Entenda como funciona os cálculos de valor de um negócio
Existem alguns momentos em que calcular o valor da empresa se faz necessário, quando se deseja comprar uma empresa já existente no mercado, avaliar o valor do próprio negócio ou na saída de um sócio.
Para fazer esse cálculo, há alguns métodos utilizados. O consultor do Sebrae em São Paulo, João Carlos Natal explica a maneira mais apropriada de avaliar empresas:
Em primeiro lugar é muito importante o acompanhamento de uma auditoria contábil e jurídica para avaliar todos os aspectos do negócio existente, especialmente para evitar uma sucessão de tributos e riscos trabalhistas pré-existentes.
É preciso fazer uma análise de todos os contratos, obrigações trabalhistas, previdenciárias e de impostos. Os contratos, especialmente de locação do ponto, fornecimentos e outros do local, devem ser examinados para assegurar que podem ser cedidos ou assumidos pelo novo dono sem a necessidade de autorização da outra parte.
Na análise das obrigações trabalhistas, previdenciárias e impostos, caso seja identificado algum imposto e obrigações a pagar, tal passivo deve ser descontado do preço, quitado ou negociado, para assegurar que a compra seja livre de encargos inesperados.
Financeiramente, os métodos de cálculo do valor do negócio mais conhecidos e divulgados são os que utilizam múltiplos (de faturamento, de fluxo de caixa ou ainda de resultados ajustados) e os que utilizam projeções de resultados e fluxos de caixa posteriormente trazidos a valor presente - FCD - Fluxo de Caixa Descontado.
O método do FCD – Fluxo de Caixa Descontado é uma projeção daquilo que sua empresa poderá produzir no futuro, com os descontos do tempo que isto levará e dos riscos assumidos. Portanto, o valor avaliado da sua empresa no Fluxo de Caixa Descontado é medido pela quantidade de recursos que serão gerados no futuro, acrescida ao seu valor nos dias atuais, e subtraindo-se o tempo e o risco associados a essas estimativas vindouras.
Os métodos que usam múltiplos são simplificações de cálculos mais complexos, fundamentados em projeções de resultados futuros. Esses valores facilitam a definição de parâmetros que certamente deverão ser ajustados com o andamento das negociações, o valor inicial normalmente irá necessitar de ajustes. Para fazer uma projeção, será necessário também definir o período de tempo a ser projetado. Utiliza-se como regra o tempo do retorno do investimento (24 meses = 02 anos) ou o período do ciclo do negócio (60 meses = 05 anos), como regra geral.
IMPORTANTE: O que estabelece o valor de uma empresa são os resultados futuros a serem contabilizados pela empresa por meio dos valores atuais do negócio, ou seja, o que precisa ser valorado são os resultados futuros daquilo que você conseguiu construir até o momento em sua empresa. Entretanto, todos esses cálculos serão uma aproximação do valor do negócio.
O ideal é consultar um especialista para definir os parâmetros de valor mais adequados para o seu negócio.
Quer entender mais do assunto e tirar suas dúvidas, consulte um consultor Sebrae, ligue 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)