Descubra, neste artigo, o que é inovação, seus tipos e os motivos que fazem dela a chave para o sucesso da sua empresa. Vem ver!

O que é inovação e por que sua empresa precisa dela?
A inovação é a força que mantém os negócios competitivos e que impulsiona a economia em todo o mundo. Por isso, conhecer a fundo o conceito de inovação é super importante para que a sua empresa continue crescendo em meio a um mercado tão concorrido como o nosso.
Muitas pessoas acabam confundindo inovação com invenção, afinal inovar também é criar algo tecnológico e que ainda não existe. Porém, ela vai muito além disso. A inovação pode estar no seu modelo de negócio diferenciado, em um processo mais ágil ou nos produtos e serviços que você vende.
Para tirar essa dúvida da sua cabeça de uma vez por todas, vem com a gente que nós vamos te explicar o que é inovação, seus tipos e por que a sua empresa precisa dela.
Conceito de inovação
A inovação pode ser definida como a criação de algo novo ou a melhoria de algo existente. Esse processo envolve o desenvolvimento de novas ideias, produtos, serviços ou métodos que oferecem valor ou soluções para determinados problemas.
Uma definição mais técnica de inovação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), diz que a inovação é “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa.”
Como você pode ver, ela não é apenas sobre tecnologia ou produtos novos. Aqui, qualquer melhoria ou novidade implementada em uma empresa pode ser considerada uma inovação.
Tipos de inovação
Agora que você já sabe o que é inovação e que ela vai muito além da criação de novas tecnologias, que tal aprender os quatro tipos de inovação?
Inovação de produto
Esse é, de longe, o tipo de inovação mais conhecido, e nada mais é do que a criação de um novo produto ou serviço para venda.
Mas quando falamos em criar algo novo, não precisa ser algo mais moderno e tecnológico. Um exemplo é o Airbnb, que inovou o mercado de hotéis criando uma plataforma de compartilhamento de hospedagens entre viajantes ao redor do mundo.
Quer ver mais alguns exemplos de inovação de produto?
- mudança na embalagem ou na estética de um produto;
- adição de novas funcionalidades e recursos;
- mudança no volume e peso do produto;
- criação de novas coleções e tendências, muito usada no mercado da moda.
Inovação de processos
Já a inovação de processos é qualquer mudança ou melhoria realizada nos processos de produção e desenvolvimento de produtos e serviços.
Pensando em uma indústria, um exemplo fácil é a compra de um maquinário mais moderno que vai aumentar a produtividade e a qualidade do produto final.
O importante é que o novo processo traga vantagens para a empresa e seus clientes, resultando em uma experiência mais completa e satisfatória.
Inovação disruptiva
Existe também a inovação disruptiva, aquela que vai romper com a ordem natural de um segmento, implementando algo totalmente novo, seja um produto ou processo.
Um exemplo é a Netflix, que desenvolveu um sistema de streaming de filmes e séries, revolucionando todo o segmento. Ela mudou o mercado, levando locadoras à falência e dando início aos sistemas de assinatura de serviços.
Inovação aberta
Por fim, ainda temos a inovação aberta. Esse é um processo diferenciado em que outras pessoas e empresas podem contribuir, inclusive os próprios usuários do produto ou serviço.
Essa colaboração é muito importante, pois assim é possível atingir novos patamares de inovação, em vez de somente competir. O processo aberto é cada vez mais comum entre as grandes empresas para a criação de soluções inovadoras e com grande potencial de mercado.
Por que sua empresa precisa investir em inovação?
Como falamos no começo deste artigo, é a inovação que mantém os negócios competitivos, sendo uma prática indispensável no mercado atual.
Antes, as empresas tinham o controle do mercado e havia uma demanda maior do que a oferta. Com o tempo, essa realidade se inverteu, e os consumidores estão no centro e estão mais exigentes. Já a oferta se multiplicou, criando um mercado altamente competitivo.
Portanto, para que a sua empresa consiga se destacar, é necessário oferecer os melhores produtos e serviços, o melhor atendimento ao cliente, a melhor usabilidade no site, a entrega mais rápida, entre outros critérios.
Ou seja, é preciso inovar!
Afinal, inovar aumenta a produtividade, traz novas soluções, cria novas tecnologias, produz riqueza e melhora a qualidade de vida das pessoas.
Agora, se você quer continuar por dentro do mundo da inovação e ter um negócio mais forte e competitivo, acompanhe o blog do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)