Sobre o Sebrae no Rio Grande do Sul
Quem Somos
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo SEBRAE atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o SEBRAE atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.
O SEBRAE Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais.
O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.
Missão
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.
Visão
Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.
Valores
Compromisso com o resultado
Conhecimento
Inovação
Sustentabilidade
Transparência
Valorização Humana
A estrutura organizacional do Sebrae/RS é constituída pelo Conselho Deliberativo Estadual, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Gerências e Assessorias, Supervisores e Coordenadores Técnicos e Secretaria Executiva.
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS
Luiz Carlos Bohn
Luiz Carlos Bohn é natural de São Sebastião do Caí e tem 76 anos. Em julho de 2022, foi conduzido pela terceira vez para a presidência do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (gestão 2022/2026). É também o 2º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio. Na CNC, também ocupa o cargo de Coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio. Participa como conselheiro dos Conselhos Nacionais de Sesc e Senac. Empresário e bacharel em Ciências Contábeis, desde 1967 atua na LC Bohn Contabilidade LTDA, empresa com sede em São Sebastião do Caí e filiais em Vale Real e Feliz. Possui, ainda, negócio no ramo imobiliário na região. Pela Fecomércio-RS, passou, em anos anteriores, pela vice-presidência financeira da entidade. No meio sindical, presidiu, de 2004 a 2010, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/RS).
Conselho Deliberativo Estadual (CDE)
É o órgão colegiado que detém o poder originário e soberano da instituição e é composto pelas seguintes entidades:
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A – BANRISUL
- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS
- Caixa Econômica Federal
- Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – CIERGS
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC
- Banco do Brasil S/A
- Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul - FEDERASUL
- Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL
- Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – FECOMÉRCIO
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS
- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR
- Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL
- BADESUL Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento/RS
Conselho Fiscal
Titulares
- Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL
- BADESUL Desenvolvimento S/A - Agência de Fomento/RS
- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS
Suplentes
- Banco do Brasil S/A
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A – BANRISUL
- Caixa Econômica Federal
Diretoria Executiva
Diretor Técnico e Diretor Superintendente Interino Ariel Fernando Berti
Ariel Fernando Berti é natural de Caxias do Sul e tem 54 anos. É Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unisinos-RS e Mestre em Administração pela mesma instituição. Atualmente é Doutorando em Design Estratégico pela Unisinos-RS. Foi membro voluntário do Comitê de Ética Empresarial da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, entre 2009 e 2012. Atuou como professor de pós-graduação, entre os anos de 2011 a 2018, na Instituição Educacional São Judas Tadeu e na Universidade La Salle de Canoas, nas áreas de gestão, estratégia e inovação. É membro do Conselho Editorial e Revisor da Revista Competência, Revista da Educação Superior do Senac-RS, desde 2019. Ingressou no Senac-RS em janeiro de 2002 como orientador de educação profissional, atuando posteriormente como coordenador de área, até 2008. Assumiu em 2009 a Gerência de Planejamento da instituição, cargo que ocupou até 2019, quando passou a responder pela Gerência de Educação Profissional. De março a dezembro de 2023 foi Diretor Regional interino do Senac-RS.
Diretora de Administração e Finanças Eliana Lélia da Silva
Eliana Lélia da Silva é natural de Porto Alegre, formou-se em Direito pela PUC/RS em 1985, dando início a sua trajetória profissional como advogada na iniciativa privada. Em 1995, ingressou no Sesc-RS como assistente jurídico, passando, posteriormente, a exercer o cargo de assessor jurídico e assessor da presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, permanecendo nas entidades por 28 anos. Durante a construção da nova sede do Sistema, entre 2017 e 2020, atuou na implantação e coordenação do núcleo de apoio para a construção do empreendimento. Recentemente, foi a responsável pela implantação e o gerenciamento da área de Controladoria, com o objetivo de planejar, coordenar, executar, controlar e propor ações relacionadas aos processos e procedimentos adotados pelas administrações regionais de Sesc e Senac.