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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Conheça as vantagens de vender seus produtos em um e-marketplace

Saiba por que pequenos produtores estão investindo nessas plataformas em vez de abrir sua própria loja virtual.

· 28/05/2014 · Atualizado em 13/02/2023
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Um e-marketplace é uma loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. Nestas plataformas, tanto compradores quanto produtores têm a possibilidade de obter valores mais acessíveis e uma melhor margem de lucro.

Em geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possível. Porém, existem também e-marketplaces especializados em determinado segmento, como de roupa ou viagens. Alguns exemplos são a Amazon, o Ebay e o Mercado Livre.

Esse tipo de comércio tem gerado oportunidades para pequenos negócios. Ao fechar parcerias com e-marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites. Já para os e-marketplaces, essas trocas também são um excelente negócio - pois eles não precisam manter todos os produtos no estoque.

É como ter uma loja virtual, mas sem boa parte dos custos e preocupações que surgem com um e-commerce tradicional.



Nessas lojas virtuais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar a disponibilidade do que deseja, fazer a encomenda e executar as transações financeiras. Essas transações são processadas pelo operador do e-marketplace, que repassa a porcentagem combinada do valor das vendas para o lojista.

Já o armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos por meio do e-marketplace.

Vantagens do marketplace

No e-marketplace, todos os envolvidos são beneficiados: consumidor, lojista e operador do e-marketplace.

 Loja Virtual

O pequeno lojista, que não teria muitos acessos em uma loja virtual individual, ganha visibilidade e poupa esforços de publicidade e marketing. Além disso, acompanhando suas métricas no e-marketplace, ele pode identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.

  Receitas

Já para o operador do e-marketplace, esse modelo de negócio impulsiona as suas receitas por meio do comissionamento recebido pelas vendas, a variedade de produtos ofertados estimula a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes. 

 Preços

E, por fim, para o consumidor, a principal vantagem é que ele encontra produtos de diversos segmentos em um só lugar. Além disso, acessa preços mais competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos em uma única transação.

Fique por dentro!

Veja o artigo “Como vender melhor em Marketplaces” 

Confira também vídeos com as quatro maiores empresas de marketplace: Mercado livre, Amazon, B2W e Magalu, dando dicas para os pequenos negócios venderem neste modelo de negócios:

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