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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
6 dicas para criar uma campanha inclusiva no Dia dos Namorados

Investir na diversidade para promover o amor pode significar, também, mais lucro para a sua empresa, com aumento das vendas e melhoria nos resultados.

· 05/06/2019 · Atualizado em 08/03/2024
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No dia dos namorados todo mundo quer demonstrar o seu amor. Por isso, é essencial que o seu negócio esteja preparado para fazer da ocasião um momento especial para todos os casais apaixonados. Todos.

Atualmente, no Brasil, mais de 17 milhões de pessoas fazem parte da comunidade LGBTQIA+, sigla que significa Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromântiques/Agênero, Pan/Poli e mais.

De acordo com a associação internacional Out Leadership, esse nicho atinge o potencial de compras de R$ 419 bilhões, valor corresponde ao equivalente de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Criar ações de marketing e vendas para esse público representa mais do que a simples comercialização de produtos. Significa criar diálogos e relacionamentos para entender suas dores, expectativas, necessidades e desejos. Com um direcionamento adequado a empresa poderá contribuir com a satisfação desse público e, por consequência, aumentar suas vendas, melhorar seus resultados e abrir uma importante frente de negócios.

No comércio, ainda há pouca divulgação de campanhas quando o assunto se refere ao público LGBTQIA+. 

No entanto, a busca por mudanças estão, aos poucos, sendo feitas: inúmeros estabelecimentos estão procurando deixar claro que são ambientes “amigáveis” a esse público, são os chamados “espaços friendly”. E o Dia dos Namorados é uma boa oportunidade para mostrar que todos são bem-vindos. 

1. Dê voz às pessoas, ou seja, escute suas demandas e necessidades. Todo mundo gosta de se sentir representado, ouvido e atendido. Que tal usar as redes sociais para fazer enquetes, perguntando que tipo de produtos elas gostariam de adquirir?

2. O público LGBT também deve ser representado em campanhas. Uma boa dica é envolver casais com formação diversificada apresentando serviços e produtos da empresa.

3. A comunidade LGBTQIA+ não é composta só por gays, lésbicas e bissexuais. O termo, aprovado no Brasil em 2008, engloba também travestis, transexuais, queer, transgêneros, entre outros; portanto, se a sua empresa oferecer uma promoção, deixe claro que todos podem participar.

4. Foque no atendimento. É essencial que a sua empresa prepare seus funcionários para atender esse nicho. O bom atendimento também é composto por sensibilidade, empatia e respeito às diferenças.

5. Em se tratando de diversidade, lembre-se de que ela começa dentro da sua empresa ou empreendimento. Crie a consciência de que essa representação acontece de dentro para fora.

6. A inclusão vai muito além das datas comemorativasProcure adotar a postura friendly também nos Dias das Mães e dos Pais, no Natal, entre outros. Todos os públicos são consumidores, independentemente do gênero.

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  • Lésbica: mulheres que sentem atração romântica ou sexual por outras mulheres. 
  • Gay: homens que sentem atração romântica ou sexual por homens. O termo também pode ser utilizado para mulheres homossexuais. 
  • Bissexual: pessoas que sentem atração (afetiva ou sexual) por ambos os sexos. 
  • Transgênero: pessoas que não se identificam com seu sexo biológico e estão em trânsito entre gêneros. 
  • Transexual: são pessoas que se identificam com um sexo diferente do seu nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasceu homem, mas se identifica como mulher, é uma mulher transgênero. 
  • 2/Two-Spirit (Dois Espíritos): utilizado por nativos norte-americanos para representar pessoas que acreditam ter nascido com espíritos masculino e feminino dentro delas. 
  • Queer: pode ser considerado um termo “guarda-chuva”, englobando minorias sexuais e de gênero que não são heterossexuais ou cisgênero. 
  • Questionando: pessoas que ainda não encontraram seu gênero ou orientação sexual e estão no processo de questionamento, ainda incertos sobre sua identidade. 
  • Intersexo: é uma variação de características sexuais que incluem cromossomos ou órgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino. 
  • Assexual: é a falta de atração sexual ou a falta de interesse em atividades sexuais. Pode ser considerado como “falta” de orientação sexual. 
  • Aliado: são pessoas que se consideram parceiras da comunidade LGBTQIA+. 
  • Pansexual: é a atração sexual ou romântica por qualquer sexo ou identidade de gênero. 
  • Cisgênero (Cis): é quando o indivíduo se identifica, em todos os aspectos, com o seu “gênero de nascença”.
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Quer saber mais?

Clique no título a seguir e  aproveite dicas para preparar seu negócio para esse grande dia: Dia dos Namorados: Dicas imperdíveis para vender mais.


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