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Inovação | DIFERENCIAL
5 segredos do Sebrae sobre gestão de salão de beleza

Conheça as cinco principais etapas de gestão para começar a investir no seu salão de beleza e estética, conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.

· 29/11/2023 · Atualizado em 29/11/2023
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O sonho de todo empreendedor de higiene e beleza é ter seu próprio espaço e, dessa forma, sair do aluguel, decorar e oferecer o máximo de conforto para seus clientes.

Contudo, entre sonhar e realizar esse sonho, existem grandes desafios a serem superados, como concorrência, gestão financeira e de equipe, diferencial competitivo, portfólio de serviços, entre outros.

A jornada é longa e quase nunca é simples. Por isso, para ajudar você, empresário ou empresária, listamos cinco dicas de como fazer uma gestão de salão de beleza eficiente e realizar todos os seus sonhos.

Boa leitura!

Como ter mais eficiência na gestão de salão de beleza?

Para que as metas de crescimento sejam alcançadas, é necessário que a gestão do salão de beleza alcance todas as áreas do negócio, desde as finanças até o atendimento e o marketing. Acompanhe as dicas do Sebrae e comece agora as estratégias que vão levar o seu negócio ao sucesso!

1.    Controle as entradas e saídas de dinheiro e faça um planejamento de longo prazo

Grande parte das metas a serem conquistadas partem de uma boa gestão financeira. Quando o empresário ou empresária conhece a fundo o fluxo de caixa do salão de beleza, consegue analisar com mais clareza as entradas e saídas de dinheiro, os custos fixos e variáveis, o capital de giro necessário para manter como reserva, além de identificar maiores gastos e reduzir custos.

Com esses dados em mente, é possível precificar adequadamente os serviços, negociar valores ou formas de pagamento com os fornecedores e criar um planejamento financeiro preciso. 

Dessa forma, você consegue juntar dinheiro para investir em melhorias no salão de beleza e estética, ou até mesmo buscar um financiamento e comprar um espaço próprio para o seu negócio.

O Sebrae tem um Kit de Finanças bem completo e gratuito que serve como um ótimo ponto de partida para você começar a organizar as finanças do seu negócio. Clique aqui para acessar!    

2.    Ofereça serviços de qualidade e conquiste clientes com um atendimento perfeito

Se você ainda vê o seu salão de beleza e estética apenas como um local onde as pessoas têm acesso a serviços de massagem, manicure, pedicure ou cortes de cabelo, precisa deixar essa visão de lado agora.

As pessoas buscam uma experiência completa, relaxante e agradável. É claro que a qualidade na prestação de serviços também é fundamental, mas não é apenas o corte de cabelo perfeito que irá fidelizar seus clientes.

Em outras palavras, é muito importante que seus clientes sejam bem atendidos desde o momento em que entram em contato com seu estabelecimento até a sala de espera e a prestação de serviços.

Para criar essa sensação de relaxamento e bem-estar, você pode investir em poltronas confortáveis, velas perfumadas e decoração agradável, oferecer bebidas de cortesia para quem espera, entre outras iniciativas.

Com bastante criatividade, é possível até criar um cantinho instagramável. Assim, seus clientes publicam fotos dos cortes e penteados marcando o seu salão de beleza nas redes sociais e fazem uma publicidade gratuita.       

3.    Contrate a equipe perfeita, invista nos seus funcionários e os valorize

É bem provável que, nos primeiros anos do seu salão de beleza e estética, você execute todas as funções por conta própria, desde o agendamento de clientes até a limpeza e a prestação de serviços. Porém, conforme a evolução do seu negócio, você precisará contratar uma equipe para ajudar.

É muito importante que seus funcionários estejam alinhados aos seus valores e que possam oferecer aos clientes o mesmo tratamento de qualidade que você oferece.

Para isso, é importante garantir um salário e benefícios compatíveis com o mercado e com as funções exercidas. Manter a equipe motivada também é fundamental para evitar a rotatividade de funcionários, e você pode garantir a motivação oferecendo treinamentos, estando aberto a sugestões e críticas, dando feedbacks regulares, etc.

