this is an h1

this is an h2

Tue Jan 31 21:45:03 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
A versátil e deliciosa hamburgueria

Vencedor de pedidos no ano de 2022, o hambúrguer pode ser uma excelente oportunidade de negócio do setor de alimentação.

· Atualizado em 31/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O ranking das comidas mais pedidas do Ifood em 2022 apontou o hambúrguer como o alimento mais solicitado pelos brasileiros. Aqui entre nós: reunir os amigos e comer hambúrguer com batata frita é o combo perfeito para satisfazer a fome e agrada todos os gostos, não é mesmo? Sim! Isso porque o bom e tradicional hambúrguer vem ganhando muitas e inovadoras versões, como você vai ver neste artigo.

A palavra hambúrguer é originada da cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde chegou e se popularizou, até que os imigrantes alemães o levassem para os EUA e, então, ele parece ter se tornado uma das comidas preferidas dos americanos.

Tradicionalmente, o hambúrguer é preparado em formato circular, tendo como base carne moída temperada de gado, mas também é feito com carne suína ou de frango moído, com misturas de carnes ou com base vegetariana (de soja, de lentilha, de abobrinha e outros, por exemplo). Já existem também algumas versões mais exóticas , como as opções de javali, avestruz e cordeiro. O preparo do hambúrguer pode ser frito, grelhado ou defumado.

Um bom negócio

Investir em uma hamburgueria é ter muitas opções de plano de negócio, desde o tipo de investimento, cardápio, preços, tradição ou gourmetização. O fato é que não é necessário dispor de grandes espaços, muito menos de grandes investimentos.

O hambúrguer é um exemplo de alimentação rápida e fácil, sempre acompanhado de batata frita e refrigerante. Também tem variedade de pães (até com marca d’água), molhos, batatas tradicionais, assadas, onduladas ou chips. Desde os mais tradicionais, até os mais elaborados e recheados, as pessoas viram no hambúrguer inúmeras formas de esse lanche ser preparado e servido. Veja a seguir algumas versões em que é possível apostar nesse tipo de negócio.

  • Artesanal: sem técnicas elaboradas ou industriais, é feito de uma forma manual com ingredientes caseiros. As pessoas preparam a maioria das etapas do sanduíche, desde a carne até o pão, por isso essa versão tem uma ótima agregação de valor no quesito alimentação saudável.
  • Gourmet: preparado com ingredientes especiais frescos, selecionados e que tenham procedência de qualidade. O pão costuma ser o brioche, as carnes são saborosas e contêm uma certa quantidade de gordura, além de ter uma textura suculenta e que, na maioria das vezes, possui o meio mais avermelhado. O destaque fica para a qualidade e apresentação.
  • Americano: composto somente de pão, hambúrguer, picles, mostarda e cebola.
  • Tradicional: atende ao gosto daqueles que não gostam de tantas inovações ou de combinações de ingredientes tão diferentes, por isso basicamente é composto por pão, hambúrguer, bacon, queijo, salada, molho.
  • Vegetariano: não apresenta nenhum tipo de carne em sua composição, sendo preparado com outros ingredientes, como queijos, legumes, laticínios, ovos, verduras e outros. Outra possibilidade aqui é a versão vegana, sem nenhum tipo de derivado de origem animal, nem mesmo o queijo e o ovo.
  • Light: de baixa caloria, que pode ser feito com carne moída sem gordura, frango ou peixe. Os molhos podem ser à base de cottage, iogurte, guacamole, entre outros.

Inovações

Quem trabalha no setor da alimentação está sempre inovando, e com o hambúrguer não é diferente. Veja algumas versões inovadoras que estão caindo no gosto do público.

  • Recheado: ótima alternativa de inovar no sabor deste sanduíche e dar um toque mais elaborado. Algumas ideias de recheio são: abacate; mussarela e cebola; Quatro queijos; cogumelo e queijo… (que tal inventar o seu recheio?).
  • Luther burger: hambúrguer de donut é um sanduíche com um ou mais donuts no lugar do pão.

O leque de opções permite que o investimento seja feito de acordo com sua realidade e aptidão. Além disso, as opções podem ser individuais ou entrar como variações do cardápio. No quesito temática, as hamburguerias tentam imitar as clássicas dos EUA, mas existem outros temas que são usados, como, por exemplo: rústico, retrô, artesanal, americano, vintage ou minimalista. Vai depender de qual é a proposta de experiência que você deseja oferecer ao seu cliente.

Inovação é com o Sebrae. Solicite um agente local de inovação na sua empresa, fique por dentro das últimas novidades e veja o seu faturamento crescer.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?