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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 dicas para criar fotos que vendem

As fotografias são atrativas para os clientes e devem ser de qualidade e verdadeiras para gerar confiança no seu negócio.

· 23/02/2023 · Atualizado em 11/05/2023
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Precisando fotografar o seu produto, mas sem recurso para investir em um profissional? Alinhar as expectativas do seu cliente com o produto que você está oferecendo é fundamental e a fotografia é a maneira mais eficiente de fazer isso.

A fotografia é o atrativo e também pode ser o argumento final para a compra do seu produto. Por isso, você deve caprichar! Principalmente, se a sua loja for virtual. Afinal, o seu cliente não tem como tocar ou experimentar o produto. Separamos algumas dicas para você vender mais tirando suas próprias fotografias.

O produto é o foco

Tire fotos do produto sozinho em um cenário neutro. Assim, o cliente pode ter uma noção precisa do que está comprando. Você também pode contextualizar a foto, mas sempre deixe o seu produto em destaque. 

Escala

Tenha imagens que deem uma noção do tamanho do produto. Para além das especificações de medidas, é interessante o cliente ver o produto perto de um referencial que ele conhece, como uma mão. Outra alternativa, é colocar uma fita métrica ou algum outro objeto neutro do lado para que o cliente veja o tamanho. 

Iluminação

Dê preferência para a luz natural, nada de fotografar de noite ou em ambientes com pouca luminosidade. Evite o uso de flashes. Eles podem distorcer a imagem do seu produto ou deixar as pessoas com olhos vermelhos. 

Estabilidade

Se for utilizar celular, apoie o aparelho para ter uma imagem mais nítida. Se você não tiver um tripé, pode improvisar um apoio com outros objetos, como livros ou encostar em uma mesa. Importante não deixar a fotografia tremida. 

Contexto

Tenha opções de fotos do produto inserido no dia a dia. Esse cenário pode ajudar a passar uma mensagem da marca, além de facilitar a sua visualização na rotina do cliente. Também é uma maneira de mostrar os usos do seu produto.

Se você vende bijuterias, por exemplo, pode tirar fotos de alguém usando o item em determinada ocasião. 

Pensando no futuro, avalie também a possibilidade de contratar um profissional para fazer o registro da próxima coleção de produtos. Ter boas fotos do seu produto vai fazer toda a diferença na hora da sua estratégia de vendas. Você pode investir em um catálogo para enviar para os clientes quando eles pedirem. 

Pense nas fotos como um meio de divulgação dos seus produtos. Elas precisam ser atrativas e confiáveis. Importante não distorcer a realidade do seu produto, as cores ou dimensões. Se você vende on-line, imagina o cliente ao receber um item pensando ser outro. Essa decepção pode fazer você perder um cliente ou ter que devolver o dinheiro. 

Por isso, seja verdadeiro nas suas fotos para transmitir credibilidade e confiança para o seu cliente. As fotografias são essenciais nas estratégias de marketing digital, tanto para promoção do seu negócio quanto para construção de uma imagem de confiança e profissionalismo. 

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