente da batalha e estão a todo momento interagindo com o seu cliente.
4. Mantenha-se isento. Não associe jamais sua marca a partidos políticos e não a envolva em discussões polêmicas e acaloradas. Esta dica vale especialmente para o Facebook. Cuidado com o que você e/ou sua empresa curtem e compartilham.
5. Ouça seus clientes. A opinião mais valiosa é a deles. Faça pesquisas periódicas sobre sua marca e sua empresa.
6. Aplique os conceitos. Revise periodicamente os itens acima, veja o que deve ser aplicado e melhorado. Para isso, faça um plano de ação com prazos e metas.
Viu como não é difícil cuidar bem da sua marca? Invista nisso e colha os frutos para sua empresa!
Foi um prazer te ajudar :)