Em 2009, o técnico agrícola Edinei Pinto da Silva e o professor Edegar Simonato resolveram juntar forças e talento para abrir o próprio negócio na cidade de Formosa do Sul, no Oeste do Estado. E assim nasceu a Agropecuária Agrofor, que dois anos após a sua fundação se transformou na Cooperativa Agropecuária Agrofor e hoje conta com 49 sócios, 10 funcionários e atua na região.
Em 2013, com a empresa já transformada em cooperativa, sócios da Agrofor foram procurados pela Agente Local de Inovação Larissa Somenzari Raiser, a serviço do SEBRAE, e desde então começaram a implementar ações focadas no setor de vendas. A partir do planejamento, duas inovações foram planejadas em conjunto: a divisão das cidades de atuação em praças entre os vendedores e a aquisição de tablets para simplificar o serviço.
“O uso dos aparelhos eletrônicos trouxe muita facilidade e agilidade no atendimento”, comenta Marisa Celsa, esposa do fundador Edinei Silva e atual sócia-Presidente da Cooperativa. A Agrofor também dispõe agora de um técnico agrícola que atende todos os clientes para tirar dúvidas que por ventura os vendedores não saibam responder.
Além disso, a cooperativa investiu em um espaço muito maior e mais confortável. Em 2013 e 2014 promoveu uma semana de vendas de produtos da Valée, fabricante nacional de vacinas no setor de sanidade animal, com ótimos resultados de vendas e de integração entre os colaboradores e o fornecedor. E no fim de 2014, quando o faturamento cresceu 45%, o layout da nova loja foi incrementado.