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Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Como elaborar um plano de negócios?

Para aumentar as chances de sucesso do seu investimento, faça um plano de negócios.

· 08/02/2018 · Atualizado em 08/02/2018
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Um dos primeiros passos para quem quer empreender é elaborar um plano de negócios. O plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio, e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

Esse documento irá orientar o empreendedor na busca de informações detalhadas sobre os produtos e serviços que irá oferecer. O plano auxilia o empresário a estudar os clientes, concorrentes, fornecedores, e principalmente, sobre os pontos fracos e fortes do negócio, colaborando para a identificação da viabilidade da ideia do negócio.

A seguir o passo a passo de como elaborar seu plano de negócio:

Sumário executivo: nele antecipam-se aspectos importantes do plano para fornecer uma ideia sobre cada seção, por ser um resumo é a última parte a ser escrita. O sumário precisa ser simples e conciso, com três páginas no máximo e com cinco minutos de leitura, deve despertar o interesse do leitor e precisa transmitir o profissionalismo ou objetivo do projeto da empresa.

Nele deverá constar uma breve descrição da empresa, dados dos empreendedores, os diferenciais competitivos da empresa, a missão, produtos ou serviços oferecidos, público-alvo que será atendido, setores de atividades, a localização da empresa, fonte de recursos, enquadramento tributário e forma jurídica.

Análise de mercado: Essa é uma das principais partes da elaboração do plano, ajudando o empresário compreender o mercado aonde vai atuar. O empreendedor precisa estudar e analisar quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de descrever quais são os principais produtos ou serviços que serão oferecidos.

O levantamento dessas informações vai traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo pelo caminho que deseja para os seus futuros clientes. Os resultados auxiliarão futuramente a definir as estratégias de marketing para o futuro negócio.

Plano de marketing: Ele ajudará a definir as principais ações estratégicas de divulgação para o negócio. Nele mostrará de forma estruturada como a empresa irá ofertar seus produtos e serviços. O plano de marketing descreve todas as atividades envolvidas na venda e ajuda a definir a melhor estratégia, mostrando a direção que a empresa deverá seguir.

Neste processo é preciso conter a meta de vendas, descrição de todos os produtos, concorrência direta e indireta, objetivos de preço de venda (descontos, sazonalidade nos preços), localização (regiões de venda, transporte e logística), atividades de promoção (publicidade, feiras e eventos), treinamento de vendas e estratégias de crescimento.

Plano operacional: Esse processo envolve o layout, os processos operacionais, a necessidade de pessoal e a capacidade produtiva, comercial e serviços.

O empreendedor analisará a capacidade da empresa de produzir um produto ou prestar um serviço, isso dependerá a quantidade de colaboradores, clientes e produtos que poderão ser atendidos de acordo com a estrutura do local.

É importante que nessa sessão estejam relacionados os equipamentos e materiais utilizados, a quantidade de pessoas e tempo demandado para cada etapa.

Plano financeiro: Depois de todos os processos, é importante que o empresário saiba se o negócio é financeiramente viável. A avaliação financeira tem a finalidade de avaliar se a organização consegue manter-se operante sob o aspecto financeiro. Para isso é preciso saber qual o investimento necessário para implementação do negócio, quais as estimativas de faturamento, custos e demonstrativos de resultado. O documento deve conter as estimativas de custos iniciais, de despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa projetado e estimativa dos lucros.

Construção de cenários: Essa é a etapa final do seu plano, e ela consiste na análise dos riscos e oportunidades que sua empresa pode enfrentar futuramente. A análise de cenários traz um maior entendimento dos riscos. Simule valores e situações diversas, prepare os cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas e otimistas. Desenhe diferentes estratégias para ambas situações, pense em ações para prevenir as adversidades ou para potencializar situações favoráveis.

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