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Inovação
Startup SC completa 10 anos com 110 mil pessoas impactadas
Cerca de 370 startups participaram de iniciativas desenvolvidas pelo projeto, que auxiliou o crescimento do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina

Criado em 2012, o Projeto Startup SC é uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Santa Catarina que tem como principal objetivo fortalecer e acelerar startups do ecossistema em todo o estado. São realizadas ações de capacitação, eventos, conexão com o mercado e investimentos, internacionalização, que preparam empreendedores e empreendedoras a evoluírem e escalarem seus negócios. 

Durante esses 10 anos, o projeto impactou mais de 110 mil pessoas em ações realizadas nos seus diversos programas, sendo os principais o Programa de Capacitação Startup SC, Meetup Startup SC, Startup Summit, Startup Weekend, Missões Técnicas Internacionais, e Jornada Startups e Inova Startups, promovidos em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Bossanova Investimentos, respectivamente. Os programas atendem desde o empreendedor que tem apenas uma ideia e quer iniciar uma startup, até o que já possui um negócio e precisa acelerar seu crescimento. Dessa forma, o Startup SC promove conexões, mentorias e consultorias, visitas técnicas aos principais ambientes de inovação do Brasil e do mundo, proporcionando aos participantes conversas com pessoas experientes do ecossistema. 

O Programa de Capacitação, principal ação do Projeto Startup SC, oferece aceleração para startups de diferentes estágios. Os participantes podem ter seus negócios acelerados, assim como podem receber aportes de grandes investidores. Nos últimos nove anos, o programa auxiliou 370 startups de diferentes regiões do estado catarinense e, neste período, muitas delas cresceram, se tornaram scale-ups (empresas que crescem 20% ao ano, por pelo menos três anos seguidos) e até foram incorporadas por empresas maiores, promovendo saídas (exit) aos empreendedores.

Quando surgiu o Startup SC, em 2012, o ambiente de tecnologia no Estado ainda era formado por empresas de tecnologia mais tradicionais, em algumas verticais de negócios, quando o próprio conceito de startup no Brasil ainda estava sendo forjado (empresas com modelos de negócios inovadores, escaláveis, com produtos ou serviços replicáveis para um público específico). A partir do alinhamento com as primeiras startups do ecossistema, foi construído o programa de capacitação como uma forma do Sebrae de Santa Catarina passar a se integrar, efetivamente, ao ambiente inovador já encontrado na região, relata Alexandre Souza, gestor do Startup SC, contribuindo com a criação de uma nova geração de empreendedores, em início de jornada, em toda Santa Catarina.

“Nestes 10 anos, o programa de capacitação acabou sendo uma forma de ajudar a criar e a construir mais maturidade no ecossistema. Tanto é que empreendedores que participaram das primeiras turmas, aproveitaram muito o programa, se capacitaram, buscaram as melhores referências e hoje ajudam outros empreendedores a se formarem”, pontua Alexandre. Receber apoio de quem já participou do programa é uma das características mais fortes do projeto. “Isso traz um senso de comunidade e conexão, e de estar sempre disponível para ajudar o ecossistema crescer. A própria visibilidade e crescimento do ecossistema de startups em Santa Catarina vem acompanhado do amadurecimento e do fortalecimento do programa”, acrescenta.

Para toda Santa Catarina

Uma barreira que precisou ser quebrada para o crescimento das startups no estado foi a descentralização das oportunidades de negócios fora dos principais polos, que se concentravam em Florianópolis, Blumenau e Joinville. Fora dessas cidades, os empreendedores enfrentavam muitos desafios para se capacitarem e identificarem oportunidades. “Acredito que o programa foi responsável pela interiorização do ecossistema. Por ser um programa estadual, trazíamos turmas de todo o estado para Florianópolis para ter acesso a este tipo de conteúdo, e depois o programa cresceu e passamos a criar turmas em outras cidades, como Blumenau, Joinville e Chapecó. Então, a missão estadual da iniciativa sempre foi cumprida”, explica o gestor do Startup SC.

