this is an h1

this is an h2

Inovação
Produtor rural catarinense é destaque em inovação no campo
No Estado de Santa Catarina o percentual de produtores que usam aparelhos celulares é de 92,6%.

Pesquisa feita pelo Sebrae em todo o país mostra que 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones para acessar a web. 

O universo do agronegócio no Brasil tem vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, o pequeno produtor rural está se modernizando, incorporando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar os rumos do seu negócio. É isso o que revela uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae ao demonstrar que   71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones para acessar a web.

 A pesquisa do Sebrae ouviu 4.467 produtores rurais, entre 29 de março e 12 de abril, nas 27 unidades da Federação. No Estado de Santa Catarina o percentual de produtores rurais que usam aparelhos celulares é de 92,6%. Os dados revelaram que os produtores fazem uso restrito da Internet, seja para transações comerciais ou para divulgação, em grande parte por conta da dificuldade de acesso ou da má qualidade da conexão. No Estado de SC 53,9% dos produtores já fizeram alguma compra pela Internet, já usaram a Web para efetuar vendas  e 21,1% possuem facebook, 5,3% twitter, 4,5% instagram e 7,5% possuem home Page ou web site.

 Quanto ao tema da gestão, apesar de 78,4% dos empreendedores catarinenses já praticarem o gerenciamento administrativo e financeiro dos seus negócios rurais, apenas 35,8% fazem isso por meio de ferramentas digitais de gestão. Entretanto, a maior parte deles (73,5% dos entrevistados)  informou que utilizariam esses recursos para gerenciar suas empresas se eles estivessem disponíveis.

O superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli, ressalta que Estado se destaca em inovação no campo, tanto que recebe constantemente missões empresariais de outros Estados para conhecer o modelo catarinense de associativismo e os resultados do Encadeamento Produtivo Aurora – Sebrae/SC: suínos, aves e leite que consolidou-se como o maior programa do agronegócio do País. “Além das melhores práticas implementadas para fortalecer a gestão, o uso da tecnologia vem sendo cada vez mais constante para aperfeiçoar os negócios e conquistar a sustentabilidade no meio rural”.

  Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a pesquisa confirma a necessidade de investimentos no meio rural, de modo a aumentar o acesso dos produtores às Tecnologias da Informação. “No mundo atual, onde o pequeno produtor precisa agregar valor ao seu trabalho e se diferenciar do restante do mercado, o acesso aos instrumentos digitais é algo fundamental para a conquista de novos públicos consumidores e para elevar o nível de competitividade do negócio”, comenta.

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?