Para ter sucesso no ramo de cafeteria é preciso fazer um bom planejamento e investir em profissionais qualificados.
O café é uma paixão nacional e o sonho de muitos empreendedores é abrir uma cafeteria. Para que o sonho se torne realidade algumas dicas são preciosas: comece com um bom planejamento, contrate os profissionais certos e invista em equipamentos e produtos adequados.
O fator determinante para quem quer abrir uma cafeteria é entender tudo sobre café, não apenas sobre o tradicional, mas os demais tipos também devem ser estudados. Isso facilitará na contratação de funcionários, compra de equipamentos e no próprio planejamento do negócio.
Uma das opções é contratar um barista, que é o profissional especializado em cafés, ele conhece desde a classificação de grãos até receitas de bebidas diferenciadas. Investir em um especialista pode ser o grande diferencial do seu negócio e impactar no aumento das vendas.
Para aumentar as chances de sucesso do seu investimento, faça um plano de negócios. O planejamento ajudará a ter uma visão geral do negócio, desde definição do local, da necessidade de reformas, decoração, equipamentos, capital de giro, funcionários, etc. O objetivo principal de elaborar um plano de negócios é identificar as oportunidades e os riscos do investimento, para que não haja surpresas desagradáveis no futuro.
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Existem dois formatos de cafeterias que podem ser adotados pelos empreendedores: modelo restaurante ou quiosque.
Independente do modelo escolhido o espaço da cafeteria deve contemplar:
- Salão;
- Balcão;
- Estoque de matéria-prima;
- Depósito de material de limpeza;
- Cozinha;
- Banheiros para clientes;
- Banheiros para funcionários;
- Escritório.
Promova o seu negócio
A divulgação é um fator essencial em todas as fases do negócio, no início é ainda mais importante, pois os clientes ainda não conhecem a cafeteria. É necessário identificar o seu público-alvo, o local onde eles estão inseridos, os lugares que frequentam, os seus gostos, etc.
Participe da Oficina Promover e Divulgar para vender, e saiba como planejar adequadamente as ações promocionais e as divulgações que serão realizadas, e analisar o resultado dessas ações que visam o aumento das vendas.
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Fonte: Exame, Sebrae MG
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