Um projeto bem-organizado é essencial. Saiba como fazer um planejamento para organizar as equipes, os recursos e o cronograma das atividades em uma obra.

Toda obra, da mais simples à mais complexa, precisa ser cuidadosamente organizada para garantir que tudo corra sem problemas ou incidentes. Por isso, o planejamento de construção é uma ferramenta indispensável nesse processo.
Além de evitar situações indesejadas, uma obra bem planejada permite que todos os profissionais envolvidos entendam suas atribuições e que a empresa faça tudo da maneira mais eficiente e econômica.
Neste texto, você poderá ler algumas dicas para planejar sua construção.
O que esperar de um planejamento de construção?
O melhor momento para o planejamento de construção vem depois da definição do orçamento. Com a parte financeira organizada, chega a hora de determinar quais serão as fases da obra e como elas acontecerão.
É quando o/a coordenador/a de planejamento vai escolher as especificações da mão de obra, dos materiais, dos fornecedores e dos equipamentos necessários para a realização do projeto.
Todas as pessoas que vão trabalhar na obra precisam entender com clareza como será todo o processo e os detalhes de cada etapa. Para isso, empresas podem usar um software para ter uma visualização do projeto. Essa opção simplifica todo o processo e pode oferecer o benefício de atualizações a cada passo do trabalho.
Como fazer um bom planejamento de construção?
Uma construção eficiente precisa de profissionais experientes em múltiplas áreas de trabalho, e o conhecimento de todos precisa fazer parte do processo. Pessoas que já viveram o dia a dia no canteiro de obras trazem informações relevantes sobre diferentes aspectos da obra.
Para fazer um bom trabalho, o/a coordenador/a de planejamento deve ouvir as sugestões e orientações de profissionais de outras áreas, e não apenas delegar tarefas pré-determinadas para as outras equipes.
Entre os cargos que podem oferecer dicas valiosas, estão engenheiros/as de obra, subempreiteiros/as, mestres de obra e encarregados/as.
Outra potencial fonte de informações são os/as engenheiros/as que atuam em outras obras da mesma construtora. Consultar essas equipes pode não só ajudar nos trabalhos, como também aumentar o entrosamento do pessoal da empresa.
Níveis de planejamento: longo, médio e curto prazo
Dentro do planejamento de construção, é possível dividir as fases da obra em três níveis: longo, médio e curto prazo.
No longo prazo, o/a coordenador/a do planejamento traça como toda a obra precisa acontecer, usando ferramentas como a linha de balanço. Essa é uma etapa mais estratégica, incluindo fatores como o escopo do projeto, fluxo de produção, cronogramas e custos.
A médio prazo, o planejamento se torna tático. É quando a gestão de longo prazo é detalhada e a programação das atividades é definida, ligando as metas do plano de longo prazo às tarefas do dia a dia da obra.
Por fim, o planejamento de curto prazo é operacional. Por isso, essa etapa depende da disponibilidade de todos os recursos, do material à mão de obra, para iniciar as atividades.
Planejamento prevê problemas e adianta soluções
Esse processo todo ajuda a organizar as atividades e mobilizar as equipes, mas também pode ajudar na prevenção de problemas. Um exemplo: dependendo da região e da época do ano, a possibilidade de chuvas mais frequentes precisa estar prevista no planejamento de construção.
Feriados e eventos prolongados, como o Carnaval e as festas de fim de ano, também devem ser levados em consideração. Sem ter isso em vista, o plano pode sofrer atrasos e resultar em uma obra ineficaz e gastos desnecessários.
Situações que uma obra sem planejamento pode enfrentar
Todos esses passos e orientações são importantes para garantir uma obra funcional e bem-sucedida. Muitas situações indesejáveis podem ocorrer se faltar alinhamento com outros setores envolvidos no projeto ou se as etapas não forem bem distribuídas e direcionadas.
As complicações que podem surgir incluem atrasos na obra, gastos desnecessários com materiais e dificuldades na contratação da mão de obra e dos fornecedores. Tudo isso pode resultar em um trabalho mais difícil e em situações financeiras desfavoráveis para a empresa, além de piorar sua imagem perante os contratantes.
Continue se informando sobre o planejamento de construção neste texto do Sebrae sobre a “pré-obra”, fase do trabalho que antecipa a execução da obra.
Neste outro link, você pode se informar sobre as tendências mais recentes para o setor da construção civil.
Foi um prazer te ajudar :)