Quer fortalecer a atuação de técnicos, gestores públicos e atores locais estratégicos para o desenvolvimento de projetos de Inclusão Produtiva?
O que é
O programa visa sensibilizar, capacitar e apoiar técnicos e gestores da administração pública municipal e estadual e outros atores locais, quanto à construção de ações e projetos de inclusão produtiva no município.
Etapas de aplicação do Programa
O programa é composto por três módulos sequenciais:
1 O papel da Assistência Social e demais atores locais
Duração: 9 horas
Objetivo:
• Habilitar os participantes a compreenderem o que é inclusão produtiva; como identificar oportunidades e recursos disponíveis para a elaboração e implementação de projetos; qual é o papel da assistência social como promotora de inclusão produtiva.
2 Construção de planos de ação
Duração: 15 horas
Objetivo:
• Instruir os participantes sobre os fatores primordiais a serem considerados em um projeto efetivo de inclusão produtiva. • Elaborar planos de ação para a construção de projetos locais de inclusão produtiva.
3 Execução dos planos de ação
Duração: 80 horas
Objetivos:
• Aprimorar os planos de ação elaborados na etapa anterior, com o acompanhamento de consultor especializado do Sebrae-SP. • Definir os meios de implementação dos projetos elaborados.
Principais resultados alcançados
O Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva foi iniciado em agosto de 2021 e está presente em 233 municípios, o que representa 36% de todos os municípios do Estado de São Paulo. Até o momento, mais de 400 pessoas já foram capacitadas, e se tornaram replicadoras dos princípios da inclusão produtiva em seus territórios.
Depoimentos
“O Programa é essencial para alcançar um dos maiores objetivos da assistência social do município: tirar as pessoas do assistencialismo.”
Rafaela, Secretaria de Assistência Social de Avaiandava.
“Na pandemia do COVID-19, a taxa de desemprego aumentou, assim como o número de famílias que passaram a ter uma renda menor e insuficiente para garantir o seu sustento. O Programa veio em um momento muito oportuno para capacitar e incluir essas famílias em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.”
Representante da Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto
“Precisávamos criar uma nova visão de emprego na nossa cidade. Junto ao Sebrae e a outras entidades, tivemos a oportunidade de expandir a nossa visão. Nosso desafio é criar novos empregos e nossa esperança é que consigamos atingir os nossos objetivos. Temos trabalhado não somente com o trabalho e a renda, mas também com o desenvolvimento pessoal de cada uma das pessoas.”
Rafael Teixeira, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Jaú
“No decorrer do programa, estamos percebendo o quanto são importantes o desenvolvimento humano e a valorização humana em todos os nossos projetos. Já foi possível identificar, com este foco de inclusão produtiva, o quanto podemos potencializar a inclusão dos vulneráveis no mercado de trabalho e na economia.”
Lucas Assunção, Prefeito de Palmares Paulista.
Quem pode participar
Técnicos e gestores públicos que atuem em Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Finanças e/ou que atuem em interface com as ações de inclusão produtiva no município, bem como demais atores estratégicos locais envolvidos com esta temática, por exemplo técnicos e gestores de Organizações Sociais.
Fale Conosco
Caso tenha dúvidas sobre os programas de Inclusão Produtiva, envie um e-mail para inclusaoprodutiva@sebraesp.com.br.
Se quiser informações sobre outros produtos do Sebrae, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)