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Thu Sep 08 17:13:21 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Community commerce: aprenda o que é e como se aplica essa tendência

Com a estratégia de community commerce, é possível viralizar, em pouco tempo, determinado produto/marca nas redes sociais.

· 08/09/2022 · Atualizado em 08/09/2022
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Já ouvi falar em community commerce? Essa é uma estratégia que tem o objetivo de construir um relacionamento entre os criadores de conteúdos e os clientes, fazendo com que eles falem e vendam os seus produtos.

Essa ação pode acontecer tanto por meio de mala direta, em que as pessoas produzem conteúdos e ganham descontos e vale-compras, como também pode ocorrer de forma indireta.

Nesse caso, o próprio público tende a viralizar determinado produto/marca nas redes — algo que tem se tornado frequente no TikTok, por exemplo. Assim, em pouco tempo, a publicação é viralizada.

Quer entender melhor sobre o community commerce? Então, não deixe de ler todos os tópicos que preparamos ao longo do artigo!

Como o community commerce pode ajudar as empresas?

O community commerce é uma solução para as empresas que desejam se conectar às pessoas por meio de anúncios de produtos/serviços em que elas acreditam e que entretêm o seu público.

Isso porque se consegue criar conteúdos da própria empresa na internet — e não apenas descrever os produtos. Por isso, essa ação é uma tendência nas organizações que desejam atrair um público cada vez mais segmentado e que tem o perfil da sua marca.

Um exemplo de communy commerce é quando uma pessoa clica em um hotsite de uma determinada empresa para se cadastrar e criar sua loja de vendas online. A partir disso, é gerado um link no qual é possível enviar para quem desejar, seja amigo, familiar ou até mesmo publicar em suas redes sociais.

Quando um indivíduo clica nesse link, automaticamente é direcionado para a loja virtual e ganha X% de desconto para realizar sua compra. Esse amigo que fez a compra também é convidado para ter sua loja online. Isso faz com que o hotsite da empresa viralize em pouco tempo, contribuindo para que a marca seja disseminada em diversos locais do país, aumentando assim a propaganda e o rendimento do negócio.

Como aplicar o community commerce?

Agora que você já sabe o que é community commerce, que tal descobrir quais são as principais dicas para aplicar essa estratégia na sua empresa? Confira a seguir!

Seja autêntico

O primeiro passo para aplicar o community commerce é ser autêntico, ou seja, os conteúdos postados precisam ser divulgados nas redes sociais da sua marca de forma legítima e natural, sem serem meras cópias de outras empresas.

Assim, a partir de um sentimento mútuo de conexão e pertencimento emocional entre os clientes e a marca, é possível chamar ainda mais a atenção dos consumidores para os conteúdos que estão sendo produzidos nas redes sociais.

Ao combinar elementos como conteúdos autênticos e conexão, é possível inspirar outras pessoas a descobrirem mais posts exclusivos que o ajudem a influenciar na hora de tomar a decisão sobre a compra de determinado item.

Aposte no entretenimento

Investir em assuntos engraçados e divertidos faz toda a diferença para os empreendedores que desejam colocar em prática o community commerce. Isso porque boa parte das pessoas que usam as redes sociais, como Tik Tok, querem consumir conteúdos leves e divertidos, que as ajudem a ver a vida de uma forma mais leve.

Por meio do apoio de especialistas em estratégias de marketing, por exemplo, é possível pensar em formas de entretenimento que estejam ligadas ao seu negócio e que ajudem os usuários da plataforma a ficarem cada vez mais interessados em adquirir os produtos disponíveis na sua empresa.

Acompanhe as tendências

Ficar de olho nas tendências do momento também é essencial para fazer o seu vídeo viralizar nas redes sociais e atingir um público ainda maior.

Para isso, é preciso estar sempre de olho nos “trends” do momento, ou seja, aqueles vídeos que você sempre vê todo mundo fazendo ao mesmo tempo na sua rede social e que em pouco tempo já têm milhares de visualizações.

Quando você consegue acompanhar essas tendências, fica mais fácil conseguir destacar sua organização no mercado de atuação.

Isso porque o vídeo postado em sua rede social também poderá ser compartilhado por milhares de pessoas, em diversas plataformas digitais. Além disso, essa é uma excelente estratégia para conseguir atrair ainda mais clientes que se identificam com a sua marca.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Certamente, você já ouviu falar em influenciadores digitais, não é mesmo? Como o próprio nome sugere, essas pessoas têm o poder de influenciar outras sobre determinado assunto, produto ou serviço que elas já utilizaram ao longo de sua vida.

Quanto mais conhecido for esse profissional, maiores são as chances de ele conseguir atingir um público maior e incentivar o poder de compra de determinado item.

Muitos desses influenciadores também utilizam os produtos para mostrar ao público se ele realmente é bom ou não e se cumpre com o prometido.

Essas pessoas costumam divulgar passo a passo de todo o processo, fazendo com que o usuário crie uma conexão e proximidade com aquela marca. A partir disso, esses profissionais começam a ganhar a confiança dos seus seguidores.

E quando você investe na parceria com um influencer, fica mais fácil para os clientes confiarem ainda mais na qualidade dos produtos ofertados pelo seu empreendimento.

Mas não esqueça que é preciso fazer parcerias com influencers que tenham um público semelhante ao da sua empresa. Caso contrário, a sua estratégia de marketing pode não surtir o efeito esperado.

Use a tecnologia

Usar a tecnologia como sua aliada no processo de community commerce faz toda a diferença para encantar ainda mais o seu público-alvo. É preciso investir em recursos de edição de vídeo, filtros e efeitos especiais para garantir que o material fique ainda mais divertido e interativo.

No mundo virtual, as pessoas gostam de estar sempre inovando com as ferramentas que dão mais praticidade na divulgação dos vídeos e os deixam ainda mais a cara da empresa.

Assim, se você contar com o apoio de um influencer digital para fazer os vídeos sobre os seus produtos, ele também poderia usar elementos que tenham alguma relação com sua marca, seja um slogan, uma frase de efeito etc.

Por meio dessa associação, fica mais fácil para a clientela lembrar do que o influenciador falou sobre a sua experiência com determinado produto para cabelo vendido pela sua empresa, por exemplo — o que aumenta as chances de efetivar a compra no estabelecimento.

Adotar essas dicas na aplicação do community commerce é essencial para conseguir atrair ainda mais clientes para o negócio. Isso porque o processo acontece de forma leve, sem precisar "forçar a barra” para fazer com que as pessoas comprem no seu empreendimento.

Por meio dessa ação, o engajamento é algo natural, que faz o seu público curtir, comentar e compartilhar a publicação com os amigos, conhecidos e familiares — e, consequentemente, se tornar cliente da sua empresa.

Mas para que o community commerce seja efetivo, não esqueça de ser autêntico, apostar no entretenimento, acompanhar as tendências, fazer parcerias com influenciadores digitais e usar a tecnologia ao seu favor. Dessa forma, será possível se destacar no mercado de atuação e alcançar o sucesso.

Gostou de entender melhor sobre o assunto? Então, que tal conferir o nosso próximo artigo para descobrir a importância de identificar tendências no mercado? Não deixe esta oportunidade passar!


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