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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
5 propostas para o desenvolvimento do setor de HPPC

Veja quais ações governo e iniciativa privada podem promover para estimular o crescimento da cadeia de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

· 30/01/2020 · Atualizado em 03/02/2023
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O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos costuma apresentar bons números, já que as famílias brasileiras gastam em média 1,5% de seu orçamento com produtos como xampu, sabonete, desodorante, perfume, creme dental, entre outros.

Mas é sempre bom pensar em como aprimorar o setor e o mercado em que ele se insere. Por isso, separamos cinco propostas fundamentais para promover o desenvolvimento da cadeia HPPC com foco nos pequenos negócios.

1. Inteligência de mercado e consumo

A primeira proposta para o avanço dos pequenos negócios que atuam na cadeia HPPC é desenvolver competências de inteligência de mercado e consumo para direcionar a atuação dos negócios.

Isso vale para a concepção de produtos e as estratégias direcionadas para atender as oportunidades do mercado, com embasamento em função da necessidade do consumidor e das tendências de mercado.

 

Isso significa estar atento às oportunidades e aos benefícios dos produtos para os consumidores, por exemplo.

O que pode ser feito para aprimorar o uso de business intelligence pelas empresas do setor:

  • Promoção de capacitações para gestores em análise de tendências, pesquisa do consumidor, branding e inovação.
  • Disseminação de estudos temáticos sobre as tendências de mercado e de consumo nos âmbitos regional, nacional e internacional.
  • Investimento financeiro no acesso a serviços de pesquisa de mercado para entender os desejos e as necessidades dos consumidores.

2. Cooperativismo

A segunda proposta para o desenvolvimento da área é a colaboração entre as empresas. É importante promover a cultura e a prática de aprimorar os negócios em modelo cooperativo.

Esse modelo apresenta um enorme potencial para melhorar as condições de competitividade dos pequenos negócios. O problema é que a cadeia de HPPC tem baixo índice de confiança entre os atores do mercado e, com isso, as empresas desenvolvem seus negócios isoladamente.

Mas esse cenário pode mudar com o incentivo certo. Veja algumas medidas que podem ser adotadas:

  • Estímulo à formação e à consolidação de arranjos produtivos locais (APLs) e ao adensamento dos polos de produção regionais.
  • Fomento a projetos de desenvolvimento de tecnologia e inovação para consórcios pré-competitivos formados por pequenos negócios do setor.
  • Investimento no cooperativismo para o desenvolvimento de ações colaborativas entre os pequenos negócios da cadeia, como: compra conjunta de insumos e embalagens, compartilhamento de estrutura produtiva, idealização de plataformas de cocriação de produtos, entre outras.

3. Empreendedorismo e inovação

Nenhum avanço acontece sem inovação. Por isso, a nossa terceira proposta é a necessidade de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios inovadores de alto impacto na cadeia de valor HPPC.

E isso pode ser feito por meio da adoção de novas tecnologias, novos modelos de negócio e tecnologias digitais. Veja que ações devem ser tomadas para estimular a inovação entre as empresas do setor:

  • Articulação institucional para constituição de fundos de investimento (venture capital) para aporte em pequenos negócios de alto potencial de crescimento e impacto no setor.
  • Fomento e apoio ao empreendedorismo em universidades e centros de pesquisa ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia HPPC.

 4. Relacionamento

A quarta proposta está ligada ao relacionamento entre os atores de diferentes elos da cadeia de valor HPPC. O que deve ser feito é facilitar o acesso dos pequenos negócios a esses atores, a fim de criar oportunidades e desenvolver parcerias.

No entanto, as pequenas empresas têm dificuldade de entender a cadeia produtiva do setor de higiene pessoal e cosméticos e de mapear as possibilidades de fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.

Algumas ações para investir na promoção desse relacionamento são:
Construção de uma plataforma online (market place) setorial para cadastro dos diferentes atores da cadeia, suas ofertas, produtos e interesses.

Promoção de eventos e rodadas de negócios regionais a fim de envolver empresas de diferentes elos da cadeia.

5. Capacitação

A quinta proposta para o desenvolvimento do setor de HPPC é o apoio ao desenvolvimento dos empreendedores em temas técnicos e de gestão. É muito importante profissionalizar os donos de pequenos negócios da cadeia de valor, para que possam identificar as deficiências da empresa e criar estratégias eficazes para o sucesso do empreendimento.

A capacitação pode ser impulsionada com as seguintes medidas:

  • Promoção de conteúdos e cursos de gestão específicos para cada tipo de negócio e para os diferentes portes empresariais.
  • Articulação com entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para promoção de cursos e programas de capacitação técnica regionais com foco nos pequenos negócios da cadeia.
  • Contratação de serviços de suporte à gestão de negócios com recursos de fomento aos pequenos empreendimentos.
  • Promoção de fóruns e encontros regionais para discussão de temáticas críticas à evolução dos pequenos negócios, como acesso ao mercado, regulamentação sanitária, inteligência de mercado e consumidor, exportações, entre outros.

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