Confira aqui dicas para entender melhor a ferramenta
O Modelo de Negócios ou Canvas é uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores e empresas, para iniciar um negócio ou inovar nas empresas já constituídas.
A ferramenta tem como objetivo levantar e descrever os aspectos mais importante para verificar a viabilidade da sua ideia de negócio. Para as empresas em atuação, o Canvas pode auxiliar na visualização das novas ações e inovações que se pretende fazer.
Por meio do preenchimento do quadro é possível visualizar a criação, a entrega e a captura de valores de negócio, verificando se tudo se encaixa.
O modelo é composto por nove áreas que compõem um negócio, agrupados em quatro questões que devem ser respondidas:
O que?
A resposta será a proposta de valor do seu negócio ou ação. A proposta de valor é o motivo pelo qual as pessoas adquirem seus produtos ou serviços. Estabelecer o valor da sua empresa, vai muito além de definir produto ou serviço, é determinar a razão pela qual sua empresa se diferencia das demais. Pense se estará atendendo a uma necessidade, resolvendo um problema ou melhorando alguma situação existente.
Para quem?
Para definir a quem se destina seus produtos ou serviços, o quadro traz os seguintes blocos:
- Segmento de cliente: Defina o público que deseja atender. Determine seus consumidores conforme o seu comportamento de compra, hábitos de consumo, preferências, dados demográficos e socioeconômicos.
- Canais: De qual forma os seus produtos ou serviços chegarão aos clientes? Estabeleça se será por meio de distribuidores, por atacado, venda direta, loja física ou online. Os canais serão integrados?
Lembre-se, com a internet e a melhora da experiência do cliente ao consumir produtos e serviços, os clientes esperam mais comodidade e flexibilidade, assim quanto mais curto for o caminho que seu cliente fizer até você, melhor.
- Relacionamento com clientes: Decida as estratégias para conquistar e manter uma boa relação com seus clientes, tornando-os fiéis ao seu negócio e ampliando as vendas. Procure entender quais são as necessidades e hábitos do seu consumidor e pense em estratégias que se adequem a isso.
Após definir os requisitos acima, você está pronto para descobrir como e quanto ganhará. Nesta hora, defina o quinto bloco do quadro, fontes de receita, ele tratará basicamente de quanto e como os clientes pagarão pelo produto ou serviço que oferece.
Como?
Todo negócio precisa de uma estrutura para funcionar. Então pense e determine os seguintes pontos:
- Recursos principais: Tudo o que precisa para fazer o seu negócio funcionar. Liste os quatro tipos de recursos essenciais:
- Físicos (máquinas, equipamentos, móveis e o local);
- Intelectuais (colaboradores que tenham conhecimentos e habilidades que desenvolverão a sua proposta de valor);
- Humanos (equipe auxiliar para executar as atividades);
- Financeiros (capital próprio que fará o negócio funcionar).
- Atividades principais: é o que constituirá todas as ações mais importantes e necessárias para o funcionamento do seu negócio. Desde as atividades relacionadas diretamente à produção do produto ou a prestação do serviço até as tarefas administrativas como pagar uma conta ou um fornecedor.
- Parceiros principais: Liste fornecedores e parceiros que podem ajudar na otimização e redução de riscos no negócio.
Quanto?
Chegamos a última parte do quadro, a estrutura de custos, nela você levantará todos os custos envolvidos na operação do negócio para realização da proposta de valor.
Após a finalização do modelo de negócios, observe atentamente se todos os blocos estão em harmonia. Veja se sua proposta de valor atende o segmento de clientes, ou se as receitas são suficientes para cobrir os seus custos. Se encontrar algo que não está encaixando, pense, encontre uma solução e refaça. Esteja sempre de olho no seu modelo e o atualize-o sempre que puder. Afinal de contas, mudanças constantes fazem parte do processo de empreender.
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