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Planejamento | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como começar uma loja virtual

Saiba como deve ser o site de vendas e o local de armazenagem e distribuição das mercadorias.

· 06/12/2013 · Atualizado em 23/09/2022
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A loja virtual

Uma loja virtual é um site que permite a venda por meio da internet. Na loja virtual, não existe a presença física nem do comprador nem do vendedor, pois a relação ocorre entre um cliente e um sistema hospedado em um computador localizado em qualquer lugar do planeta.

Os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição, pagam por intermédio do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado no ato da compra.

As lojas virtuais, como o nome já diz, são virtuais, não possuem um ponto de venda físico. A comercialização ocorre toda via internet, por meio de um site. Este site deve ter uma boa navegabilidade, ou seja, o usuário deve ter facilidade em achar o que procura e concluir a compra em poucos cliques. A página deve, também, ter um bom layout. A aparência é importante para o cliente se sentir confortável com o que está vendo e tenha vontade de permanecer ali.

A funcionalidade do site também é fundamental. A página da loja virtual deve permitir o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços e facilitar ao cliente realizar o pagamento da sua compra.

Como desenvolver o site

A criação de uma loja virtual é um processo que exige atenção. Empresas especializadas oferecem plataformas que permitem a implantação e utilização desse canal de vendas.

Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hosting (hospedagem em um endereço) da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável, e a possibilidade de ataque ao portal seja dificultado ao máximo.

A infraestrutra de hosting deve oferecer também o recurso de backup, ou seja, o armazenamento de informações e dados que devem estar sempre disponíveis e salvas de ataques.

Na maioria dos casos, em se tratando de lojas virtuais de pequeno porte, esses serviços fazem parte do pacote terceirizado e ficam a cargo da plataforma contratada.

A infraestrutura da loja

Apesar deste negócio não possuir um ponto de vendas, as lojas virtuais, em sua maioria, necessitam de um ponto de distribuição e armazenagem dos produtos. A loja virtual deverá estar baseada, preferencialmente, numa área empresarial, sendo o ideal os distritos industriais das cidades que contam com esse benefício.

O empreendedor, na definição da localização de seu empreendimento, deverá atentar para que um dos pontos principais desse tipo de negócio seja a facilidade de rápidos deslocamentos tanto para atendimento na cidade de sua instalação, quanto na região atendida pela sua empresa.

Esse tipo de empreendimento não terá o recebimento de clientes fisicamente, portanto, sua localização não precisa estar acentuada em locais de grande circulação de pessoas.

O órgão específico da prefeitura municipal também deve ser consultado para que seja verificada a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade escolhida. Isto se faz necessário, uma vez que, normalmente, todos os municípios brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, no qual é definido que tipo de negócio que pode ou não ser instalado em determinadas áreas, bairros etc.

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