this is an h1

this is an h2

Inovação
Gestores do programa Cidade Empreendedora se reúnem
No Sul, 15 municípios integram o plano; secretários municipais e agentes de desenvolvimento estarão presentes

Integração e troca de experiências. Este é o objetivo do Fórum Estadual de Secretários e Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, que terá a sua 4ª edição nos dias 30 e 31 de agosto, promovido pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. O evento será realizado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

O consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini, explica que assim como os outros ciclos do Programa Cidade Empreendedora, este 4º pretende criar um ambiente ainda mais favorável e atrativo para novos empreendimentos. "Serão dois dias importantes para os municípios que fazem parte deste plano. Todos poderão apresentar suas cases de sucesso e sanar maiores dúvidas sobre a desburocratização, que facilita a abertura de novos negócios", destaca.

No Sul, 15 municípios fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, sendo eles Tubarão, Criciúma, Araranguá, Turvo, Nova Veneza, Urussanga, Morro da Fumaça, Grão Pará, Rio Fortuna, Gravatal, São Martinho, Armazém, Capivari de Baixo, Imbituba e Jaguaruna. "É uma integração necessária, em prol das MPEs - micros ou pequenas empresas -, que promete trazer bons resultados", destaca Tonini.

Para a diretora de Indústria e Comércio e agente de Desenvolvimento em Turvo, Maria Stela Bristot Brina, o encontro trará uma grande oportunidade para aquisição de conhecimento. "No nosso município, inauguramos a Sala do Empreendedor recentemente, e já estamos com uma grande demanda. Aproveitaremos para dividir experiências com aqueles que já estão há mais tempo integrado no Programa Cidade Empreendedora", afirma.

"Os encontros auxiliam o processo de implementação e continuidade dos programadas e projetos do Cidade Empreendedora, além de trazer uma troca de experiências entre todos os integrantes, com novas ações locais e comunitárias inclusas em realidades diferentes", acrescenta Adriana Caporal, agente de Desenvolvimento de Tubarão.

Programa Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora tem como principal intuito, a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios. Por isso, foca em trazer melhorias do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e promoção da competitividade empresarial.

A base do programa consiste em liderança, sala do empreendedor, desburocratização e educação oferecida para cada município integrante. Todas as verticais estratégicas utilizadas são soluções personalizadas conforme a necessidade daquele território, alinhadas as demandas do seu perfil.

Paula Vieira, de Imbituba, é agente de Desenvolvimento desde o 1º ciclo do Programa Cidade Empreendedora, lançado em 2019. Ela destaca que desde momento da parceria firmada com o Sebrae/SC, o município alavancou no mercado do empreendedorismo. "Estamos com novos projetos, temos indicadores positivos para o desenvolvimento da cidade. Promover um ambiente de negócios favoráveis ao estimulo de negócios, traz um desenvolvimento econômico e social grande", aponta.

São Martinho também está incluso desde o 1º ciclo. "O Cidade Empreendedora é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico do município. Com a parceria fechada com o Sebrae, estamos conseguindo trabalhar fortemente a parte da desburocratização das compras públicas. Sem contar que a sala do empreendedor implantada no nosso Governo Municipal, já é uma grande referência", completa a Secretária Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Patrícia Hellmann.

Inovação esb tá incluída nas qualidades oferecidas pelo programa. Grão-Pará firmou contrato com o Sebrae/SC para adesão ao Cidade Empreendedora há menos de um ano e já percebe a mudança. "Nós temos conseguido dar um aparato e auxilio grande para os MPEs. Às vezes, os empresários estão com impostos atrasados por conta da falta de atenção e não saber a obrigação que tem com o governo", diz o Secretário Desenvolvimento Urbano do município, Vagner Costa.

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?