O plano de marketing é uma ferramenta imprescindível no crescimento das pequenas empresas. Com um planejamento eficiente o negócio segue rumo ao sucesso.
Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, especialmente no atual cenário econômico brasileiro, no entanto, sabemos que não falta força de vontade para enfrentar este cenário. Uma dica valiosa é se planejar para continuar crescendo.
Muitos empresários ainda entendem o Marketing como uma despesa, sendo a primeira área a ser cortada em períodos turbulentos. No entanto, o marketing é na realidade um investimento, que possibilita analisar a empresa de forma global e elaborar planos de ação para desenvolvimento do negócio.
Quer se diferenciar no mercado e sair na frente da concorrência? Então acompanhe as dicas de como elaborar um bom plano de marketing.
O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que visa analisar o mercado, identificar as tendências, observar as constantes mudanças, definir resultados a serem alcançados e ajudar o empresário a elaborar um plano de ação para ampliar a competitividade do seu negócio.
O plano de marketing é dividido em 3 etapas.
1. Planejamento
- Pesquisa e organização de informações;
- Avaliação das informações;
- Tomada de decisão.
2. Implementação
- Ações;
- Período;
- Como;
- Responsável;
- Custo estimado.
3. Avaliação e controle
- Relatório de vendas por região e sua rentabilidade;
- Relatório de reclamações e soluções aplicadas;
- Relatório de vendas por região e por produto.
Quer saber como fazer um plano de Marketing? Assista a palestra do consultor de marketing do Sebrae SP, Luiz Claudio Pereira, e conheça o passo a passo para elaborar um plano de marketing para o seu negócio.
Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.
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