Para além da vertente de educação empreendedora, os eventos promovidos pelo Sebrae SC e Startup SC também são referência no ecossistema de startups, já que oferecem a combinação de networking e conteúdo de alta qualidade, com profissionais que são referência no cenário nacional e internacional. Um exemplo é o Startup Summit, que hoje é um evento nacional com sede em Florianópolis, fruto da densidade e referência que a cidade e o estado se tornaram. Durante suas cinco edições (2018 a 2022), o Startup Summit já reuniu, aproximadamente, quase 89 mil participantes.    

“Recentemente, o Sebrae/SC tornou-se polo de referência em startups para o Brasil. Isso permitirá que outros estados possam acessar os mecanismos que tornaram Santa Catarina um dos ambientes mais férteis para construção de startups do país, tendo especialmente o Startup SC como pano de fundo”, destaca o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro. No próximo ano, o projeto vai criar mais mecanismos para que unidades estaduais do Sebrae possam se  desenvolver e fortalecer seus ecossistemas de startups. 

Principais programas associados ao Startup SC

Programa de Capacitação Startup SC: É a principal ação do Startup SC. O objetivo final do programa é deixar a startup estruturada, pronta para crescer. Durante os últimos dez anos, 370 startups de 30 cidades do estado participaram do projeto. De 2013 a 2016, as empresas participantes receberam R$ 31 milhões em investimentos, e só em 2016, o faturamento das startups chegou a R$ 43 milhões. Já nos últimos dois anos, os números também são expressivos: foram R$ 2.5 milhões investidos em 50 startups, sendo metade em cada ano, através de edital da FAPESC; e 14 empresas (nove em 2021 e 05 em 2022) participantes do programa com exit (vendidas).

Meetup Startup SC: Dentro do projeto Startup SC, o Sebrae promove um “Meetup”, onde reúne empreendedores, investidores e entusiastas de startups para discutir assuntos ligados ao ecossistema do empreendedorismo. De 2013 a 2022, já foram realizadas 49 edições que impactaram mais de 17.820 pessoas.

Startup Summit: O evento tem como objetivo reunir as comunidades, discutir tendências e gerar networking para os participantes. São ofertadas palestras dos CEOs das principais startups do Brasil, referências nacionais nas suas áreas de atuação; convidados de grandes empresas de tecnologia nacionais e internacionais. Os participantes também têm acesso a trilhas especiais para todos os pilares que reforçam um ecossistema de sucesso. Foram cinco edições, com um público aproximado de 13.800 participantes presenciais e mais de 76.000 online.

Startup Weekend:Criado em 2007 nos Estados Unidos, esse evento chegou no Brasil em 2011 e, dois anos depois, o Startup SC apoiou a realização das primeiras edições no estado. De lá para cá, mais de 8 mil pessoas foram impactadas ao longo de 93 edições do Startup Weekend SC. O objetivo do evento é incentivar empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas da área de tecnologia e inovação a compartilhar ideias, discutir projetos e desenvolver protótipos.

Missões Técnicas Internacionais: O programa tem a finalidade de levar startups catarinenses para expor em eventos internacionais. Das nove missões, sendo seis em San Francisco (evento TechCrunch Disrupt e Saastr) e três em Lisboa (Web Summit), foram 77 empresas participantes.

Jornada Startups: O programa é uma parceria do Sebrae Santa Catarina e da ACATE com o propósito de impulsionar a criação e o desenvolvimento de startups do estado. Com foco em conexão e formação empreendedora, o programa atende startups que estão desde a fase de validação até a fase de geração de demanda (operação). Nestes dois anos de existência, o Jornada Startups atendeu mais de 280 startups do estado.

Inova Startups: Com co-realização da Bossanova Investimentos, é um programa completo para o desenvolvimento das startups que alia investimento a um programa de tração de três fases com mentoria, conexões e comunidade. A cada fase, as startups classificadas recebem novos aportes, podendo chegar até R$ 635 mil por negócio, e uma intensificação do programa para acompanhar a escalada do investimento.

 

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