O Sebrae São Paulo preparou dicas para você promover o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo
O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de usuários no Instagram, e segundo dados da Revista Exame as pessoas passam cerca de 21 de minutos todos os dias no aplicativo. Para fazer a divulgação da sua marca no Instagram não é necessário realizar nenhum investimento, além de baixar o aplicativo e ser criativo na hora de divulgar sua marca, produto ou serviço.
Em relação ao gênero dos usuários do Instagram, o público é bem diversificado entre homens e mulheres, e boa parte desse público está acostumado a fazer compras pela internet, o que aumenta o potencial de consumo dos usuários desta plataforma.
1. Defina a imagem que você pretende passar para o seu público
Seu negócio faz parte de qual segmento de mercado? Essa é a primeira pergunta a ser feita pelo empreendedor. Em seguida pense na imagem que você deseja passar. Uma imagem mais jovial, mais descolada, mais específica, etc. Por exemplo: Loja de roupas de varejo. A imagem é um ponto crucial para despertar o interesse do público, a forma como as roupas são divulgadas na plataforma e a frequência da divulgação. Uma foto por dia, duas fotos ou mais. Isso deve ser definido durante o planejamento de comunicação do negócio.
2. Analise a concorrência
Da mesma forma que é importante estar atento ao preço praticado pela concorrência, é extremamente necessário que o empresário acompanhe a comunicação da concorrência na plataforma. Os recursos que eles estão utilizando, a forma de comunicação utilizada e o engajamento do público por publicação, para analisar o que faz sucesso na rede.
3. Atendimento ao cliente
Esta plataforma pode ser mais um canal de atendimento da empresa com o cliente. As pessoas estão com a rotina cada vez mais acelerada e buscam nas redes sociais uma forma de atendimento mais rápida e satisfatória. Prezar por um bom atendimento neste canal é uma ótima oportunidade para diferenciar o seu negócio da concorrência.
4. Utilize hasthags
No Instagram é possível utilizar até 30 hashtags, isso significa que são 30 oportunidades para a sua marca ser encontra por um potencial cliente. Por isso é essencial utilizar hashtags relacionados ao seu negócio, isso facilitará a busca do usuário.
5. Aumente o número dos seus seguidores
Elaborar campanhas que estimulem a interação dos usuários é uma boa estratégia para aumentar o número de seguidores nessa rede social. Criar competições de fotos, fazer parcerias com outros perfis, criar hashtags, ou até mesmo investir comprando uma publicação de uma pessoa influente no seu setor de atuação. Como por exemplo: blogueiras, celebridades, youtubers!
É bastante comum pessoas que possuem muitos seguidores no Instagram cobrarem por uma divulgação de perfis de terceiros, mas vale ressaltar, que quanto mais seguidores, mais caro será o valor da postagem.
Existe também a chamada “permuta”, que é bastante comum no campo virtual. Onde esses influenciadores digitais divulgam a sua marca, produto ou serviço em troca do recebimento do produto para uso próprio de forma gratuita. Por exemplo: Uma blogueira irá almoçar durante um mês em um restaurante em troca de X postagens sobre o lugar.
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