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Wed Feb 08 21:20:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
5 dicas para melhorar o movimento na sua loja física

Saiba como melhorar o desempenho do seu negócio e estimular o movimento na loja no varejo.

· 01/02/2023 · Atualizado em 08/02/2023
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Já parou para pensar o que você pode fazer para aumentar o movimento na sua loja física? Sim! As lojas físicas continuam sendo um lugar da experiência do cliente, prática que ganhou força com as vendas on-line, ou seja, mesmo para quem tem um comércio virtual, as lojas físicas são o espaço para o consumidor experimentar, observar, tirar dúvidas, ter um atendimento mais humanizado… enfim, elas são um importante ponto de encontro entre a marca e o consumidor.

A vantagem é que, para atrair mais clientes e aumentar o movimento na sua loja física, não é necessário realizar grandes investimentos, mas o primeiro e mais importante passo é conhecer bem o seu público-alvo, preferencialmente definindo as personas do seu negócio (clientes ideais fictícios). Saber seus gostos, conhecer seu comportamento e entender suas emoções, assim como dispor de dados que identifiquem o perfil do seu cliente é muito importante para saber o que você deve oferecer a ele, bem como quais são as campanhas que precisam ser criadas, além de pensar nas estratégias e ações mais eficazes para chegar até ele.

É importante ainda saber quais são os produtos mais vendidos no seu estabelecimento, investir neles, mas também ampliar o mix de produtos. Não se esqueça de levar em consideração a sazonalidade para gerenciar o seu estoque. Aproveite os espaços próximos aos caixas de pagamento para expor produtos que tenham um custo menor (ou promocionais) e que sejam facilmente comprados por impulso.

Permitir que o consumidor experimente, toque na mercadoria, observe bem o que ele vai adquirir é uma estratégia interessante. Ao interagir com o produto, a chance de compra aumenta. Aproveite e convide o seu cliente para ir até a loja, faça promoções personalizadas com base no perfil do seu público. É claro que, para isso, você deve ter as informações e os dados sobre eles devidamente coletados e disponíveis.

Por fim, não pode faltar uma vitrine bem feita, atrativa e que “chama” o cliente para dentro da loja. Pense em um bom tema (cenários temáticos), capriche em texturas, cores e até sons e iluminação. É importante ser fiel à identidade visual da marca e à proposta do seu negócio. Expor liquidações, itens promocionais e/ou artigos que são tendência também atrai os clientes.

Acompanhe os artigos da série Dicas (A importância do cupom de desconto / 5 motivos para qualificar o lojista / Aprenda a melhorar a experiência do cliente no varejo / Como conseguir crédito para a sua empresa / 5 dicas para melhorar o movimento na sua loja física). Faça também os nossos cursos on-line  Comunicação e relacionamento com seus clientes, Varejo de moda: o ponto de venda como experiência e Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa?


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