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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar um café

Para ter sucesso no ramo de cafeteria é preciso fazer um bom planejamento e investir em profissionais qualificados.

· Atualizado em 19/06/2017
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Apresentação

O café é uma paixão nacional e o sonho de muitos empreendedores é abrir uma cafeteria. Para que o sonho se torne realidade algumas dicas são preciosas: comece com um bom planejamento, contrate os profissionais certos e invista em equipamentos e produtos adequados.

O fator determinante para quem quer abrir uma cafeteria é entender tudo sobre café, não apenas sobre o tradicional, mas os demais tipos também devem ser estudados. Isso facilitará na contratação de funcionários, compra de equipamentos e no próprio planejamento do negócio.

Uma das opções é contratar um barista, que é o profissional especializado em cafés, ele conhece desde a classificação de grãos até receitas de bebidas diferenciadas. Investir em um especialista pode ser o grande diferencial do seu negócio e impactar no aumento das vendas. 

Plano de negócios

Para aumentar as chances de sucesso do seu investimento, faça um plano de negócios. O planejamento ajudará a ter uma visão geral do negócio, desde definição do local, da necessidade de reformas, decoração, equipamentos, capital de giro, funcionários, etc. O objetivo principal de elaborar um plano de negócios é identificar as oportunidades e os riscos do investimento, para que não haja surpresas desagradáveis no futuro.

Quer saber mais, leia a cartilha:

Plano de Negócios: o aliado mais importante da empresa – Clique aqui.

Participe da oficina:

Começar Bem: Plano de Negócio – Clique aqui

Estrutura do negócio

Existem dois formatos de cafeterias que podem ser adotados pelos empreendedores:  modelo restaurante ou quiosque.

Independente do modelo escolhido o espaço da cafeteria deve contemplar:

  • Salão;
  • Balcão;
  • Estoque de matéria-prima;
  • Depósito de material de limpeza;
  • Cozinha;
  • Banheiros para clientes;
  • Banheiros para funcionários;
  • Escritório.

 Promova o seu negócio

A divulgação é um fator essencial em todas as fases do negócio, no início é ainda mais importante, pois os clientes ainda não conhecem a cafeteria. É necessário identificar o seu público-alvo, o local onde eles estão inseridos, os lugares que frequentam, os seus gostos, etc.

Participe da Oficina Promover e Divulgar para vender, e saiba como planejar adequadamente as ações promocionais e as divulgações que serão realizadas, e analisar o resultado dessas ações que visam o aumento das vendas. 

Saiba Mais

Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

Fonte: Exame, Sebrae MG


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