this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | MARKETING
Plano de Marketing para pequenos negócios

O plano de marketing é uma ferramenta imprescindível no crescimento das pequenas empresas. Com um planejamento eficiente o negócio segue rumo ao sucesso.

· Atualizado em 23/06/2017
Imagem de destaque
Apresentação

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, especialmente no atual cenário econômico brasileiro, no entanto, sabemos que não falta força de vontade para enfrentar este cenário. Uma dica valiosa é se planejar para continuar crescendo.

Muitos empresários ainda entendem o Marketing como uma despesa, sendo a primeira área a ser cortada em períodos turbulentos. No entanto, o marketing é na realidade um investimento, que possibilita analisar a empresa de forma global e elaborar planos de ação para desenvolvimento do negócio.

Quer se diferenciar no mercado e sair na frente da concorrência? Então acompanhe as dicas de como elaborar um bom plano de marketing.

Como elaborar o plano

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que visa analisar o mercado, identificar as tendências, observar as constantes mudanças, definir resultados a serem alcançados e ajudar o empresário a elaborar um plano de ação para ampliar a competitividade do seu negócio.

O plano de marketing é dividido em 3 etapas.

1. Planejamento

  • Pesquisa e organização de informações;
  • Avaliação das informações;
  • Tomada de decisão.

2. Implementação

  • Ações;
  • Período;
  • Como;
  • Responsável;
  • Custo estimado.

 3. Avaliação e controle

  • Relatório de vendas por região e sua rentabilidade;
  • Relatório de reclamações e soluções aplicadas;
  • Relatório de vendas por região e por produto.

 

Palestra online

Quer saber como fazer um plano de Marketing? Assista a palestra do consultor de marketing do Sebrae SP, Luiz Claudio Pereira, e conheça o passo a passo para elaborar um plano de marketing para o seu negócio.

 

Saiba Mais

Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?