this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | STARTUP
250 estudantes de 7 municípios participam do Startup Summit 2024

Iniciativa do Sebrae/SC e Junior Achievement Santa Catarina fomenta Educação Empreendedora e Comunidade Empreendedora

· Atualizado em 21/08/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

      Foto: Penélope de Bortoli - Fábrica de Comunicação

Na manhã de hoje (16), o Startup Summit 2024 recebeu a visita de 250 jovens empreendedores, com idades entre 12 e 15 anos, representando sete municípios catarinenses. O evento foi promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Junior Achievement Santa Catarina (JASC) e integra o Programa Cidade Empreendedora, com foco nos eixos de Educação Empreendedora e Comunidade Empreendedora.

O encontro buscou cultivar a cultura empreendedora entre as crianças e pré-adolescentes, promovendo criatividade, inovação e a resolução de problemas sociais através de técnicas de design thinking adaptadas para o público jovem.

Alan Claumann, gerente de Competitividade do Sebrae/SC, destacou a importância da experiência para o futuro dos jovens participantes. “Os projetos de Educação Empreendedora e Comunidade Empreendedora têm como objetivo qualificar jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao participar do Startup Summit, esses jovens têm a oportunidade de interagir diretamente com o mundo da inovação e do empreendedorismo, aplicando ferramentas que ajudam a resolver problemas sociais.”

Durante o evento, os estudantes foram desafiados a explorar suas capacidades em empatia, definição de problemas, ideação, prototipagem e testes. Divididos em grupos, eles apresentaram seus desafios e soluções em um pitch final, demonstrando habilidades de comunicação e inovação para uma banca avaliadora.

Evandro Badin, diretor executivo da JASC, comentou sobre a participação dos alunos: “Os 250 jovens não só conhecem o evento, mas também trabalham na prototipagem de soluções para o desafio ‘Como tornar as cidades mais atrativas para eles?’. Junto ao Sebrae/SC, buscamos entender como os jovens podem contribuir para a construção de cidades mais modernas, inteligentes e sustentáveis, incentivando a socialização e a redução do uso excessivo de celulares.”

Rita Bermel, coordenadora de Ensino e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Mafra, ressaltou a relevância da iniciativa: “Nossa parceria com o Sebrae/SC é longa, e trouxemos os alunos para conhecer novas metodologias e aplicar esse conhecimento no futuro profissional e pessoal deles.”

Cerca de 20 alunos do 9º ano da Escola Almirante Tamandaré, de Blumenau, participaram da atividade. John Vicktor dos Santos Sutil e Gabriel Wallace Lemos compartilharam suas impressões sobre o evento:

“É um aprendizado muito divertido que nos faz pensar fora da caixa e encontrar novas soluções para problemas de uma cidade que nunca ouvimos falar. A interação pessoal, sem o uso de aplicativos, nos faz perceber a importância da comunicação sem as telas.” — John Vicktor dos Santos Sutil.

“Gostei de interagir com pessoas de outras cidades e ver que enfrentamos problemas semelhantes. No nosso grupo, desenvolvemos um projeto sobre uma praça inovadora. A experiência foi muito legal.” — Gabriel Wallace Lemos.

       Foto: Penélope de Bortoli - Fábrica de Comunicação

       Foto: Penélope de Bortoli - Fábrica de Comunicação


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?