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Empreendedorismo | GESTÃO
O que é comércio varejista? Descubra seus tipos e tendências para 2023

Dúvidas sobre o que é comércio varejista? Aqui você aprende tudo sobre o tema e descobre as principais tendências para 2023.

· 05/06/2023 · Atualizado em 19/06/2023
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Grande parte das pessoas que decidem empreender no Brasil acabam escolhendo o comércio varejista. Essa escolha é bastante gratificante, porém envolve diversos desafios.

Assim como outras profissões, o varejo também exige grande compromisso e esforço até que você consiga se estabilizar e crescer no mercado. Por isso, manter o foco e estar bem informado é muito importante.

Agora, que tal conhecer melhor o comércio varejista e ter as melhores dicas para arrasar este ano? Continue a leitura e descubra!

O que é comércio varejista?

De forma simples, o comércio varejista é aquele que vende o produto diretamente para o consumidor final. Ou seja, quem compra é a mesma pessoa que vai utilizar o produto ou serviço.

Essa venda pode acontecer diretamente do fabricante para o consumidor ou então por meio de uma outra empresa, que compra do fabricante ou distribuidor e revende para o cliente final.

Aqui, é importante que você saiba que o comércio varejista pode operar de forma física ou virtual. Outra característica importante é que as quantidades comercializadas pelo varejo, por pessoa, geralmente são menores.

Diferença entre atacado e varejo

Agora que você já conhece algumas características do varejo, chegou a hora de descobrir o que difere um comércio varejista de um atacadista. Vamos lá?

Quantidade de produtos

A primeira grande diferença entre esses dois modelos de comércio é a quantidade de produtos. Enquanto o varejo geralmente limita a quantidade de produtos que podem ser comprados por pessoa, no atacado isso não acontece. O cliente pode comprar a quantidade que quiser, desde que esteja disponível no estoque.

Tipos de clientes

Outra diferença está nos tipos de cliente que são atendidos. O comércio varejista tem foco no cliente final, o famoso CPF. Já o comércio atacadista costuma vender para todos os tipos de clientes, como pessoa física ou empresas (CNPJ).

Valores praticados

Por fim, outra grande diferença entre os dois está nos valores praticados. Isso porque, como o atacado vende em grandes quantidades, é possível ter um poder de barganha melhor, podendo praticar valores diferenciados e até dando margem para boas negociações.

Tipos de comércio varejista

Existem vários tipos de comércio varejista. Separamos alguns tipos que são tendência para 2023 para você conhecer e saber mais. Vem comigo!

Supermercado

Vamos começar por um dos tipos de varejo mais comuns. Todo mundo conhece um supermercado, não é mesmo? Seu conceito é bastante simples: ter disponíveis, e organizados, os produtos essenciais de alimentação, limpeza e higiene.

Outros, como o hipermercado, acabam trazendo uma variedade maior de produtos, marcas e categorias, como bazar, beleza e importados.

Loja de conveniência

Outro varejo muito conhecido são as lojas de conveniência. A sua característica principal é estar aberta em horários incomuns, como nas madrugadas, e ter disponíveis itens básicos de alimentação, como bolachas e lanches rápidos, bebidas e alguma coisa de higiene pessoal.

Normalmente, essas lojas ficam localizadas em postos de gasolina, farmácias e outros locais fora dos grandes centros.

Outlet

Um tipo de varejo que vem ganhando muito mercado são os outlets. Eles são lojas de grandes marcas, nacionais e internacionais, que comercializam seus produtos por um preço bem abaixo do mercado.

Os itens geralmente são de coleções passadas, por isso os valores menores quando comparados às outras lojas.

Especialista

Por fim, existe o comércio especialista. Aqui estão categorizadas aquelas lojas que vendem apenas uma marca ou que atendem um segmento muito específico. Elas têm produtos que dificilmente são encontrados em outros locais e, por isso, acabam tendo valores diferenciados.

Dicas para vender mais no varejo em 2023

Como você já sabe o que é comércio varejista, seus tipos e características, chegou a hora tão esperada. Vamos conhecer algumas tendências e dicas para fazer seu negócio se destacar e vender muito mais em 2023!

Aposte no digital

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos, e as compras pela internet estão se tornando cada vez mais parte dessa rotina. Um dos motivos é a praticidade de comprar e receber em casa e de pesquisar preços com muito mais rapidez.

Por isso, se você ainda não está presente na rede, seja por meio das redes sociais ou com uma loja própria, chegou o momento de estudar mais o assunto e apostar no digital.

Foque na experiência do cliente

Outro ponto muito importante é proporcionar uma boa experiência para o seu cliente. E ela começa por uma loja limpa e organizada, com atendentes educados e prestativos. Nada de cara feia ao atender o consumidor, viu?

A experiência do cliente não termina na hora da venda. Ela também envolve os meios de pagamento do seu estabelecimento e o pós-venda.

Conheça seu público

Mais uma dica que fará grande diferença no seu comércio varejista é conhecer as pessoas para quem você deseja vender. Assim, você vai conseguir fazer uma divulgação mais certeira, atraindo o público certo para a sua loja.

Tenha uma marca

A nossa última dica para o seu comércio bombar em 2023 é: tenha uma marca. Isso mesmo que você leu. Construir a sua marca ajuda na lembrança do consumidor, constrói reputação, melhora a sua comunicação e também permite diversas ações para fidelizar seu público.

Além disso, para ter ainda mais sucesso, conte com a ajuda do Sebrae. Temos soluções completas para fazer o seu restaurante dar certo e atrair mais clientes, como cursos, conteúdos e programas especiais para empreendedores.

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