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Wed May 31 12:23:30 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Vantagens e desvantagens de fazer delivery

Separamos aqui as vantagens e desvantagens de fazer delivery. Analise cada uma delas e veja o que se encaixa mais nos objetivos do seu negócio.

· 31/05/2023 · Atualizado em 31/05/2023
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Oferecer mais comodidade

 

O principal motivo da grande procura pelo serviço de delivery é a comodidade que ele proporciona. Afinal, só é preciso uma ligação ou alguns cliques em um aplicativo para realizar um pedido. Por isso, essa é a principal vantagem de fazer delivery: oferecer mais comodidade para os seus clientes.

 

Atrair mais clientes

 

Imagine a situação: um cliente está utilizando um aplicativo de delivery e pesquisando opções de restaurante para fazer um pedido. Se o seu estabelecimento não estiver lá, é uma venda perdida. Isso vale tanto para clientes que já compram com você e que podem optar por outros restaurantes se você não oferecer a entrega por delivery quanto para novos clientes que costumam utilizar este serviço com frequência e que poderiam considerar seu estabelecimento na hora de fazer um pedido.

 

Aumentar seu faturamento

 

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o Brasil movimenta mais de R$ 10 bilhões no mercado de delivery. Isso significa que muitas pessoas utilizam esse serviço, o que, consequentemente, é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio.

 

Melhorar o atendimento

 

Ninguém gosta de esperar muito tempo por um pedido, não é? Além disso, como falamos, muitas pessoas têm um dia a dia corrido e com pouco tempo disponível para comer fora. Nesses casos, o delivery contribui para melhorar e agilizar o atendimento no seu bar ou restaurante.

 

Outro ponto positivo para o atendimento é que os possíveis erros nos pedidos se tornam menores com o delivery, pois, com ele, é possível gerenciar melhor as operações do seu estabelecimento. Isso porque a maioria dos aplicativos específicos para serviço de delivery permitem que você verifique informações importantes sobre seu negócio, como:

 

  • produtos mais comprados;
  • ticket médio do seu estabelecimento;
  • promoções e preços que mais agradam o seu público.

 

Esses dados podem ser utilizados para criar estratégias para o seu negócio e melhorar ainda mais seu atendimento.

 

Reduzir custos

 

Com a entrega de pedidos por delivery, mesmo se o número de clientes do seu bar ou restaurante aumentar, você não precisa se preocupar em gastar mais com recursos para o atendimento presencial, como contratação de novos colaboradores e ampliação da estrutura física do seu estabelecimento (aumento no aluguel e contas de água e energia, por exemplo). Essa redução de custos, além de ser positiva para o seu planejamento financeiro, é uma oportunidade de investir em outras áreas do seu negócio, como promoções ou novos produtos.

 

Desvantagens de fazer delivery

 

As desvantagens do delivery estão mais relacionadas ao uso de aplicativos específicos que oferecem esse tipo de serviço. Veja algumas delas abaixo.

 

Falta de personalização

 

Os aplicativos de delivery são pensados para o cliente e não para o seu bar ou restaurante. Por isso, não existe a possibilidade de personalizar seu perfil no aplicativo ou se destacar de alguma forma. A experiência final do consumidor é com a marca da empresa de entrega (lembrando que isso não impede que ela também tenha uma visão positiva do seu estabelecimento, se ficar satisfeita com o pedido).

 

Pagamento de taxas para as empresas

 

Para ter o seu restaurante em um aplicativo de delivery, é preciso pagar uma taxa, que é revertida para promoções, marketing e lucro da empresa de entrega. Nesse caso, vale a pena pesquisar sobre as opções de aplicativos disponíveis no mercado e os valores das taxas de cada um deles, sempre lembrando que, como seus custos com recursos de atendimento presencial tendem a diminuir, até mesmo o pagamento dessa taxa pode ser vantajoso para o seu negócio.

 

Como utilizar o serviço de delivery?

 

Você analisou as vantagens e desvantagens de fazer delivery, notou interesse do seu público por esse serviço e decidiu que oferecer entregas em casa é uma boa opção para o seu bar ou restaurante? Então, chegou a hora de entender como fazer isso de forma correta.

 

O primeiro passo é analisar o mercado e a concorrência para entender quais são as práticas mais comuns do seu segmento e a média de preços dos produtos nesse serviço. Depois, você precisará definir os recursos que serão direcionados para o delivery, como despesas e colaboradores responsáveis por preparar os pedidos online.

 

Por fim, analise se você vai terceirizar o serviço e contratar aplicativos de delivery ou se vai ter a sua própria frota e equipe para realizar as entregas. Apesar de ter que realizar o pagamento de taxas para os aplicativos, como falamos anteriormente, lembre-se que ao optar pela segunda opção, você terá gastos com a manutenção dos veículos, o combustível e o salário dos colaboradores. O ideal é calcular e analisar o que vale mais a pena para o seu negócio.

 

Como você viu, o delivery é uma ótima opção para atrair clientes e oferecer mais comodidade a eles. Além disso, as vantagens para o seu negócio são excelentes e até mesmo as desvantagens acabam sendo superadas por elas.

 

Resumindo: o delivery ajuda seu bar ou restaurante a conquistar espaço, diversificar seu público e ampliar suas vendas. Basta ter tudo na ponta do lápis e planejar cada estratégia de forma correta para conseguir oferecer um serviço de delivery de qualidade para seus clientes.

 

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