Faça o check list e descubra como melhorar a competitividade do negócio.
O desperdício é o grande inimigo da competitividade no seu negócio. Se você não tem o controle total de todas as partes da empresa, pode estar sofrendo com perdas que nem imagina.
O consultor do Sebrae de São Paulo, Anderson Santos, preparou um roteiro com dicas para te ajudar a identificar possíveis fontes deste problema:
Cuidado com a superprodução ou falta de estoque
Se está com produção em excesso, gera mais estoque que o necessário. Se for menor, pode prejudicar as vendas. Este preparo deve ser feito sempre na medida para não sobrar ou faltar.
Não tolere defeitos
Falhas na produção, baixa qualidade dos insumos e erros podem gerar ainda mais prejuízos financeiros, além de comprometer a qualidade e segurança do produto final em alguns casos
Faça a manutenção corretiva
Paralisações na produção por quebra de maquinas e/ou ferramentas podem gerar atrasos e consequentemente, perdas financeiras.
Atenção ao retrabalho
Atividades sendo realidades pela 2ª vez por falhas nos produtos e/ou processos também são responsáveis por sérios atrasos e isso pode comprometer sua relação com fornecedores e até clientes.
Adeque os processos
Executar de atividades por meio de procedimentos e/ou ferramentas inadequadas também são fontes de graves desperdícios.
Excesso ou falta de estoque
Excesso de material resultando em custos excessivos, ou, falta de produtos impactando na redução do faturamento
Para entender melhor sobre outras fontes de desperdício e como melhorar a competitividade da sua empresa, conte com o Sebrae. Consulte o escritório mais próximo de você AQUI e conheça nossas soluções e programas.
Foi um prazer te ajudar :)