4.    Invista em marketing e crie uma presença online para seu salão de beleza e estética

Mesmo que você já tenha um certo número de clientes fiéis no seu salão de beleza e estética, é necessário fazer com que mais pessoas saibam da existência do seu negócio para manter o bom faturamento o ano inteiro.

Entre as diversas estratégias que existem, o marketing digital, principalmente nas redes sociais, é a que traz o melhor custo-benefício para quem não tem um grande orçamento disponível. Afinal, você mesmo pode criar um calendário de publicações e postar as fotos ou novidades que farão com que o seu salão de beleza e estética alcance um público maior.

A seguir, confira algumas estratégias que vão ajudar você a criar as melhores ações digitais para o seu negócio:

  • Crie um anúncio no Google Meu Negócio:

Essa ferramenta gratuita do Google é uma forma eficaz de atrair novos clientes, uma vez que mostra informações relevantes sobre a empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliações de clientes anteriores. Além disso, o Google Meu Negócio ajuda a melhorar a visibilidade do salão de beleza nos resultados de pesquisa do Google, contribuindo para o aumento de tráfego de clientes em potencial para o site do salão.

  • Crie um perfil comercial nas redes sociais:

Antes de se aventurar no mundo da internet, é bem importante conhecer o público-alvo do seu negócio e descobrir do que eles sentem falta e o que esperam do seu salão de beleza e estética. Dessa forma, sua produção de conteúdo e estratégias de comunicação podem ser mais assertivas e atingir pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio e que vão consumir seus serviços.

Depois, é importante navegar pelas páginas da concorrência e descobrir o que eles estão criando para atrair o público deles. Assim, você pode criar conteúdos atrativos para as suas redes baseados em conteúdos que já fazem sucesso em outros negócios. 

Entre as estratégias de conteúdo para redes sociais que vão fazer a diferença na visibilidade e conquista de clientes para o seu salão de beleza e estética, estão:

  1. Promoções exclusivas para seguidores nas redes sociais.
  2. Parcerias com influenciadores digitais que tenham seguidores que se encaixam no perfil do seu público-alvo.
  3. Produção de vídeos mostrando seus serviços, entrevistas com clientes satisfeitos e dicas de beleza.
  4. Interação com seus seguidores, respondendo as mensagens e os comentários. Isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo com eles e a construir uma comunidade em torno do seu salão de beleza.

Assim como o Kit de Finanças, o Sebrae também tem um combo de materiais de Marketing e Vendas que vão facilitar a criação de suas próprias estratégias online. Clique aqui para baixar!

5.    Esteja atento às tendências do mercado e ofereça serviços inovadores

O setor de higiene e beleza é muito dinâmico e está em constante evolução. Isso quer dizer que determinado serviço que hoje é o motor de vendas do salão de beleza, em um ano pode estar ultrapassado e parar de gerar renda. [link BP 4 job 19.1]

Ou seja, é fundamental para donos ou donas de um salão de beleza e estética estarem atentos às tendências e novidades do setor para atender melhor às demandas dos clientes. Dessa forma, você garante a competitividade no mercado e oferece serviços de alta qualidade.

Além disso, as novidades tecnológicas e as inovações no setor podem permitir que o salão ofereça novos serviços e expanda sua oferta, aumentando assim a receita do negócio. Estar atento às tendências também pode ajudar o dono do salão a criar estratégias de marketing mais eficazes e a se destacar da concorrência.

A melhor forma de estar por dentro das tendências do mercado é participar de feiras e eventos, se inscrever em cursos e capacitações e seguir grandes influenciadores do setor de higiene e beleza.

Essas foram as cinco dicas do Sebrae para você investir na gestão do seu salão de beleza e estética e conquistar o sucesso que você e o seu negócio merecem! Para mais conteúdos como este, acesse o kit de conteúdos de higiene e beleza ou continue navegando pelo Portal Sebrae.      


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