this is an h1

This Content Component encountered an error
Empreendedorismo | GESTÃO
Sebrae/SC: atuação estratégica fortalece empreendedorismo no oeste

Região possui o maior número de adesões ao Programa Cidade Empreendedora para ciclo 2025/2026

· Atualizado em 24/03/2025
FAVORITAR
Botão favoritar

Mais de 38 mil pequenos negócios foram atendidos em 2024 pela Gerência Regional Oeste do Sebrae/SC, por meio das Agências de Atendimento de Chapecó e São Miguel do Oeste. Isso representa um acréscimo de 49,60% no comparativo com o ano anterior. Os números reforçam o compromisso de atuação em quatro pilares essenciais: atendimento ao micro e pequeno empreendedor da região; desenvolvimento de setores específicos; fortalecimento de parcerias estratégicas e promoção do empreendedorismo, da inclusão socioprodutiva e de capacitação de grupos vulneráveis.

Esses são alguns dos resultados apresentados nesta semana durante reunião com a Diretoria Técnica do Sebrae/SC, em Chapecó. A gerência tem abrangência em 87 municípios, mais de 130 mil empresas e possui 120 parcerias e 18 projetos em execução. As iniciativas contemplam os segmentos de alimentos e bebidas, varejo, serviços de saúde, turismo, empreendedorismo rural (bovinocultura de corte e leite, suinocultura, eficiência energética, apicultura, vitivinocultura e ovinocaprinocultura), Cidade Empreendedora, inovação, empreendedorismo feminino e internacionalização.1q

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi, explicou que foram realizadas reuniões de alinhamento em todas as regionais para verificar o andamento dos projetos aprovados no planejamento de 2024 da entidade. “Observamos como estão na fase de sensibilização, prospecção e fechamento de contratos para identificar os principais gargalos e como podemos ajudar nos processos”, explicou. O encontro também proporcionou a troca de experiências em boas práticas para simplificar a execução das ações.

Zanuzzi realçou que a Gerência Regional Oeste se destaca na execução e efetivação dos contratos com as Administrações Municipais para realização do Programa Cidade Empreendedora. Para o novo ciclo 2025/2026 a expectativa é da participação de 45 municípios do oeste e extremo oeste catarinense, sendo que 34 já assinaram o termo de adesão ao programa. “Essa é uma grande estratégia porque o Cidade Empreendedora é um guarda-chuva com 84 soluções, a exemplo de incentivo às compras governamentais, simplificação de processos administrativos, educação empreendedora e fomento a segmentos como turismo, agronegócio, indústria e comércio”.

Participaram da reunião o gerente de competitividade Roberto Tavares, o gerente de desenvolvimento territorial Alan Claumann, a chefe de gabinete da diretoria técnica Eliane da Rosa Figueiredo e o gerente de marketing e soluções Rafael Barcelos Perfeito. Apresentaram as ações prioritárias da Gerência Regional Oeste, o gerente regional Udo Martin Trennepohl e os analistas de negócios do Sebrae/SC Arildo Metzger Jacobus, Carine Ribeiro, Diana Piovesan, Gabriela da Costa Heming, Leando Pereira, Marieli Aline Musskopf, Miguel Garrido e Raquel Lorena Gobb.

 
Reunião de alinhamento para verificar o andamento dos projetos aprovados no planejamento de 2024 (Marci Páz/MB Comunicação).   

 
Reunião com a Diretoria Técnica do Sebrae/SC, em Chapecó (Marci Páz/MB Comunicação).      

 

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi, explicou que foram realizadas reuniões de alinhamento em todas as regionais (Marci Páz/MB Comunicação).     

   
Udo Martin Trennepohl, gerente regional do Sebrae/SC no oeste
(Marci Páz/MB Comunicação).          


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora
Logotipo do Sebrae
Sebrae

Chat automático

Conversa inativada

0

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.