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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Espaços de beleza: principais erros para evitar

Descubra se você está cometendo um destes 6 erros fatais para espaços de beleza e como corrigi-los de forma rápida e prática

· 19/09/2023 · Atualizado em 19/09/2023
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Principais erros de espaços de beleza e como corrigi-los

Como dono de um espaço de beleza, é fundamental garantir que seu negócio ofereça aos clientes um ambiente seguro e confiável. No entanto, mesmo com as melhores intenções, erros podem acontecer.

E quando se trata de serviços de beleza, esses erros podem ter consequências graves para a satisfação do cliente, podendo prejudicar a reputação do seu negócio.

Neste artigo, vamos discutir os erros mais comuns cometidos por espaços de beleza e fornecer dicas úteis para te ajudar a evitá-los. Leia atentamente e aprenda como garantir que seu salão ofereça aos clientes serviços de qualidade, seguros e satisfatórios.

1 - Deixar de lado a gestão financeira

Saber cuidar do dinheiro que entra e sai do seu salão é uma parte fundamental de qualquer negócio, e os espaços de beleza não são exceção. Se você não mantém registros financeiros atualizados ou não gerencia seu fluxo de caixa de forma correta, pode acabar enfrentando sérias dificuldades que podem te levar à falência.

Outro erro muito comum é misturar o dinheiro da empresa com o seu, pagando contas pessoais com o dinheiro do negócio, entre outras coisas. A solução, aqui, é separar as finanças e realizar apenas uma retirada, como se fosse o seu salário.

Todo o restante deve permanecer no caixa do salão a fim de pagar as contas do espaço, realizar investimentos, comprar os produtos necessários, etc.

2 - Não se manter atualizado

O mercado da beleza está em constante mudança, com novas tendências e tecnologias surgindo a cada dia. Muitos espaços vêm se especializando em determinados nichos, como cabelos cacheados, afros ou tinturas.

Caso você não acompanhe essas mudanças e não ofereça serviços e produtos inovadores, pode acabar perdendo clientes para concorrentes mais atualizados. Por isso, faça cursos, procure pelas novidades do seu setor e se especialize. Só assim você vai conseguir novos clientes e manter os atuais.

Podemos destacar aqui também a falta de treinamento dos seus funcionários, caso você tenha. Se a sua equipe não estiver atualizada sobre técnicas e tendências, não conseguirá oferecer um bom atendimento aos clientes, o que pode levar a uma redução da clientela e à consequente queda nas receitas.

3 - Negligenciar os investimentos em marketing

Falando em atrair e manter clientes no seu espaço de beleza, uma coisa fundamental é investir em marketing e propaganda. É por meio do marketing que você vai conseguir promover seus serviços, ganhando uma maior visibilidade no mercado e, consequentemente, atraindo novos consumidores.

Para isso, você pode utilizar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, postando um pouco sobre o dia a dia do seu salão, compartilhando fotos dos clientes, falando um pouco sobre as novas tendências, produtos que você utiliza e muito mais.

Outra ferramenta muito interessante para aparecer na internet é o Google Meu Negócio. Com ele, você cria um card que aparece no Google sempre que alguém pesquisar pelo seu espaço. Nesse card, você pode incluir informações como telefone de contato, endereço, serviços prestados, fotos e até responder dúvidas de clientes e potenciais clientes.

Além disso, você pode criar campanhas e pacotes específicos para algumas épocas do ano, como Dia das Mães, Natal e Carnaval. Temos certeza que isso vai movimentar ainda mais o seu negócio.

4 - Não ter foco no cliente

O sucesso de um espaço de beleza depende da satisfação do cliente. Por isso, é importante que você, enquanto dono ou dona, tenha sempre o foco na experiência do cliente e se preocupe em satisfazer suas necessidades e expectativas, visando sempre a um atendimento de excelência.

Um grande exemplo em que muitos espaços erram é no atendimento. Quando chega alguma reclamação, seja via redes sociais ou mesmo presencialmente, ouvir com atenção, definir os pontos de melhoria e corrigir o erro é essencial. Evite “bater boca” com o consumidor, pois isso pode prejudicar a sua reputação e afastar os clientes.

5 - Não prestar atenção em higiene e segurança

A higiene e a segurança são fundamentais em qualquer espaço de beleza. Os clientes esperam que o local esteja limpo, organizado e que os funcionários sigam padrões de higiene e segurança rigorosos. Além disso, a utilização de equipamentos, ferramentas e produtos inadequados ou mal conservados pode resultar em danos à saúde e à integridade física dos clientes.

Por isso, é fundamental que você fique atento às normas e regulamentações específicas do setor, garantindo que o ambiente seja limpo e higienizado regularmente e que os equipamentos e produtos sejam mantidos em bom estado e substituídos quando necessário.

A falta de atenção à higiene e segurança pode resultar em danos irreparáveis à imagem do negócio, perda de clientes e, claro, de faturamento.

6 - Não ter um planejamento estratégico

Por fim, um outro erro fatal que muitos negócios de beleza cometem é não ter um planejamento estratégico, ou seja, não sabem onde querem estar daqui a alguns anos. Sem um planejamento adequado, é complicado tomar decisões, e você pode acabar perdendo grandes oportunidades, além de não estar preparado para lidar com imprevistos.

Um bom planejamento estratégico deve incluir análise do mercado, estudo dos concorrentes, identificação das principais oportunidades e desafios, definição de metas e objetivos claros e estabelecimento de um plano de ação para alcançá-los.

Além disso, é importante que o plano seja revisto e atualizado todo ano para garantir que o negócio esteja sempre adaptado às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.

A sua falta pode levar a decisões de investimento inadequadas, perda de oportunidades, aumento dos custos e redução da eficiência, prejudicando as finanças do negócio e podendo até mesmo levar à falência.

Agora que você já conhece os principais erros que podem levar seu espaço de beleza à falência, saiba que o Sebrae-SP pode te ajudar a corrigir todos eles, além de identificar alguns outros problemas.

 

Aqui na Vitrine Sebrae, você encontra diversos artigos com dicas práticas, ou você pode ir ao Sebrae mais próximo e conversar com um de nossos especialistas.


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