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Tue Aug 08 18:22:53 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
10 Dicas para inovar no salão de beleza e se destacar

Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, a inovação e uma boa experiência do cliente são pontos essenciais para obtenção de sucesso.

· Atualizado em 08/08/2023
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Para conquistar um lugar de destaque, os salões de beleza devem buscar formas de atrair clientes para seu salão e se diferenciar de tantos outros bons salões. Quando o tema é se destacar e inovar neste setor, há várias formas de abordagem.

 É possível inovar com coisas simples, proporcionando mais comodidade ao cliente por um sistema de agendamento e confirmação via WhatsApp, oferta de estacionamento, colocar um aroma de ambiente capaz de despertar boas sensações, ou uma playlist especial. Isso sem falar no atendimento, promoções, qualidade de produtos utilizados e uma cartela de serviços completa e que agregue alguns itens a mais, como uma massagem capilar durante a lavagem do cabelo, por exemplo; ou uma esfoliação nos pés durante a pedicure. Todos esses cuidados, certamente, tiram o salão do lugar comum e o elevam a outro patamar.

Para lhe ajudar, listamos 10 ações simples de realizar, mas de grande efeito nos negócios. Acompanhe e implemente já!

1. Tecnologia digital de software e aplicativos

Use software e aplicativos para gestão do seu negócio e para que tenha mais controle e tempo para se dedicar aos seus clientes e para promover o seu salão. Estes softwares oferecem muitas facilidades como agendamento online, com confirmação de agendamento via SMS ou WhatsApp, assim além de agradar o cliente você não perde atendimentos. Utilize ferramentas como Google Meu Negócio, WhatsApp Business e outras. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que permite personalizar as informações nos resultados de busca do Google, mostrando endereço, imagens, horário de atendimento entre outras informações. Faça uso desse recurso para ser ‘achado’ por quem não conhece seu negócio, mas está em busca de um bom salão de beleza para chamar de seu.

2. Uso das funcionalidades do WhatsApp

Criar uma lista de transmissão para todos os clientes facilita a divulgação de informações do interesse do negócio. Aqui valem desde dicas curtas até o informe de promoções da semana, descontos em datas específicas (como Black Friday), Dia dos Namorados, Dia das Mães etc. Não desperdice um canal tão importante e simples de acessar.

3. Divulgação de trabalhos dos seus profissionais de beleza nas redes sociais do salão

Divulgue os melhores trabalhos dos seus profissionais de beleza. Capriche na imagem na hora da foto, verifique a luz, faça várias opções de fotos para chegar à mais bacana e publique com uma legenda interessante, contanto qual foi o serviço feito, a técnica empregada etc., pois isso ajuda na divulgação dos serviços. Só não se esqueça de pedir autorização para o cliente, através de um “Termo de Autorização de Uso de Imagem” – a maioria dos clientes ama ter seus minutos de fama, mas é importante que ele autorize a publicação para evitar problemas futuros para o salão.

4. Faça parcerias com outros profissionais e negócios

Vale combinar um evento de divulgação de uma marca de produtos, ou chamar uma profissional para dar uma palestra, por exemplo, sobre bem-estar e novas tendências. Também é interessante conversar com empresas e outros comércios da região, com público parecido com o do salão, a fim de descobrir oportunidades para realizar eventos e fazer com que haja boa circulação de pessoas no seu negócio. 

5. Valorize seus clientes mais fiéis

Isso pode ser feito por meio da oferta de desconto no aniversário, da realização de um evento para os mais-mais do salão, como uma festa de confraternização no final de ano. Valem todas as datas comemorativas ou criar a própria, como festejar o aniversário do salão.

6. Ofereça promoções diferenciadas

Criar combos de tratamento capilar + escova, por exemplo, é bem comum na maior parte dos salões de beleza. Ou ter um dia da semana cujos preços de serviços têm desconto. Mas que tal inovar oferecendo uma miniatura de um produto? Ou uma escova de cabelo para levar na bolsa? Ou ainda agregando valor ao serviço, como a realização de um diagnóstico capilar? Use a criatividade e o resultado aparecerá!

7. Programas de fidelização

Ter clientes fiéis é tão (ou até mais) importante quanto atrair novos. Portanto, mire nesse público para deixá-lo ainda mais satisfeito com o atendimento oferecido por seu negócio. Aqui valem os cartões fidelidade que oferecem descontos até a oferta de um presente mais valioso, como uma cesta com produtos de beleza, um corte de cabelo grátis, um jantar em um restaurante legal do bairro etc. Muitos salões estão oferecendo programas de Cashback.

8. Invista nas redes sociais como TikTok e Reels

Use o TikTok para divulgar seus serviços de beleza. Ele possui muitas ferramentas que possibilitam a criação de inúmeros estilos de vídeos. O Sebrae tem conteúdos que lhe ajudam a aproveitar o TikTok para conquistar clientes com vídeos divertidos e leves.

Incremente as publicações do seu salão de beleza ao postar no Reels do Instagram. Isto pode lhe ajudar a crescer sua presença online. O Reels pode lhe ajudar a ter mais visualizações, seguidores e curtidas, engajando clientes de uma forma natural, sem a necessidade de anúncios pagos. 

Estas ferramentas de marketing digital lhe ajudam a divulgar o talento dos profissionais, dar dicas sobre cuidados com cabelos e pele, tendências de beleza entre outros temas. Mantenha suas divulgações atualizadas, pode-se publicar promoções e cupons de desconto, por exemplo.

9. Invista no ambiente

Pode ser na decoração temática, com fotos de novelas icônicas, por exemplo; ou apostar em um cenário ligado à natureza, com muito verde, tons suaves, luz natural; ou ainda investir em um ambiente vintage. Se é difícil mudar a decoração, uma opção é apostar em aromas para relaxar e energizar por meio de difusores de ambiente.  Crie espaços instagramáveis. Vale tudo se a opção é conquistar e fazer com que o cliente se apaixone pelo seu negócio.

10. Ofereça serviços diferenciados para seus clientes

Os serviços especializados estão em alta, oferecendo consultorias de beleza para os seus clientes com temas que vão desde tratamentos capilares personalizados, tricologia, visagismo e até automaquiagem.

Diversifique os serviços oferecidos no seu salão com massagens especiais antiestresse, aromaterapia e óleos essenciais. Seu cliente vai adorar!

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