Estas 10 dicas te ajudarão a criar e manter um bom relacionamento com parceiros de negócios
Um bom relacionamento é a chave para ótimos negócios. Seja com clientes ou com fornecedores, o empreendedor precisa manter um contato próximo e se atentar a alguns pontos importantes na hora de escolher seus parceiros de negócio.
Ter clara a demanda da sua empresa, a sazonalidade e o mercado no qual está inserido são alguns dos temas que devem ser tratados na negociação com fornecedores e que podem influenciar na lucratividade e competitividade da sua empresa.
Outras dicas para quem quer negociar melhor com os fornecedores e conseguir negócios mais rentáveis são:
1. Pesquise quem fornece o que você precisa pelo menor preço e também os fornecedores com maior qualidade, crie relacionamentos, negocie, mas não fique preso apenas a um. É sempre bom ter outras opções na “manga”.
2. Saiba quais são suas necessidades, desde quantidades, materiais, até prazos e valores. Ao passar esse conhecimento, você ganhará mais respeito da empresa com quem negocia, pois todos trabalham melhor com prazos definidos e valores combinados com antecedência.
3. Conheça os seus limites de preço, prazo e condições, e tenha os números claros durante a negociação. Estabeleça quais são os limites para a negociação e até quanto a empresa pagaria pelo serviço a ser prestado.
4. Tire vantagem da sazonalidade, ou das chamadas boas compras no mercado. Prepare-se financeiramente para comprar uma quantidade maior nessas épocas, melhorando o valor médio do seu estoque e trazendo uma margem maior na estrutura do preço de venda do seu produto/mercadoria.
5. Compre à vista e use esta vantagem como estratégia de negociação para obter um bom desconto com o fornecedor. Importante apontar que, essa é uma estratégia que deve ser fundamentada pelo fluxo de caixa da sua empresa e pelo giro do seu estoque, pois de nada adianta comprar produtos/mercadorias que ficarão parados no seu estoque.
6. Quando possível, aposte na compra casada e veja quais produtos a sua empresa poderá adquirir com o mesmo fornecedor. Com certeza a proposta de uma compra casada reduzirá o valor dos itens a serem adquiridos.
7. Crie parcerias. Na negociação com seus fornecedores, faça propostas de parcerias que sejam benéficas para ambos, como, por exemplo, negocie um prazo maior de pagamento, o que beneficiará o seu fluxo de caixa e em contrapartida, seu fornecedor terá a garantia de compra em uma próxima negociação
8. Avalie a qualidade com frequência para motivar a competitividade entre os fornecedores. Se uma empresa oferecer um valor muito abaixo do mercado, avalie o custo X benefício dessa negociação.
9. Oficialize tudo no contrato. Registre todas as condições em um contrato. É a segurança que, tanto a sua empresa quanto a empresa contratada irão cumprir com as obrigações e deveres do acordo.
10. Aprimore suas técnicas de negociação com o vídeo abaixo e o curso EAD – Negociação.
Veja também:
Foi um prazer te ajudar :)