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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Sem truques: mágico profissional deve se preparar para ter sucesso

Como em qualquer carreira, o ilusionista precisa conhecer o seu mercado, fazer boas escolhas e trabalhar com seriedade e propósito.

· 31/01/2021 · Atualizado em 11/08/2022
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Além de levar alegria às festinhas infantis e entreter pessoas de todas as idades com truques surpreendentes, um bom mágico tem diversas oportunidades de ser um profissional requisitado e bem-sucedido. Entre elas, criar pocket shows para eventos, desenvolver espetáculos tradicionais em teatros, fabricar e vender gadgets e muitas outras.

O mercado do ilusionismo, como as demais áreas de entretenimento e arte performática, exige investir em networking, divulgar o próprio trabalho, ter conhecimento aprofundado do mercado e muita criatividade.

 1. Como ser um mágico de sucesso?

  • Para convencer o público das suas habilidades em prestidigitação, como são chamados os truques de mágica, o profissional tem que treinar muito - não apenas a ilusão de subverter leis da física ou da lógica, mas também métodos para desviar a atenção da plateia.
  • O bom humor também é uma estratégia infalível. Profissionais que saibam se fazer de tolos, arrancar risadas da audiência e descontrair o público sempre terão presença cativa nas festas e eventos.
  • Desvendar os truques de ilusionismo é outra vertente que desperta a admiração e a curiosidade. Quem tem boa desenvoltura na apresentação de mágicas pode pensar em inverter o caminho e entreter a plateia revelando o truque de forma lúdica.

2. Carreira

Para montar um show, o mágico pode escolher uma ou mais modalidades de apresentação:

  • Palco: com ou sem assistente, aparelhos, fundo musical;
  • Ilusões: números infalíveis que nunca saem de moda, como fazer levitar um voluntário da plateia, serrar uma assistente ao meio etc.;
  • De salão: adivinhar a carta escolhida ou o número pensado, truques com cordas, objetos deslocados pela força da 'telepatia' etc.;
  • Festas infantis: as crianças vibram e participam, enquanto os adultos se divertem - ou também participam. É uma atração que não tem erro;
  • On-line: números para um público bem diverso e sem limite de alcance. É uma maneira de ampliar rapidamente o público e se tornar conhecido.
  • E muitas outras, basta seguir o que o talento e a imaginação permitirem.

3. Tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos números mágicos: luzes de LED, jogos de espelhos, alto-falantes, cortinas com abertura automática, escada retrátil e os mais diversos aparatos de mágica podem ser o toque a mais que transforma shows em experiências memoráveis.

4. Eventos

As festas de fim de ano de empresas, aniversários, comemorações em geral são uma excelente oportunidade para oferecer os serviços de um mágico. Vale a pena pesquisar o setor de atuação da empresa e oferecer um cardápio de truques montado sob medida.

  • Uma boa dica é montar um show temático que também sirva como workshop, como lições motivacionais para equipes ou uma aula de autoajuda para vendedores, se for essa a modalidade de evento a ser oferecida.
  • O mercado corporativo oferece diversas ocasiões de atuação: convenções de vendas, encontros, festivais de gastronomia, feiras de carros e motos etc.
  • Como mestre de cerimônias, o mágico tem um amplo mercado para oferecer os seus serviços. O importante é desenvolver uma boa ideia, formatar a apresentação e divulgar muito e bem o trabalho. A indicação é a forma mais eficiente de conseguir preencher a agenda.

5. Tendências

Pesquisar as tendências no mercado interno e mundial é a chave para conquistar público e mídia, e se manter sempre atual e relevante.

  • Participar de webinars, encontros e feiras de mágicas, além de frequentar cursos, é essencial, bem como manter contato com os colegas que atuam no mesmo setor.
  • Fazer parte de uma associação de mágicos pode ser uma excelente maneira de ficar atualizado com as novidades da área.
  • Como empreendedor, também é indispensável ficar por dentro de tudo o que acontece nos mercados de forma geral. O Sebrae mantém conteúdos atualizados para empreendedores de todas as áreas.

6. Comercializar produtos de mágica

O mágico com mais habilidades manuais pode criar uma linha própria de artefatos. Nas pesquisas constantes de meios e instrumentos que possam abrilhantar a performance, o mágico também pode buscar inspiração para desenvolver produtos com sua marca. Essa é mais uma opção criativa para aumentar a oferta e diversificar seu negócio com produtos e serviços.

Abrir uma loja de produtos especializados em produzir boas mágicas é um truque e tanto. O e-commerce para esse fim também pode ser explorado e os próprios shows podem servir para a divulgação dos artigos.

7. Internet

A internet permite, também, ministrar aulas, palestras, workshops etc. para o mundo todo. Quem gosta de brilhar no centro da festa e não tem vergonha do palco já tem meio caminho andado para ter sucesso utilizando as plataformas digitais como You Tube e Tik Tok... Esses canais têm uma profusão de vídeos de mágicos exibindo seus truques.

8. Marketing digital

Como nos mais diversos setores, a propaganda pessoal é uma das ferramentas de divulgação mais importantes. Aproveite o curso on-line e gratuito Marketing Digital para o Empreendedor do Sebrae, feito sob medida para conseguir chamar atenção sem ter que tirar um coelho da cartola - ou, mesmo, fazendo exatamente isso, mas garantindo que não apenas as pessoas presentes possam admirar o feito.

9. O mágico pode ser MEI?

Sim. O mágico está entre as atividades permitidas como empreendedor individual. Saiba tudo sobre como se tornar um MEI.


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