Plataforma de inovação brasileira promove primeiro Startup Summit Global Preview em Lisboa para intercâmbio internacional e lançamento do evento no Brasil
O Sebrae Startups aterrissou em Lisboa com o Startup Summit Global Preview: Brazil Meets the World, uma prévia inédita de um dos maiores eventos para startups da América Latina. Realizado durante o Web Summit, o encontro reuniu empreendedores, investidores e atores estratégicos do ecossistema global, com a missão de aproximar a inovação brasileira do cenário internacional.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, destaca que ao conectar o ecossistema brasileiro com o mundo, o Sebrae reforça seu papel como a maior plataforma de apoio a startups do país. “Estamos abrindo portas para que a inovação nacional dialogue com investidores e parceiros globais, e também para que as startups brasileiras contribuam com soluções sustentáveis e inclusivas. É através dessa troca que impulsionamos a geração de empregos e criamos um ambiente de negócios vibrante e conectado com o futuro”.
Com mais de 400 participantes, o evento foi promovido pelo Sebrae Startups para mostrar aos investidores e às mais de 100 delegações internacionais presentes, o ecossistema de startups brasileiro e as oportunidades de negócios do país. “É uma oportunidade única para que startups brasileiras em expansão possam construir parcerias e trocar experiências com o ecossistema europeu,” diz Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC. Ele complementa, ainda, que “é o momento ideal para lançarmos internacionalmente a oitava edição do Startup Summit.”
A programação do evento contou com uma conversa exclusiva com Lucas Vargas, CEO da fintech NOMAD - uma das startups financeiras mais bem-sucedidas do país. A discussão focou no papel do Brasil como um dos principais pólos de inovação da América Latina, abordando os desafios e oportunidades que o mercado oferece para empreendedores e investidores estrangeiros.
Startup Summit 2025
Programado para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Florianópolis, o Startup Summit 2025 promete reunir empreendedores, investidores e representantes de grandes corporações e do governo. Segundo Souza, o evento reforça a importância de Santa Catarina como um hub para inovação.
Durante o pré-lançamento em Lisboa foram anunciados os primeiros palestrantes confirmados: Tom Gruber, especialista em IA, cofundador, CTO e chefe de design da equipe que criou a Siri - assistente virtual da Apple -; Flávio Augusto, fundador da empresa Wise Up e ex-proprietário do Orlando City Soccer Club e Diego Contezini, CEO da Asaas, fintech de Santa Catarina que levantou R$ 820 milhões no maior aporte em startups de 2024.
Com a expectativa de receber mais de 40 delegações internacionais, o Startup Summit 2025 visa se consolidar como um ponto de encontro global para inovação e colaboração. “A cada edição, promovemos a troca de conhecimentos e parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento do ecossistema de startups. Queremos que o evento seja uma plataforma para a internacionalização e o fortalecimento de negócios inovadores, conectando o Brasil com os principais players globais,” destaca Fábio Burigo Zanuzzi, Diretor Técnico do Sebrae/SC.
Em 2025, o Startup Summit espera atrair um público de 10 mil participantes presenciais e 30 mil online, além de contar com 200 palestrantes, 150 expositores, 250 fundos de venture capital e mais de 3 mil startups.
Prêmio Sebrae Startups
Em 2025, o Startup Summit será palco novamente do Prêmio Sebrae Startups, que já está com inscrições abertas. A competição tem como objetivo selecionar as 1.000 startups mais promissoras do Brasil, oferecendo um espaço para que essas empresas mostrem o seu potencial para o ecossistema. As 30 vencedoras dividirão uma premiação total de R$ 950 mil, além de receberem mentorias exclusivas e oportunidades de conexão com investidores e grandes players do mercado.
As startups selecionadas terão a chance de participar de uma série de atividades, como pitch reverso, onde os investidores apresentam seus interesses às startups; matchmaking, para facilitar conexões estratégicas; e sessões de mentoria especializada, que abordarão desafios específicos de cada empresa.
Para mais informações, acesse o site do Sebrae Startups e acompanhe as novidades sobre o Startup Summit (https://www.startupsummit.com.br/)
Foi um prazer te ajudar :)